Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 08/03/2017 13:29:18
Na manhã do dia 21 de fevereiro, terça feira, o Centro de Referência Prof. Hélio Fraga recebeu o vereador Alexandre Arraes, que, na condição de presidente da Frente de Combate à Tuberculose da Câmara do Rio de Janeiro, pretende priorizar o enfrentamento à doença no Rio de Janeiro. Recebido pelo coordenador do Hélio Fraga, Otavio Porto, o vereador propôs sensibilizar, mobilizar e apresentar, por meio de vídeo, o trabalho desenvolvido pela instituição. “A ideia é levar o tema para Câmara e tentar fazer com que as pessoas entendam a real situação da doença no Rio de Janeiro,” enfatizou Alexandre. O vereador prometeu levar o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo, para conhecer a rotina e as demandas do serviço oferecido pelo Hélio Fraga – o qual julga ser fundamental na prevenção e tratamento da doença. 
Notícia
Publicado em: 08/03/2017 13:08:32
Feminicídio. Essa é a abordagem da matéria da revista Radis sobre a cobertura de assassinato em Campinas, ocorrido em 1° de janeiro de 2017, que a ENSP destaca no Dia Internacional da Mulher. "A mídia e a sociedade brasileira se viram diante de um crime brutal, que expôs a relação direta entre o discurso misógino na sociedade e o assassinato de mulheres", diz a revista. Em Campinas, São Paulo, Sidnei Ramis de Araújo, de 46 anos, invadiu a casa onde sua ex-mulher celebrava o Ano Novo com a família e abriu fogo. Isamara Filier, de 41 anos, e mais 11 pessoas morreram, incluindo outras 8 mulheres e o filho do casal, de apenas 8 anos. Em seguida, o atirador se matou. "O assassino deixou algumas cartas e áudios sobre sua atitude. O caso repercutiu amplamente na imprensa, embora poucos veículos tenham relatado o crime como feminicídio, crime de ódio baseado no gênero. O termo, popularizado pela autora feminista Diana E. H. Russel, em 1976, é a mais grave forma de violência contra a mulher e passou a constar na legislação brasileira como crime hediondo desde a Lei 13.104, de 2015". De acordo com a matéria, o conteúdo da carta, divulgado textualmente, em trechos ou na íntegra, não deixava dúvida que se tratava de discurso de ódio. A intenção estava mais do que declarada: "Pegar o máximo de vadias da família juntas" (sic). A expressão "vadia" foi usada repetidas vezes se referindo à ex-esposa e suas parentes, às mulheres em geral, e até à Lei Maria da Penha (11.340/2006), que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além dos ataques às feministas que foram feitos. No discurso da carta, a violência se "justificaria" pelo fato de a mãe ter conseguido a guarda do filho em um processo que incluiu acusações de abuso sexual do pai contra a criança. Isamara teria registrado seis queixas contra ele ao longo de dez anos, entre 2005 e 2015, por agressão e ameaça. 
Notícia
Publicado em: 07/03/2017 11:08:44
A matéria de capa da edição n°174 de março de 2017 da Revista Radis, disponível on-line, debate o porquê de a pesquisa científica ainda necessitar das cobaias, e das inovações que podem substituí-las por alternativas tecnológicas. "Esses estudos envolvem uma discussão ética e, muitas vezes, alvo de polêmica são realmente necessários?, questiona a reportagem. "Ninguém opta por usar animais havendo métodos alternativos validados e comprovadamente eficazes para aquele teste. Mas ainda hoje, apesar da evolução tecnológica, não existem alternativas válidas para todos os estudos que precisam ser realizados", disse à Radis a médica veterinária Carla de Freitas Campos, diretora do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz). 
Notícia
Publicado em: 06/03/2017 16:53:05
A Comissão de Lato Sensu e Qualificação Profissional, por meio de um Grupo de Trabalho, aprovou, na reunião de janeiro de 2017, a versão atualizada do documento de Orientações para os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O documento é uma versão provisória para uso dos cursos a partir deste ano de 2017. Nos próximos seis meses a Comissão reunirá contribuições ao documento com vistas a obter um documento definitivo de orientações para os TCC. Espera-se a contribuição de docentes e discentes.
Notícia
Publicado em: 06/03/2017 16:41:58
Ao final de 2015, a Comissão de Lato Sensu e Qualificação Profissional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) aprovou a primeira versão do Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e de Qualificação Profissional.
Notícia
Publicado em: 06/03/2017 13:46:03
"Nem uma a menos", "contra a impunidade", "não é não", "meu corpo, minhas regras". No carnaval, nas redes sociais e nas ruas, a voz das mulheres contra a opressão se faz cada vez mais alta. Foi-se o tempo em que o dia 8 de março era celebrado com tímidas rosas vermelhas nos postos de trabalho. Março, como todo mês, é mês de luta. Uma greve internacional de mulheres está sendo convocada para quarta-feira, e a programação pensada pela ENSP para o mês, mais do que celebrar a mulher, quer avançar na reflexão e na ação da luta das mulheres por justiça e igualdade.  Confira a programação que começa nesta quarta-feira, 8 de março, com a exibição de "As Sufragistas", às 13h, no Salão Internacional da ENSP. Lançado em 2015, o filme conta a história da luta das mulheres pelo direito ao voto no Reino Unido. 
Notícia
Publicado em: 22/02/2017 15:43:43
Nesta sexta-feira, 24 de março, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, proferirá a palestra "Conhecimento para quem?", em atividade que marcará a abertura do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Em sua apresentação, Leher questionará: Quem produz, quem avalia e, principalmente, a quem interessa a produção do conhecimento científico?". Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), o professor é reconhecido por suas pesquisas na área das Políticas Públicas em Educação e por fazer críticas contundentes à forma como é avaliada e conduzida a produção científica no Brasil. A aula inaugural da ENSP/Fiocruz está marcada para o Auditório térreo da ENSP, às 14h. 
Notícia
Publicado em: 22/02/2017 14:13:45
A realidade das  gestantes e puérperas presidiárias e das crianças de 0 a 5 anos que coabitam com as mães no Estabelecimento Penitenciário Especial para Mulheres de Ndlavela em Maputo, Moçambique, em África, está distante do que é preconizado nos acordos internacionais sobre a assistência sanitária às crianças e à vivência da gestação durante o cumprimento das penas privativas de liberdade. A conclusão é da pesquisa do aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Edgar Luís Arinde, orientado pelos pesquisadores Alexandra Augusta Margarida Maria Roma Sánchez, Marly Marques da Cruz e Maria Helena Magalhães de Mendonça. De acordo com Ministério da Saúde de Moçambique, a atenção pré-natal das gestantes presidiárias consiste na matriz dos exames laboratoriais de rotina, prescrição de sal ferroso com ácido fólico, exame físico e obstétrico, auscultação dos batimentos cardíacos fetais, palpação e verificação da altura uterina. Os relatos das entrevistadas informam que, em caso de doença, as preocupações delas são desqualificadas, principalmente no período noturno, por parte dos profissionais de segurança penitenciária.
Notícia
Publicado em: 21/02/2017 15:54:00
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou na sexta-feira (17/2) uma atualização de alerta epidemiológico sobre a febre amarela nas Américas. Neste ano, Colômbia, Bolívia, Peru e Brasil têm notificado casos da doença. O Ministério da Saúde da Bolívia notificou um caso de febre amarela com resultado positivo para IgM pela técnica ELISA. O paciente - turista do sexo masculino, 28 anos e não vacinado - chegou ao país em 8 de janeiro de 2017 e em 9 de janeiro seguiu para o município de Caranavi, onde provavelmente adquiriu a infecção. Em 28 de janeiro ele foi tratado em um hospital local e mais tarde transferido para cuidados particulares no Chile, recebendo alta em 13 de fevereiro. Durante o período provável de infecção, o caso permaneceu na Bolívia. A doença é endêmica no país, mas desde de 2013 foram notificados apenas casos isolados.
Notícia
Publicado em: 21/02/2017 15:33:17
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está discutindo seu Projeto Político Pedagógico, que busca cada vez mais estreitar laços entre docentes e discentes. Conheça um pouco do projeto, que está aberto a discussões e aceita contribuições.
Notícia
Publicado em: 21/02/2017 15:25:00
A Revista científica Plos One publicou, na terça-feira (21/2), o artigo The role of spatial mobility in malaria transmission in the Brazilian Porto Velho municipality, Rondônia, Brazil (2010-2012), de autoria da pesquisadora Jussara Rafael Angelo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fiocruz. O trabalho, orientado pelo pesquisador Carlos Afonso Nobre, é resultado da tese de doutorado Modelagem Espacial Dinâmica dos Determinantes Sociais e Ambientais da Malária e Simulação de Cenários 2020 para Município de Porto Velho - RO, desenvolvida no Centro de Ciência do Sistema Terrestre (PGCST/INPE), com colaboração da ENSP/Fiocruz e Fiocruz-RO. A Plos One é uma revista científica de acesso livre, disponível on-line, publicada pela Public Library of Science.
Notícia
Publicado em: 21/02/2017 15:01:18
No dia 22 de fevereiro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Saneamento básico e os indígenas no Brasil: análises a partir dos Censos Demográficos de 2000 e 2010, por Ludimila Raupp de Almeida da Silva, a partir das 9 horas, na sala 404 do prédio da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 20/02/2017 14:25:28
A pesquisadora Cecília Minayo, do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves) da ENSP, concedeu entrevista ao jornal Folha de Pernambuco, em reportagem que comentou a situação de violência nos presídios, nas grandes metrópoles e as más condições de vida e trabalho dos policiais nesses locais. Na opinião da pesquisadora, as rebeliões nos presídios mostram uma revolta dos detentos contra as condições insalubres e de abandono a que estão submetidos. Além disso, segundo ela, a ausência do Estado possibilita ao crime organizado transformar cadeias em fortalezas, criando centrais de comando dentro e fora das grades.
Notícia
Publicado em: 17/02/2017 13:07:42
A edição de fevereiro de 2017 (vol.22 n.2) da Revista Ciência & Saúde Coletiva, disponível on-line, é dedicada à articulação entre Nutrição e Saúde. No editorial, Cecília Minayo e Romeu Gomes fazem um breve balanço sobre a Ciência & Saúde Coletiva no ano de 2016. 
Notícia
Publicado em: 15/02/2017 16:07:48
A 'ENSP TV' reuniu pesquisadores do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (Dssa) e o engenheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico (Agenersa), Pedro Pequeno, para um debate sobre a privatização da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), que poderá acontecer como parte do acordo entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e o Governo Federal para a liberação de recursos para o estado. Os pesquisadores Maria José Sales, Tatsuo Shubo e Marcelo Motta Veiga representaram o Dssa/ENSP. Assista nos vídeos abaixo (parte 1 e parte 2) a conversa sobre as vantagens e desvantagens de uma possível "privatização do saneamento" no Rio de Janeiro.