Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 12:34:18
Quando se trata da temática das drogas, a intervenção jurídica é "trágica" e torna-se um entrave à condução saudável do problema. Com essa avaliação o advogado e professor de Direito Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro Salo de Carvalho, abriu a palestra Política de drogas e encarceramento no Brasil, da série Futuros do Brasil, realizada pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), em parceria do Centro de Estudos Giuliano de Oliveira Suassuna, do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (DIHS/Ensp), em 30/3/2017. "Estamos há três décadas operando em cima da mesma política punitivista, sem obter nenhum dos efeitos a que ela política se propôs", observou Salo. "Nós, os juristas, só atrapalhamos, com esses temas que deveriam ser exclusivamente da saúde pública, atravessados em determinados momentos, pelo Direito Penal".
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 12:13:00
A Comissão Eleitoral divulga a lista de estudantes e servidores da ENSP e cedidos à Escola, votantes nessa eleição. Até o momento, não há pesquisadores visitantes identificados dentro dos critérios previstos pelo Regimento e Regulamento Eleitoral.
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 12:11:42
Somos democracia, Somos SUS, Somos Todos ENSP. Sou médico, Mestre UFRJ e Doutor em Saúde Pública Fiocruz. Na ENSP desde 1987, fui delegado em todos os CI. Assumi a Direção da ENSP orgulhosamente em 2013. A principal motivação foi implementar mudanças inovadoras, relevantes, transparentes e democráticas na gestão. Mantive firme o compromisso de respeito à diversidade e compartilhamento das decisões com trabalhadores e alunos. Foram 4 anos de debates, ações e avanços, que fortaleceram a ENSP como instituição de Estado. O Programa para 2017-2021 será apresentado na campanha e reforçará o compromisso com o SUS universal, público, equitativo, de qualidade e com participação social. Essa candidatura se fundamenta em 3 princípios, que são compromissos seminais: Defesa Intransigente do SUS, Transparência na Gestão de Recursos e Processos e Defesa da Democracia Participativa. A incorporações desses princípios reforça a responsabilidade com a defesa do processo iniciado em 2013. 
Notícia
Publicado em: 05/04/2017 17:35:12
Jose Augusto Pina, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP e especialista em processos de trabalho e saúde intensificação do trabalho, comenta as consequência da lei da terceirização na saúde do trabalhador e nos direitos trabalhistas.
Notícia
Publicado em: 05/04/2017 16:42:40
Candidatura de Hermano Castro apresenta currículo Lattes e proposta para o quadriênio 2017-2021.
Notícia
Publicado em: 05/04/2017 16:42:07
Candidatura de Margareth Portela apresenta memorial, currículo Lattes e proposta para o quadriênio 2017-2021.  
Notícia
Publicado em: 05/04/2017 14:10:35
Durante o mês de março a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) promoveu diversas atividades de luta e mobilização pelos direitos das mulheres. O debate Violência contra a mulher, realizado em 28 de março, buscou falar sobre as diversas formas de violências as quais as mulheres estão submetidas cotidianamente. Mediado por Amalyn Nascimento, servidora da CCI/ENSP, o debate contou com a participação da vereadora Marielle Franco, do PSOL-RJ, da militante feminista da Saúde Tatyanny Araujo, da ativista de Manguinhos Patrícia Evangelista e da assistente social da Fiocruz Mônica Olivar. Confira abaixo a reportagem produzida pela ‘ENSP TV’ durante o evento.
Notícia
Publicado em: 04/04/2017 16:17:25
A ENSP, em parceria com a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde (Cosapi/Dapes/SAS/MS), divulgaram as regras de participação no processo seletivo para o curso de especialização em Gestão da Saúde da Pessoa Idosa, oferecido na modalidade a distância. A formação tem como objetivo qualificar profissionais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para planejar, gerenciar e avaliar políticas, programas e serviços dirigidos à saúde da população idosa. As inscrições vão até o dia 17/4 e devem ser feitas on-line. Confira as regras no edital. 
Notícia
Publicado em: 04/04/2017 13:06:45
O pesquisador Renato Castiglia Feitosa, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP/Fiocruz, será um dos palestrantes da 5ª sessão de 2017 do Ciclo de Debates Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SubPAV), que será realizada nesta quarta-feira (5/4), às 13:30h, no Centro de Convenções Sul América. Com o tema "Vida Saudável - O Indivíduo e o Ambiente", o evento é direcionado a agentes comunitários de saúde, agentes de vigilância em saúde, profissionais de enfermagem, professores de educação física, profissionais das vigilâncias ambientais, representantes da Divisão de ações e Programas de Saúde, apoiadores da OSs e da Rede de Adolescentes Promotores (RAP) da Saúde. O objetivo é provocar reflexões e debates sobre meio ambiente, saúde e cidadania. A atividade é aberta a todos os interessados e necessita de inscrição.
Notícia
Publicado em: 04/04/2017 12:15:30
Nossa Escola, como organização complexa, rica e plural, traz também o desafio do permanente aprendizado, visando uma gestão integrada, democrática, eficiente, fruto do conjunto das nossas competências profissionais, por vezes dispersas, além de diversas. Precisamos fomentar continuamente novas práticas, novos instrumentos e atitudes, sobretudo, o respeito e a efetiva inclusão num projeto de todos, do conjunto dos profissionais e alunos que a integram, de modo que nossa potência seja aprimorada e redunde em mais entregas e valor para a sociedade.
Notícia
Publicado em: 04/04/2017 12:14:36
Somos democracia, Somos SUS, Somos Todos ENSP. Destacaremos hoje um dos três princípios que norteiam nossa candidatura: Defesa Intransigente do SUS. Desde o início da gestão, em meio a uma conjuntura política adversa, a ENSP liderada por essa Direção, debateu e construiu um posicionamento claro em relação ao fortalecimento e defesa do SUS. Resgatamos o momento político do período de criação da ENSP, evidenciando a importância da mobilização de nossas capacidades para a melhoria permanente de um projeto civilizatório de Saúde Pública - como diria Sergio Arouca. Celebramos os 30 anos da 8ª CNS, num momento de ameaça da retirada dos direitos sociais. Seguirá sendo um princípio vital dessa gestão a defesa incondicional de um SUS público, para o qual a ENSP contribui desde sua formulação. Permaneceremos aportando conhecimentos e capacidades, coerente com a trajetória de uma instituição pública, inserida em seu tempo e espaço, partícipe nas lutas em defesa dos interesses do povo. 
Notícia
Publicado em: 04/04/2017 12:11:50
Disponibilizamos as regras da Campanha Eleitoral para direção da ENSP - 2017.
Notícia
Publicado em: 04/04/2017 11:45:22
A Comissão Eleitoral informa que o Conselho Deliberativo da ENSP homologou as candidaturas dos dois candidatos à Direção da Escola: Margareth Crisostomo Portela e Hermano Albuquerque de Castro. A campanha eleitoral será entre os dias 6 de abril e 9 de maio, e a votação está marcada para os dias 10 de maio (9h às 17h) e 11 de maio (9h às 16h). A posse está agendada, inicialmente, para o dia 25 de maio de 2017.
Notícia
Publicado em: 03/04/2017 15:41:56
Nos dias 4 e 5 de maio, a ENSP receberá o I Seminário Latino-Americano sobre Ambiente Alimentar e Saúde - uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola, em parceria com os programas de pós em Alimentação, Nutrição e Saúde (Instituto de Nutrição da Uerj) e em Nutrição (Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ). Na ocasião, a pesquisadora da ENSP e coordenadora do PPGEPI, Letícia Cardoso, fará duas apresentações: uma sobre alimentação e estado nutricional no Brasil; e outra sobre classificações do ambiente saudável e não saudável no nosso contexto. 
Notícia
Publicado em: 03/04/2017 15:40:40
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca está com inscrições abertas, até 17 de abril, para o curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante, o curso é destinado a profissionais graduados que atuem direta, indiretamente ou que tenham interesse no campo da saúde, saúde mental e atenção psicossocial. A especialização é pautada nas inovações que da área em relação ao cuidado dos usuários, aos serviços e à organização dos mesmos. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Lato Sensu Fiocruz.