Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 07/02/2017 11:07:53
No dia 13 de fevereiro, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Compras federais de medicamentos sem registro ativo no Brasil, por Cristiane Roberta dos Santos Teodoro, a partir das 13h30, na sala 413 do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 07/02/2017 11:01:43
A Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão do estado de Pernambuco realizará uma audiência pública em Recife, no dia 10 de fevereiro, para tratar do surto do vírus zika no país. A atividade tem o apoio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da ONU Mulheres e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O encontro “Políticas Públicas e Epidemia do Vírus Zika: Informação, Controle e Assistência aos Cidadãos” tem como objetivo fomentar o debate acerca de direitos reprodutivos, direito à informação, controle vetorial e assistência às pessoas afetadas pelo zika. Participarão das discussões especialistas no tema, organizações da sociedade civil e mulheres que já foram contaminadas.
Notícia
Publicado em: 06/02/2017 15:17:13
O aumento do número de casos de febre amarela em 2017 despertou a atenção das autoridades em Saúde do país. Combatida por Oswaldo Cruz no início do século 20 e erradicada dos grandes centros urbanos desde 1942, a doença voltou a assustar os brasileiros, com a proliferação de casos de febre amarela silvestre neste verão. Na última segunda-feira (30/1), o Ministério da Saúde confirmou 568 casos suspeitos, registrados em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo. Do total, 430 casos permanecem em investigação, 107 foram confirmados e 31 descartados. Das 113 mortes notificadas, 46 foram confirmadas, 64 permanecem em investigação e 3 foram descartadas. Confira, na seção criada pela Agência Fiocruz de Notícias, os dados atualizados da doença, as entrevistas, os eventos promovidos pela Ficoruz e as orientações sobre prevenção e imunização. 
Notícia
Publicado em: 06/02/2017 12:17:22
Foram reabertas as inscrições para o curso de qualificação Oficinas Clínicas sobre o Cuidado: Narrando casos e (Re)construindo sentidos para o trabalho em saúde 2017. A formação, direcionada a profissionais de saúde do SUS que atuam em funções assistenciais, tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter)subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Nesta nova chamada, foram disponibilizadas 7 vagas remanescentes e as inscrições avão até o dia 18/4. Organizado em três unidades, que articulam 12 sessões de trabalho - num total de 72 horas presenciais -, o curso se estrutura a partir de uma dinâmica pedagógica que prevê a combinação de atividades e recursos diversos.
Notícia
Publicado em: 06/02/2017 12:16:19
Um dos grandes nomes da sociologia do século XX, Pierre Bourdieu foi tema de um seminário realizado em dezembro de 2016, na ENSP. O evento foi organizado por uma parceria da Escola  com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ e do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ e teve apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e do Instituto Français/Maison de France. 
Notícia
Publicado em: 02/02/2017 15:47:48
Com o objetivo de promover acesso às análises e o uso compartilhado de equipamentos no âmbito dos laboratórios da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), foi criada ao final de 2016 a Rede de Plataformas Tecnológicas da ENSP. Uma Plataforma Tecnológica representa uma área tecnológica avançada, com infraestrutura principal e de suporte, organizada no sentido de oferecer acesso às tecnologias para a comunidade científica. O coordenador de Serviços Laboratoriais da ENSP, Sergio Rabello, explica que uma Rede de Plataformas pode iniciar-se pela oferta de equipamentos multiusuários - em sua forma mais simples - até constituir uma infraestrutura centralizada, formada por um conjunto de serviços especializados, com equipamentos de última geração e grande porte.
Notícia
Publicado em: 02/02/2017 15:47:33
Foi realizado, na manhã da quarta-feira, 31 de janeiro de 2017, o Seminário de Prevenção e Combate às Arboviroses, conjunto de doenças que incluem dengue, zika e chikungunya e têm vitimado e causado sofrimento em boa parte da população brasileira, sobretudo entre os mais pobres, nos últimos anos.  O evento faz parte da elaboração do plano conjunto de combate ao mosquito Aedes aegypt, que será lançado em quinze dias, por uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) a e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e a de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Com campanhas educacionais nas escolas e na mídia, trazendo por slogan a frase "Aqui, mosquito não se cria", a intenção é que seja feita uma grande mobilização de diversos setores do saber e da sociedade para juntos combaterem o Aedes aegypti.
Notícia
Publicado em: 02/02/2017 12:27:55
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) segue com inscrições abertas, até 15 de março, para o curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. O objetivo é capacitacitar o aluno para o planejamento, a organização e a avaliação das ações na Área de Saúde do Trabalhador, na perspectiva de integrar teoria e prática através da discussão, reflexão e pesquisa para o enfrentamento dos problemas de Saúde/Trabalho/Ambiente. Acesse o edital e saiba mais. Os interessados devem se inscrever pela da Plataforma Sigals.
Notícia
Publicado em: 02/02/2017 12:10:46
A evidência científica é robusta: a pobreza e a desigualdade social prejudicam seriamente a saúde. No entanto, as autoridades de saúde não dão a esses fatores sociais a mesma atenção que dedicam a outros quando tentam melhorar a saúde dos cidadãos. Um estudo sobre 1,7 milhão de pessoas, publicado pela revista médica The Lancet, traz de volta esse problema negligenciado: a pobreza encurta a vida quase tanto quanto o sedentarismo e muito mais do que a obesidade, a hipertensão e o consumo excessivo de álcool. O estudo é uma crítica às políticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que não incluiu em sua agenda este fator determinante da saúde - tão importante ou mais do que outros que fazem parte de seus objetivos e recomendações.
Notícia
Publicado em: 01/02/2017 15:52:25
A pós-graduanda do programa de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz Laís Picinini Freitas recebeu Menção Honrosa no Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS - 2016, na categoria mestrado. A dissertação "Atenção aos pacientes indígenas com tuberculose do Distrito Sanitário Especial Indígena Mato Grosso do Sul (DSEI-MS)" teve o objetivo de analisar a atenção ao paciente indígena com TB e explorar fatores associados ao relato de reação adversa ao medicamento e ao abandono do tratamento no DSEI do MS. O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS completou 15 anos em 2016. Nesta edição, foram inscritos 89 trabalhos na categoria doutorado, 111 em mestrado, 36 monografias de especialização ou residência e 109 artigos publicados.