Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 11/01/2018 12:21:14
A Coordenação de Tecnologia da Informação da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) informa que sofreu um ataque de spams no servidor de e-mails e, por esse motivo, o serviço ficará temporariamente indisponível.
Notícia
Publicado em: 10/01/2018 13:15:13
O Boletim 2 do Observatório sobre as Estratégias da Indústria do Tabaco já está on-line e traz, no editorial, texto do pesquisador Francisco Paumgartten, chefe do Laboratório de Toxicologia da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, sobre os riscos à saúde provocados pelos aditivos em cigarros. O artigo, assinado por Danielle Barata, do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde, comenta o adiamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a competência da Anvisa para proibir a fabricação, importação, armazenamento e comercialização de produtos de tabaco. Na entrevista, Tibor Szilagyi, líder da equipe de relatórios e gestão do conhecimento do Secretariado da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, fala a respeito da importância dos Observatórios no monitoramento das estratégias e ações da indústria do tabaco. Acesse a publicação aqui.
Notícia
Publicado em: 10/01/2018 12:50:03
O mercúrio é um metal pesado. Tomado em sentido literal, isso quer dizer que se trata de um elemento químico de elevada densidade. Mas não apenas. Pesadas, robustas, ameaçadoras são também as consequências do mercúrio para a saúde e o meio ambiente. Altamente tóxico, quando inalado em forma de vapor ou consumido por meio de alimentos contaminados, pode atingir os sistemas nervoso central, urinário e cardiovascular, danificando rins, pulmões, tireoide, olhos e causando distúrbios neurológicos e comportamentais. Em mulheres grávidas, perpassa a placenta e pode comprometer o desenvolvimento do feto e acarretar problemas futuros nas crianças, como dificuldades de aprendizado, memorização e concentração. Para discutir o tema, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizou, entre os dias 9 e 10 de novembro de 2017, o seminário Os Aspectos Toxicológicos do Mercúrio sobre a Saúde Humana e o Ambiente, promovido pelo Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente (PSPMA), da Escola, em parceria com a International Academy of Oral Medicine and Toxicology, capítulo Brasil. O seminário ocorreu no contexto da ratificação da Convenção de Minamata no Brasil e na controvérsia a respeito do uso da amálgama. Os vídeos do seminário estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube. Confira!
Notícia
Publicado em: 09/01/2018 11:52:54
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) manifesta seu apoio às Comissões de Residência Médica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e solicita à Comissão de Nacional de Residência Médica / Ministério da Educação, a revisão da decisão que colocou todas as suas residências em diligência e, no caso da Uerj, impossibilita o processo seletivo de 2018. Tal decisão poderá comprometer de forma significativa a formação de quadros médicos de excelência em futuro breve.
Notícia
Publicado em: 04/01/2018 13:00:08
Assista agora a aula de abertura do Curso de Especialização em Tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola. Com o tema Prática Docente em contexto híbrido, multimodal pervasivo e ubíquo: inventividade e inovação na Educação, a aula conta com a participação da professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Eliane Schlemmer. O programa da aula inaugural conta ainda com as boas-vindas das coordenadoras do curso Elomar Castilho Barilli e Rosely Magalhães, do coordenador de Pós-Graduação lato sensu da ENSP, Rafael Arouca; e do coordenador de Desenvolvimento Educacional e EAD da Escola (CDEAD), Mauricio De Seta. Em seguida haverá uma breve apresentação do corpo docente. 
Notícia
Publicado em: 02/01/2018 15:21:46
A epidemia das drogas psiquiátricas, os riscos para a saúde e o ambiente provocados pelo uso do mercúrio e a importância de melhorar as condições de vida da população para combater a tuberculose estão entre os temas abordados na primeira edição de 2018 da Revista Radis (nº 184 - janeiro 2018). A matéria de capa destaca a realização, na ENSP, do seminário internacional sobre a Epidemia das Drogas Psiquiátricas, que revelou que o aumento do diagnóstico de distúrbios e do uso de drogas psiquiátricas não levou à redução da carga de doenças mentais, e recebeu convidados como o jornalista americano Robert Whitaker, que investiga estratégias mercadológicas da indústria de medicamentos, e o professor finlandês Jaakko Seikkula, da Universidade de Jyvãskyä. A Radis de janeiro de 2018 traz ainda reportagens sobre o VIII Congresso Interno da Fiocruz, os avanços, desafios e retrocessos relacionados à Aids e a importância do serviço de fonoaudiologia no SUS. Confira a edição completa.
Notícia
Publicado em: 28/12/2017 14:11:18
Hermano Castro, diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) faz retrospectiva dos acontecimentos que marcaram a Escola ao longo de 2017 e aponta perspectivas para 2018.     
Notícia
Publicado em: 28/12/2017 11:16:54
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta o falecimento do pesquisador Walter Viera Mendes Junior, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), na manhã deste sábado, 30 de dezembro de 2017, em decorrência de um câncer. Médico, Walter era colaborador do Proqualis, do Icict/Fiocruz, e pautava sua atuação institucional na qualidade em saúde e segurança do paciente. No final de agosto deste ano, recebeu o prêmio Júlia Lima, da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, pela sua trajetória na área. O sepultamento será no domingo, dia 31/12, às 13h, no cemitério São João Batista. O velório terá início às 10h, na Capela Quatro (acesso pela rua Real Grandeza).
Notícia
Publicado em: 27/12/2017 14:37:40
"A sensação que nos atravessa no Brasil atual é de desalento pelo retrocesso que estamos vivendo em termos de perdas de direitos conquistados ao longo de lutas anteriores. Por outro lado, é parte do DNA da Saúde Coletiva brasileira a luta e a resistência. Não diria que já há um novo porvir se avizinhando no horizonte, mas é excelente a oportunidade que temos para rever e produzir novas experiências conceituais e imaginar outras possibilidades de lutas e resistências." É o que afirma o editorial do número temático Direito à cidade: Promoção da equidade para grupos em situação de vulnerabilidade da revista Ciência e Saúde Coletiva (vol.22 n.12), de dezembro de 2017, que aspira contribuir com uma porção desta luta colocando em cena a cidade, suas vulnerabilidades e potencialidades. Os editores convidados dessa edição, Marco Akerman, Glória Lúcia Alves Figueiredo e Carlos Henrique Gomes Martins entendem que o direito à saude se entrecruza com o direito à cidade na medida em que, ao se garantir espaços urbanos saudáveis para a população, estará também reduzindo iniquidades e expandindo o usufruto dos efeitos positivos da urbanização a grupos excluídos e injustiçados.
Notícia
Publicado em: 27/12/2017 14:13:06
O Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde do Trabalhador promoveu a aula aberta Banimento do amianto: uma luta coletiva e contínua. A aula, proferida pela coordenadora da Rede Ban Asbestos para a América Latina, Fernanda Giannasi, está disponível em vídeo no Canal da ENSP no Youtube. Segundo Giannasi, que é fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, a invisibilidade e o silêncio epidemiológico provocados pela exposição ao amianto são indiscutíveis, e a situação só mudará com o banimento total da fibra. A atividade, realizada no final de 2017 na ENSP, foi mediada pelo pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Luis Carlos Fadel. Confira, no vídeo abaixo, a aula na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 27/12/2017 13:30:47
“O campo da ética médica, em que se inserem as questões da relação médico-paciente, assiste a um predomínio atual de teorias de caráter consequencialista/utilitarista na fundamentação dos debates, usualmente preocupados com a correção da ação moral. Contudo, as teorias baseadas apenas no valor da ação moral, ou mesmo as deontológicas, parecem não dar conta de uma discussão acerca de aspectos relacionais entre seres humanos, negligenciando aspectos humanos, demasiado humanos, que, certamente, necessitariam ser levados em conta.” Foi o que evidenciou a pesquisa de mestrado da ENSP, em conjunto com a Universidade do Estado do RJ, Universidade Federal do RJ e Universidade Federal Fluminense, em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, da aluna Mabel Viana Krieger, sob orientação do pesquisador Sergio Rego. Ao longo dos estudos preliminares que conformaram o material de elaboração do tema dessa pesquisa, de acordo com Mabel, foi formulada a seguinte questão: Como podemos analisar a questão da comunicação de más notícias em saúde? 
Notícia
Publicado em: 26/12/2017 16:02:33
Entre 88 moradores e moradoras do Jacarezinho, Manguinhos e Maré entrevistados para uma pesquisa da Cooperação Social da Fiocruz, 91% afirmaram que a violência armada afeta sua educação escolar. No percurso formativo letivo de 12 anos, um aluno da Maré tem um ano a menos de aula em razão dos fechamentos das escolas em dias de conflitos, segundo a ONG Redes da Maré. Esses foram alguns dos efeitos nocivos do contexto de violência em favelas tematizados no seminário Violência armada e Saúde em escolas localizadas em periferias urbanas que reuniu, em 13 de dezembro, professores, alunos, profissionais de saúde e sociedade civil organizada, no campus Manguinhos da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 26/12/2017 12:54:23
Estão abertas as inscrições para o curso de qualificação Oficinas Clínicas sobre o Cuidado: Narrando casos e (Re)construindo sentidos para o trabalho em saúde 2018. A formação, direcionada a profissionais de saúde do SUS que atuam em funções assistenciais, tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter)subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Organizado em duas unidades, que articulam 24 sessões de trabalho, 12 pela manhã e 12 à tarde - num total de 72 horas presenciais, o curso se estrutura a partir de uma dinâmica pedagógica que prevê a combinação de atividades e recursos diversos. Ao todo 30 vagas estão disponíveis, sendo 20 destinadas à demanda livre de profissionais de saúde, e 10 aos profissionais da área assistencial do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Marilene de Castilho Sá e Lilian Miranda. Acesse a Plataforma SigaLS e confira o edital do curso. A inscrições estão abertas até 8 de março de 2018. 
Notícia
Publicado em: 22/12/2017 12:08:29
O Brasil tem enorme dívida com a sociedade que, por mais de um século, ficou exposta ao amianto. Nesse contexto, devemos considerar expostos, incontestavelmente, os trabalhadores da indústria do amianto; porém, cada um de nós, todo dia, sem se dar conta, tem contato com essa fibra, que, há vários anos, foi banida de inúmeros países por seus claros malefícios à saúde.  
Notícia
Publicado em: 21/12/2017 16:38:02
O núcleo do Rio de janeiro da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto se reuniu na Escola Nacional de saúde Pública (ENSP/Fiocruz), na terça-feira (19/12), para celebrar a decisão do Supremo Tribunal Federal de banir o amianto em território nacional e promover um balanço das ações realizadas em 2017. Presente no encontro, a auditora fiscal do Trabalho e fundadora da Abrea, Fernanda Giannasi, afirmou que a decisão do Supremo é uma vitória dos trabalhadores, enquanto o diretor da ENSP, Hermano Castro, alertou a todos para a necessidade de criação de um sistema eficaz de vigilância, em razão de o câncer provocado pela exposição à fibra poder se manifestar décadas depois do contato.