Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 05/02/2018 12:41:09
No enfrentamento de uma situação desafiadora de saúde pública, como o recente aumento de casos de febre amarela no país, um trabalho técnico de retaguarda se torna ainda mais relevante: o diagnóstico laboratorial de casos suspeitos, por meio de técnicas especializadas. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua na rotina de identificação de casos desde a década de 1990, por meio do Laboratório de Flavivírus.
Notícia
Publicado em: 05/02/2018 12:27:44
A 93ª edição do Boletim Eletrônico da Biblioteca de Manguinhos traz artigos sobre propriedade intelectual, Febre Amarela - pelo surto que estamos enfrentando em alguns Estados do Brasil e Leishmaniose. A iniciativa visa ampliar o acesso à informação científica em saúde, principalmente em relação a doenças infecciosas e parasitárias. No Boletim, o leitor terá acesso às revistas científicas ao clicar nos títulos, a todo o conteúdo dos artigos no link "leia" e a fontes de informação qualificadas sobre temáticas específicas selecionadas por profissionais de informação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, em edições mensais.
Notícia
Publicado em: 02/02/2018 09:10:56
A revista Radis n° 185, de fevereiro de 2018, chama a atenção para a radicalização do programa do Governo Federal focado no ajuste fiscal. Na avaliação de especialistas entrevistados pelo editor Adriano De Lavor, além dos cortes já aprovados em programas como o Farmácia Popular, e as já previstas consequências das reformas trabalhista e previdenciária e da aprovação, em 2016, da Emenda Constitucional que congela gastos públicos por até 20 anos, mais recentemente o “ajuste justo” recomendado pelo Banco Mundial (Bird), em relatório produzido a pedido do Governo Federal, também repercutirá nas condições de saúde do brasileiro e na própria sobrevivência do Sistema Único de Saúde. Mas qual será o impacto da aplicação de políticas de austeridade na saúde das pessoas? "Políticas de austeridade acentuam os efeitos perversos das crises econômicas sobre a saúde, pois reduzem os orçamentos públicos em períodos de demandas ampliadas devido às repercussões do desemprego e redução de renda sobre o estado de saúde da população”, alertou a pesquisadora Lígia Giovanella, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP.
Notícia
Publicado em: 31/01/2018 14:00:17
Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 13h30, será realizada na ENSP a aula inaugural do curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Ele está em sua terceira edição, e neste ano o tema central será O Brasil tem jeito? Sociedade e saúde em tempos de crise. Para debater e questionar o papel de cada um como cidadão, e, mais do que isso, como aluno, pesquisador e profissional que produz ciência e saúde, a coordenação do mestrado organizou este debate, que traz como convidado o sociólogo Jessé Souza. A aula também terá como debatedor o ex-diretor da ENSP e coordenador do Centro de Estudo Estratégicos da Fiocruz (CEE), Antônio Ivo de Carvalho. O evento é aberto a todos, não sendo necessário inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 31/01/2018 12:22:20
O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018) receberá resumos de trabalhos até o dia 21 de fevereiro de 2018, às 19h55min (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site do Congresso. Confira as regras para submissão de trabalhos. 
Notícia
Publicado em: 31/01/2018 11:56:33
Em clima fraterno e com o olhar voltado para a produção social do conhecimento, a segunda reunião da Comissão Científica do 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva aconteceu na capital carioca entre 14 e 15 de dezembro e encarou a tarefa de analisar as mais de 400 propostas de  atividades científicas e definir os critérios de avaliação para os resumos submetidos ao Congresso, que acontecerá entre 26 e 29 de julho, no Rio de Janeiro. Ao final, a sensação de dois dias produtivos e a definição dos primeiros contornos do Abrascão 2018, num desenho de programação que reafirma a missão da Abrasco em fortalecer a Saúde Coletiva, tanto nos aspectos teóricos como nas práticas de saúde, visando o aprimoramento da comunidade acadêmica e a capacidade de formulação de políticas públicas de saúde, educação e ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas da população brasileira. 
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 19:23:14
Ary Miranda, pesquisador do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, comenta a criação do Sistema Único de Saúde, essa experiência brasileira, suas vitórias e derrotas ao longo dos seus 30 anos de existência.
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 15:59:37
Uma das matérias de destaque da revista Radis de janeiro de 2018, produzida pelos jornalistas Bruno Dominguez e Elisa Batalha, abordou o aumento de diagnósticos de transtornos psiquiátricos e o uso massivo de medicamentos que ameaçam a autonomia e o direito à singularidade. É o caso da  americana Laura Delano que viaja o mundo contando sua história para explicar os efeitos da padronização, patologização e medicalização da vida. Ela esteve no Brasil entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro para participar do seminário “A Epidemia das Drogas Psiquiátricas: Causas, Danos e Alternativas”, realizado na ENSP. Ela está há sete anos sem tomar nenhum dos 19 medicamentos prescritos para os vários transtornos mentais “incuráveis”, diagnosticados ao longo de sua jornada pelo sistema de saúde mental norte-americano. “Não estou aqui para dizer que médicos psiquiatras ou medicamentos são maus, mas para dizer que a sociedade está construída em cima de histórias poderosas que moldam o sentido da nossa existência — e algumas dessas histórias estão nos ferindo”, ressalva. 
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 15:12:30
Novos desenvolvimentos científicos, apoio comunitário e vacina são recursos urgentes para deter o avanço da tuberculose. No número 184, de janeiro de 2018, a Revista Radis traz a reportagem Corrida contra o tempo. A reportagem aponta que associada à pobreza e miséria extrema, a tuberculose atinge em maior número pessoas que vivem em classes sociais desfavorecidas. Agora, os pesquisadores observam que ela já avança sobre outras camadas da população. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que foram notificados mais de 10 milhões de novos casos em 2015, e 1,5 milhão de pessoas morreram.  Os dados mostram que, em sua maioria, a tuberculose mata moradores de países em desenvolvimento. Leia a reportagem completa. 
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 12:34:37
Há exatamente um ano a Associação Brasileira de Saúde Coletiva divulgou a Carta aberta Abrasco sobre a Febre Amarela no Brasil, assinada por esta entidade e mais seis instituições do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira onde apelava para que o Ministério da Saúde, dentro de seu papel constitucional, organizasse e coordenasse o combate à Febre Amarela, mobilizando e integrando ações dos estados, municípios, centros de pesquisa, universidades e meios de comunicação. 12 meses depois, a Abrasco dirige-se novamente às autoridades sanitárias do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais e Municipais de saúde e à sociedade brasileira para fazer o alerta: a ameaça da urbanização da Febre Amarela nos obriga a definir políticas de curto e médio prazo para prevenir futuros surtos. Leia a carta na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 30/01/2018 12:13:08
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) criou uma seção especial para divulgar as últimas notícias sobre o 12° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), acesse o banner na página principal do Portal ENSP e saiba mais.
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 18:07:45
O Ministério da Saúde reforça a orientação de vacinação contra a febre amarela para todos os viajantes que irão visitar alguma área de recomendação de vacina. Para garantir a proteção, a dose deve ser aplicada com, pelo menos, 10 dias de antecedência à viagem, tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença. Integram a Área com Recomendação de Vacinação cidades de 20 estados e o Distrito Federal. Para quem vai se deslocar no período do Carnaval para uma dessas áreas, a recomendação é buscar a imunização até o fim de janeiro. 
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 17:51:16
Para os moradores de Rio das Pedras, comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro, o acesso à rede pública de saúde é permeado por diferentes barreiras e experiências negativas. Os moradores apontaram a incapacidade dos profissionais de saúde de lidar de forma compassiva com a população como um dos principais problemas. Esse e outros dados, coletados em entrevistas qualitativas conduzidas durante investigação da ENSP, foram publicados em janeiro no periódico Qualitative Health Research. A pesquisadora da ENSP Débora Castiglione, a epidemiologista Gina Lovasi, da Drexel University (EUA), e a pesquisadora do Procc/Fiocruz Marília Sá Carvalho analisaram informações obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com 14 adultos da comunidade carioca. O objetivo da investigação foi caracterizar o acesso aos serviços de saúde e entender como os participantes eram atendidos nas unidades e quais as percepções deles sobre esse atendimento.
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 17:35:29
"A tecnologia que usamos é dos anos 1930, basicamente desenvolvida por Max Theiler, que recebeu o Nobel de Medicina e Fisiologia de 1951 por esse trabalho", disse o diretor do Instituto Evandro Chagas, Dr. Pedro Fernando da Costa Vasconcelos, que é membro do Yellow Fever Advisory Committee e do Strategic Advisory Group of Experts (Sage) em vacina de febre amarela, ambos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Notícia
Publicado em: 29/01/2018 16:32:02
A cientista social Maria Cecília Minayo, coordenadora científica do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) falou sobre o sobre o recrudescimento da violência pública no Brasil, indicado por dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2017, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os  números mostram a elevação de taxas de violência em vários pontos do país e, segundo Minayo, não são surpreendentes, já que o Brasil carece de uma política nacional de segurança pública que possa garantir a queda continuada dessas estatísticas.