Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 05/04/2018 15:28:51
Defesa de mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública Avaliação do consumo de álcool em estudantes universitários do curso de Direito em uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, Mariana Salles Motta Rodrigues de Barros de Moraes, no dia 6/4, às 9h30, na sala 525 da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 05/04/2018 14:44:57
Cerca de 10% das pessoas privadas de liberdade (PPL) têm tuberculose ativa, frequentemente em estágio avançado, nas prisões do Estado do Rio de Janeiro. É o que mostram os resultados preliminares da pesquisa realizada pelo Grupo "Saúde nas Prisões", da ENSP/Fiocruz, em colaboração com o Sanatório Penal da Secretaria de Administração Penitenciária do RJ (SEAP). Financiado pelo edital Inova ENSP, o estudo foi realizado em uma unidade do complexo de Gericinó com as mesmas características da maioria das prisões do estado.   
Notícia
Publicado em: 05/04/2018 13:15:17
Um seminário realizado pelo Cesteh/ENSP entre os dias 21 e 22 de março discutiu a "Formação pela análise do trabalho e para a ação em saúde". O evento fez parte de um curso criado por uma parceria entre pesquisadoras do Cesteh e Marianne Lacomblez, da Universidade do Porto. A proposta foi discutir o "Paradigma da Formação dos Atores na e pela Análise do Trabalho para pela Ação", que ressalta que as possibilidades de transformação das condições de trabalho que afetam negativamente a saúde estão relacionadas ao protagonismo dos trabalhadores. O curso teve por objetivo central apresentar e aprofundar a discussão sobre as práticas de formação e análise de atividades de trabalho, visando compreender-transformar processos de trabalho adoecedores.
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 15:50:53
Já está disponível o edital para a nova turma do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A formação oferece um espaço dinâmico de trocas de experiências que favoreçam e estimulem um pensar crítico no âmbito da saúde pública e, sobretudo da área especifica do curso. As inscrições terão início na próxima sexta-feira, 6/4 e irão até 7/5. Leia todos os detalhes disponíveis no edital: datas, documentos necessários, locais de prova e outros. 
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 15:29:54
O Serviço de Gestão Acadêmica da Escola Nacional de Saúde Pública (Seca/ENSP) informa que nesta sexta-feira, 6 de abril, excepcionalmente, encerrará suas atividades às 14 horas, devido a reparos internos no setor. 
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 14:44:13
A conjuntura da saúde no Rio de Janeiro estará mais uma vez em discussão na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocuz), no dia 10 de abril, no evento A crise na saúde do município do Rio de Janeiro: onde estamos e para onde vamos? A atividade, coordenada pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, receberá gestores, políticos e profissionais de saúde e está marcada para as 9h, no auditório térreo.    
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 12:29:13
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro, os participantes afirmaram que a TB é um desafio global, chegando a superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença".
Notícia
Publicado em: 03/04/2018 16:36:23
No dia 4 de abril, acontecerão quatro defesas de mestrado e doutorado na ENSP. Entre os temas abordados estão transmissão de hepatite B e C, regulação assistencial e atenção hospitalar na rede de atenção às urgências e emergências, tratamento do câncer de mama entre mulheres da região Nordeste do Brasil, e a percepções nos relacionamentos de homens e mulheres nos afazeres domésticos. 
Notícia
Publicado em: 03/04/2018 15:20:10
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro estiveram presentes Rivaldo Venâncio, representando a presidência da Fiocruz; Hermano Castro, diretor da ENSP; Jesus Pais Ramos, coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga; Pablo Dias Fortes, pesquisador do Hélio Fraga; Otávio Maia Porto, coordenador Fio-TB/Fiocruz; e Carlos Basília, coordenador do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz. Na ocasião, o ativista e coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, lembrou que a doença ainda é um desafio global e lamentou o fato da tuberculose superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença", lamentou.
Notícia
Publicado em: 03/04/2018 15:12:39
Foi lançada a revista Cadernos de Saúde Pública de abril de 2018 (vol.34 n.4) com o tema Imigração, saúde global e direitos humanos. A pesquisadora Miriam Ventura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, assina o editorial da publicação destacando a condição de saúde dos imigrantes como um aspecto central para a sua inserção e integração à sociedade por exigir compreender o processo saúde, doença e cuidado desses grupos, e refletir sobre as respectivas responsabilidades dos Estados. Para ela, explorar a articulação e vinculação entre direitos humanos e saúde global pode ser uma chave para avançar nas questões de saúde imigratórias, e fortalecer o argumento de que a saúde das pessoas deve ser sustentada por um esforço coletivo internacional, cooperativo e sem fronteiras, que permita a reorganização dos países e uma governança em saúde, que ultrapasse as ações de controle das epidemias e pandemias. “Espera-se que essa proposta fortaleça as recomendações internacionais em prol dos sistemas universais de saúde e das necessárias mudanças de políticas e práticas de saúde locais em relação aos imigrantes”, salienta ela.  
Notícia
Publicado em: 02/04/2018 14:52:14
Na reportagem de capa da revista Radis n° 187, de abril de 2018, o repórter Luiz Felipe Stevanim mostra "uma pulsante vida cultural nas favelas, que a violência diária insiste mas não consegue apagar. Jovens nascidos e criados nesses territórios dedicam seu talento na poesia, publicidade, arte de colorir paredes e nas mais diversas formas de criação musical para desconstruir a ideia de favela apenas como 'área de risco' e 'espaço do crime' e lutar para que as comunidades tenham acesso à educação, saúde, cultura, moradia, transporte, ao direito de viver". Segundo a matéria, muitos desses jovens dedicam também a sua formação profissional e acadêmica para lutar contra estigmas e preconceitos e abrir caminho nas universidades para os mais novos. "A favela simbólica ou concreta resiste criativa e vive rica em transformações, humanidade e solidariedade.” A Radis dedica essa matéria à socióloga Marielle Franco, criada na favela da Maré e eleita vereadora do Rio de Janeiro com a bandeira do respeito a todos os direitos humanos, que foi brutalmente executada na noite de 14 de março, dias após denunciar casos de violência policial.
Notícia
Publicado em: 02/04/2018 13:02:58
Termina nesta segunda-feira, dia 2 de abril, o período de inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva 2018 (PPGBIOS). Os cursos oferecem total de 36 vagas, sendo 20 destinadas ao doutorado e 16 ao mestrado. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do programa. O PPGBIOS é realizado pela ENSP/Fiocruz em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A coordenação geral está a cargo do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego. As aulas são presenciais, e o curso gratuito.
Notícia
Publicado em: 02/04/2018 12:28:52
A Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) orienta aos congressistas participantes do Cuba Salud 2018, que ocorrerá de 23 a 27 de abril, em Havana, Cuba, para entrarem em contato com a Vice-Direção de Escola de Governo em Saúde/ACI até quinta-feira, dia 5/4. O objetivo é conhecer a participação da Escola no congresso internacional e colaborar com aqueles que encaminharam trabalhos para o evento (os congressistas com trabalhos aprovados devem enviar o "aceite" e o resumo para felippe.amarante@gmail.com e rosamaria@ensp.fiocruz.br). Com o tema "Saúde universal para o desenvolvimento sustentável", o Cuba Salud promoverá o intercâmbio sobre os desafios atuais e futuros da Saúde Pública em nível global, com ênfase na resposta que os países devem dar às necessidades que o mundo enfrenta hoje, em questões como segurança e qualidade da saúde. 
Notícia
Publicado em: 02/04/2018 11:00:20
De principal inovação e acesso efetivo de mais de 130 milhões de brasileiros ao sistema de saúde para tornar-se objeto de disputa de mercado e caminho de privatização e redução de direitos, os 30 anos de experiências e resultados da Atenção Primária à Saúde no Brasil (APS) estiveram em destaque no seminário organizado pela Rede de Pesquisas APS realizado em 20 e 21 de março, nas dependências da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A atividade foi um dos seminários preparatórios do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), que acontecerá de 26 a 29 de julho, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Na abertura realizada no auditório térreo, Lígia Giovanella, coordenadora da Rede de Pesquisas em APS e pesquisadora da ENSP/Fiocruz, fez uma homenagem à Marielle Franco.
Notícia
Publicado em: 28/03/2018 17:33:58
O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) vêm a público manifestar sua solidariedade à Professora Sonia Maria Fleury Teixeira, diante de sua demissão da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape/FGV). Sonia Fleury foi presidente do Cebes e diretora da Abrasco e é reconhecida como uma das pessoas mais influentes na construção do pensamento brasileiro e latino americano em saúde. Foi participante ativa da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, onde contribuiu para a formulação do capítulo da seguridade social, mecanismo mais inovador e progressista de nossa carta cidadã. Sonia Fleury também contribuiu de forma exemplar para a incorporação da noção de cidadania como elemento de democratização da sociedade brasileira, através dos direitos sociais. Seus estudos ajudaram a construção do projeto da reforma sanitária brasileira como um projeto que não se restringe à assistência médica, mas é sim um projeto civilizador de ampliação da democracia e enfrentamento das desigualdades sociais.