Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 17/05/2018 14:38:14
A Coordenação de Desenvolvimento Educacional e EAD da ENSP (CDEAD) realizou, no dia 18 de maio, a 4ª oficina de tutores do Curso de Especialização em tecnologias Educacionais para a Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola - TED (parceria UAB/MEC e ENSP), coordenado pelas Profas. Elomar Barilli e Rosely Magalhães.  
Notícia
Publicado em: 17/05/2018 11:38:37
Na sexta-feira, 18/5, defesa de mestrado em Saúde Pública O modelo de avaliação social da pessoa com deficiência no Brasil - dilemas e contradições, por Natalia Meritello da Luz Silva, sob a orientação de Nilson do Rosário Costa. A apresentação está marcada para as 10h, na sala 406 da ENSP. 
Notícia
Publicado em: 16/05/2018 17:24:28
A pesquisadora Margareth Dalcolmo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), organizará, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Fórum de Tuberculose e outras Micobactérias. O evento será realizado em 3 de agosto, em Brasilia. Participaram do encontro para planejamento do Fórum o pneumologista Clemax Couto Sant'Anna, da UFRJ, Sidney Ferreira, conselheiro do CFM, e a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP/Fiocruz. "O CFM, reconhecendo a magnitude do problema da TB no Brasil, será um grande parceiro na realização dessa atividade", afirmou Dalcolmo.
Notícia
Publicado em: 16/05/2018 14:41:52
As mulheres e suas lutas no mundo contemporâneo sob diversos ângulos. Na próxima segunda-feira, dia 21, a ENSP sediará o evento Cenário da Saúde das Mulheres no Brasil. O seminário é uma parceria da Escola com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (Iesc/UFRJ) e a ONG Ações Afirmativas em Direito e Saúde (AADS).
Notícia
Publicado em: 15/05/2018 17:23:23
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) outorgou à pesquisadora Maria Cecília de Souza Minayo, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, o título Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, durante sessão solene que celebrou os 209 anos da Polícia Militar, na segunda-feira (14/5). Representada por sua filha Miriam de Souza Minayo, a coordenadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) escreveu depoimento no qual disse estar extremamente honrada com a homenagem e alertou para atenção à saúde física, mental e às condições de trabalho, salários e violência as quais os policiais civis e militares do Rio de Janeiro são submetidos. Minayo é uma das coordenadoras da pesquisa Missão Prevenir e Proteger: condições de vida, trabalho e saúde dos policiais militares do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 15/05/2018 16:20:58
O livro Novas e Velhas Faces da Violência no Século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde, uma publicação da Editora Fiocruz, é uma extensa revisão bibliográfica de 2.477 textos que tratam dos impactos da violência sobre a saúde. Ele foi organizado pela pesquisadoras do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) Cecília Minayo e Simone Gonçalves de Assis. 
Notícia
Publicado em: 15/05/2018 14:47:08
O Programa de Vocação Científica (Provoc) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) torna pública a abertura de inscrições, no período de 11 de abril a 30 de maio de 2018, para pesquisadores interessados em orientar alunos da etapa Iniciação 2018/2019 nas unidades da Fiocruz do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 15/05/2018 12:12:35
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulga Nota Técnica com seu posicionamento contra o Projeto de Lei 6299/2002, que propõe modificações no sistema de regulação de agrotóxicos, seus componentes e afins no Brasil. O documento da Fiocruz visa subsidiar a audiência sobre o PL com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, prevista para ocorrer nesta terça-feira (15/5).
Notícia
Publicado em: 14/05/2018 17:04:33
Neste segunda-feira, 14 de maio, completam dois meses da brutal execução da vereadora Marielle Franco. Já são dois meses sem respostas, dois meses em silêncio. A ENSP não esqueceu e ainda quer saber: Quem matou Marielle? A Escola não se abaterá, seguirá firme na luta pelos direitos humanos, contra o genocídio de pobres e negros e contra o racismo.
Notícia
Publicado em: 14/05/2018 16:52:54
Na terça-feira, 15 de maio, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga vai realizar a sessão científica O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão de Saúde (PMA), cuja palestra será proferida pela pesquisadora do Centro Luisa Regia Pessôa. O encontro está marcado para as 13h, no auditório 1 do CRPHF.
Notícia
Publicado em: 14/05/2018 16:24:13
Os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) divulgam chamada especial para candidatos externos à ENSP e Fiocruz em disciplinas de inverno - minicursos oferecidos em período de férias (julho de 2018) - e em disciplinas ofertadas pelos programas para o segundo semestre. A relação das disciplinas com vagas disponíveis para candidatos externos será divulgada em 12 de junho, na Plataforma Sigass. As inscrições estarão abertas de 13 a 20 de junho de 2018. Confira a chamada.
Notícia
Publicado em: 14/05/2018 14:43:57
Entre para o time da saúde. Vacine-se contra a gripe e fique protegido! É com essa convocação do rei do futebol, Pelé, padrinho da campanha de 2018, que o Ministério da Saúde pretende vacinar 54,4 milhões de pessoas até o dia 1º de junho. A ENSP também está na campanha. Ao todo, já foram vacinadas mais de 2 mil pessoas no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. No sábado, 12/5, acontecerá o Dia D de vacinação, quando os postos de vacinação de todo o país estarão abertos para a vacinar a população-alvo contra a gripe. Não perca a oportunidade. Venha se vacinar e proteja-se!    
Notícia
Publicado em: 14/05/2018 12:06:52
Karen Friedrich, integrante do GT Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) alerta para os riscos associados à aprovação do PL que propõe flexibilizar a legislação sobre o registro de agrotóxicos no Brasil. 
Notícia
Publicado em: 14/05/2018 10:51:54
Uma vida sem identificação civil. Assim foram os dias da vendedora ambulante Bárbara de Souza durante 34 anos. Criada em orfanatos, sem sequer saber o nome do seu pai ou da sua mãe, ela nunca teve certidão de nascimento e carteira de identidade. Mas, nesta quarta-feira (9/5), a sua história mudou. Bárbara conseguiu, enfim, uma sentença no ônibus do projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), para obter o seu registro e descobriu que tem um irmão. “Isso muda tudo. Não conheço ninguém da minha família”, afirmou ela, que recentemente foi atropelada por um ônibus e não conseguiu solicitar o seguro DPVAT ao qual tinha direito pela ausência de documentos. Moradora da Vila dos Pinheiros, na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, Bárbara foi atendida no primeiro dia de funcionamento do Justiça Itinerante na Fiocruz, nesta quarta-feira. Neste mesmo dia, foram realizados 14 casamentos e cinco audiências no local. 
Notícia
Publicado em: 11/05/2018 08:15:43
Há quatro anos, a pesquisa Nascer no Brasil lançou os primeiros resultados, com o panorama do parto e nascimento no país, caracterizado por excessivas intervenções. Debates aconteceram na comunidade acadêmica, no ambiente profissional e na sociedade em geral, gerando iniciativas. É o que aborda o volume 34 número 5 da revista Cadernos de Saúde Pública, que tem editorial assinado pela coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal, da ENSP. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi lançado o programa Rede Cegonha. Outro destaque é o Programa de Formação em Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal para Atuação dos Comitês de Mortalidade na modalidade de ensino à distância (EAD). Um avanço expressivo também foi o estudo Nascer nas Prisões. Duas medidas jurídicas tomadas posteriormente aos resultados vieram a beneficiar esse grupo social: a proibição do uso de algemas durante o parto (Lei no 13.434/2017) e a prisão domiciliar para presas não condenadas, gestantes ou com filhos até 12 anos ou com deficiência (Supremo Tribunal Federal - Habeas Corpus Coletivo de fevereiro de 2018). Em 2017, o Ministério da Saúde lançou um projeto de aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em obstetrícia e neonatologia, denominado Apice-On, objetivando melhorar a formação clínica e a gestão do cuidado na especialidade.