Busca do site
menu

ENSP completa 64 anos debatendo avanços, retrocessos e caminhos da atual conjuntura brasileira

ícone facebook
Publicado em:31/08/2018
Diante do contexto atual, de desmonte do Estado brasileiro, caracterizado pelo aprofundamento da política de austeridade e demolição dos direitos constitucionais conquistados, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no tempo em que celebra seus 64 anos, empenha-se em discutir alternativas e caminhos para resistir e avançar no árduo caminho que se apresenta à nossa frente. De 3 a 6 de setembro, a ENSP abre suas portas para discussões sobre o enfentamento de tais desconstruções nos campos da Saúde Pública e da Educação. Além de debates a respeito da comunicação pública em tempos de austeridade e agroecologia, haverá o lançamento do novo Portal ENSP e uma homenagem à Marielle Franco, símbolo de luta pelos direitos da sociedade e vítima dos tempos sombrios.

ENSP completa 64 anos debatendo avanços, retrocessos e caminhos da atual conjuntura brasileira

Na segunda-feira, 3 de setembro, a partir das 9 horas, serão comemorados os 10 anos de atuação da RedEscola. Para celebrar a data, será realizado um Encontro Nacional da RedEscola, que reunirá os integrantes da Rede em torno de debates sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, educação interprofissional e a construção de uma agenda estratégica de sustentabilidade. Além disso, haverá uma homenagem em reconhecimento aos que compõem a RedEscola.

Leia aqui a matéria na íntegra e saiba mais

A partir das 13h30, será lançado o novo Portal ENSP, com a participação da equipe da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI/ENSP), responsável pelo projeto. Em seguida, haverá a palestra Análise de conjuntura: a comunicação pública em tempos de austeridade, que contará com a participação da coordenadora do Intervozes e membro do Conselho Consultivo da ENSP, Bia Barbosa. 
Na terça-feira, 4 de setembro, durante todo o dia, serão realizadas as tradicionais cerimônias de formatura. Pela manhã, a partir das 9 horas, a formatura do stricto sensu e, à tarde, a partir das 14 horas, a formatura do lato sensu. Ambas acontecerão no auditório térreo da ENSP.

Avanços, retrocessos e caminhos: O que fazer? Será o tema da conferência comemorativa aos 64 anos da ENSP, que acontecerá na quarta-feira, 5 de setembro, a partir das 9 horas. João Pedro Stédile, membro da Dreção Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e membro do Conselho Consultivo da ENSP será o convidado. A partir das 14 horas, o tema do debate será A Agroecologia: A alternativa sustentável e contará com a presença do agrônomo especialista em desenvolvimento rural, abastecimento e segurança alimentar e nutricional, Silvio Porto, do agrônomo e secretário executivo da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Denis Monteiro. O debate será coordenado pelo vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Marco Menezes.

Ainda na quarta-feira, 5 de setembro, haverá ação do Projeto Livro em Movimento, atividade que estimula a doação e aquisição gratuita de livros de diversos gêneros e estilos. O LM acontecerá no hall da biblioteca. Além da edição da tradicional da Feira Agroecológica Josué de Castro, com a comercialização de alimentos orgânicos, isto é, produzidos sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou mudanças genéticas, a fim de evitar danos à saúde de quem os consome e à natureza. A feira acontecerá no pátio da ENSP.

Encerrando a celebração do seu sexagésimo quarto aniversário, na quinta-feira, 6 de setembro, às 10 horas, a ENSP homenageará Marielle Franco, símbolo de luta pelos direitos da sociedade e vítima dos tempos sombrios. A atividade contará com a presença da escritora e poetisa, Conceição Evaristo. O Coral Fiocruz encerra a semana comemorativa.

ENSP completa 64 anos debatendo avanços, retrocessos e caminhos da atual conjuntura brasileira

Acesse aqui a programação completa. 

Seções Relacionadas:
64 anos ENSP

Nenhum comentário para: ENSP completa 64 anos debatendo avanços, retrocessos e caminhos da atual conjuntura brasileira