Busca do site
menu

Notícias: Opinião

129 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 17/08/2020 16:05:45
Dois ex-ministros da Saúde, José Gomes Temporão e Alexandre Padilha, publicaram seus olhares sobre o Sistema Único de Saúde, em veículos de mídia, reafirmando a importância do sistema, como uma conquista dos brasileiros a ser valorizada e preservada.
Notícia
Publicado em: 03/08/2020 11:08:48
O pesquisador da ENSP e coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz, Carlos Gadelha, em entrevista ao blog O Cafezinho, fala sobre investimento no sistema econômico industrial da saúde como estratégia de desenvolvimento nacional. Segundo ele, foi absolutamente inovador à época o que se propunha, uma visão diferente da saúde, como um sistema produtivo e de inovação que mobiliza 9% do PIB e gera 7 milhões de empregos diretos e 14 milhões de empregos indiretos. 
Notícia
Publicado em: 15/07/2020 14:50:53
O Conselho Deliberativo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) se manisfesta sobre o ataque sofrido por hackers na última sexta-feira, dia 10 de julho de 2020, às 16h30, durante a live de lançamento, pela Editora Hucitec, da segunda edição do livro "Ambiente de Trabalho: A luta dos trabalhadores pela saúde”.
Notícia
Publicado em: 15/05/2020 11:44:21
Nesta quinta-feira, 14/5, o Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), manifestou solidariedade à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em meio aos ataques à ciência desenvolvida pela instituição que completa 120 anos em 2020. A nota refere-se às ameaças que cientistas ligados à Fiocruz de Manaus, entre outros, têm sofrido por conta das pesquisas que conduzem sobre a Covid-19. Em entrevista recente, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, afirmou que “a ciência só pode existir com liberdade e ética”. Não quer dizer que os cientistas podem fazer tudo o que querem, completou Nísia, por isso, 'temos comitês de ética que se fortaleceram muito no Brasil'.
Notícia
Publicado em: 13/04/2020 19:51:00
Como tem sido sistematicamente noticiado pela imprensa nacional e internacional, a epidemia de covid19 está se alastrando a passos largos em todo o planeta. No Brasil, a situação não é diferente. Embora os primeiros casos tenham sido notificados em São Paulo e Rio de Janeiro, hoje todos as unidades da federação têm casos confirmados e o número de óbitos cresce a cada dia, inclusive nos nove estados que compõe a Amazônia Legal. Na Amazônia brasileira, os estados mais afetados são Amazonas, Pará e Roraima, locais onde vive parte expressiva dos grupos indígenas no Brasil. Tomando por base o último censo nacional, realizado em 2010, podemos afirmar com segurança que hoje temos mais de 1.000.000 de indígenas vivendo no país, representando mais de 300 grupos étnicos, falantes de mais de 200 línguas e vivendo em diferentes estágios de contato com a sociedade envolvente.
Notícia
Publicado em: 26/03/2020 09:37:56
As Instituições Públicas de Ensino Superior e as de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro reafirmam, em nota, compromisso com as estratégias de enfrentamento do Covid-19.
Notícia
Publicado em: 24/03/2020 14:53:11
No marco do Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24 de março, a pandemia do coronavírus Covid-19 assusta o mundo, com o grande número de infectados e mortes em escalas globais. Profissionais de saúde e entidades da sociedade civil da tuberculose (TB) têm se preocupado como a pandemia do Covid-19 afetará os serviços de saúde que prestam atendimentos à população adoecida por TB. Antes mesmo da pandemia do Covid-19, nos últimos anos, a TB tinha um triste recorde de ser a doença infecciosa que mais matava no mundo, superando até mesmo o HIV/AIDS. Segundo a OMS, a TB matou aproximadamente 4000 pessoas por dia e 1,5 milhão de pessoas no ano de 2018. Além disso,  em torno de 10 milhões de pessoas desenvolveram TB em 2018 e quase meio milhão de pessoas desenvolveram TB resistente a medicamentos (TBDR).  
Notícia
Publicado em: 11/02/2020 16:41:52
Peso, despesa e problema estão entre os termos que foram utilizados pelo Presidente da República do nosso país para descrever os cidadãos brasileiros que vivem com HIV (pessoas vivendo com HIV (PVHIV), em declaração dada recentemente a jornalistas, em Brasília. Para defender uma nova política de governo, o presidente reforçou o estigma da sociedade com essas pessoas. É importante dizer que, segundo dados do Portal da Transparência, em 2019, o governo gastou R$1,8 bilhão na compra de remédios para pacientes com HIV, o que representa 0,06% de todos os gastos públicos do ano.
Notícia
Publicado em: 28/01/2020 16:04:39
Dia 25 de janeiro completa-se um ano do desastre da Barragem I da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. Ao lado do que ocorreu em Fundão, em 2015, está entre os maiores desastres em barragens de mineração do mundo, em extensão, danos ambientais e mortes imediatas. Embora as imagens da destruição, do resgate e dos mortos marquem a memória sobre esses eventos, os impactos sobre a saúde das populações vão além, estendendo-se para todos os que vivem e trabalham nas bacias dos rios Paraopeba e Rio Doce ao longo de anos.  
Notícia
Publicado em: 04/10/2019 16:56:08
A ENSP ratifica os argumentos trazidos ao debate pela Rede de Pesquisa Atenção Primária à Saúde e a importância ímpar do modelo de atenção fundada na Estratégia de Saúde da Família para a consolidação e avanço do Sistema Único de Saúde. Ainda que todas as políticas sejam passíveis de revisão dos seus rumos, é necessário refletir sobre o desalinhamento estratégico entre as esferas de governo e a sociedade.
Notícia
Publicado em: 26/09/2019 10:13:06
Em artigo, a pesquisadora da ENSP Maria Helena Mendonça, fala sobre o debate da Cobertura Universal de Saúde, realizado na Assembleia Geral da ONU – que acontece até o dia 4 de outubro, em Nova York. Segundo ela no texto, “o atual cenário político internacional apresenta tensões e divergências em torno de projetos diferenciados para a universalização do acesso a bens comuns e irá influenciar as políticas públicas encaminhadas na próxima década”. Confira o texto publicado pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).    .   
Notícia
Publicado em: 15/08/2019 15:09:02
Em carta aberta, membros do Fórum de Editores Científicos da Fiocruz questionam nova metodologia da Capes: "Até quando discutiremos classificações que pouco contribuem para avaliar a qualidade real da produção de conhecimento?". As ponderações foram sistematizadas em texto assino por quatro revistas científicas da Fiocruz, entre elas o Cadernos de Saúde Pública, da ENSP. Confira.  
Notícia
Publicado em: 06/08/2019 12:13:52
Em alusão ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose no Rio de Janeiro, lembrado em 6 de agosto, o Fórum de Luta Contra a Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro, instância de articulação, mobilização e representação política do coletivo de entidades não-governamentais, governamentais, academia, associações comunitárias, Fóruns e Redes envolvidas no combate à Tuberculose neste Estado, sinaliza a importância da data e da necessidade do engajamento solidário da população, para o enfrentamento efetivo e exitoso da doença que continua a afetar milhares de pessoas em todo o mundo.
Notícia
Publicado em: 05/08/2019 15:32:31
Será entregue nesta segunda-feira, 5 de agosto, ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso Pigatto, em Brasília, o manifesto SUS, Saúde e Democracia: desafios para o Brasil subscrito por seis ex-Ministros da Saúde: José Gomes Temporão - que é pesquisador da ENSP -, Humberto Costa, José Saraiva Felipe, José Agenor Alvarez da Silva, Alexandre Padilha e Arthur Chioro. A entrega será realizada no Museu da República, às 17 horas, no Ato em Defesa do SUS, promovido durante a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde.
Notícia
Publicado em: 01/08/2019 11:52:00
O pesquisador do Departamento de Direitos Humanos e Saúde (Dihs/ENSP/Fiocruz), Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, assina carta sobre a reforma das Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. Para Fadel, em matéria de saúde do trabalhador estamos migrando do antigo e não resolvido horror para um cenário de terror explícito. Confira a carta na íntegra.