Notícias: ENSP Internacional
530 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 14/12/2015 17:39:38
O I Colóquio Brasil Cuba de formação em Saúde Pública reuniu diversos pesquisadores, de ambos os países, para apresentar suas potencialidades no que se refere à formação em saúde, às ambições e aos principais desafios para alcançar uma saúde pública equitativa e universal. O diretor da ENSP, Hermano Castro, criticou a formação brasileira de médicos, que, segundo ele, ainda é muito voltada para o mercado. "É preciso aprender com a formação de Cuba, que traz a solidariedade entre os povos e a humanidade que tanto almejamos entre os nossos profissionais”, admitiu. Confira as apresentações, em vídeo, da solenidade de abertura e as mesas que discutiram os temas Os desafios à formação em saúde pública e A formação de profissionais e outros trabalhadores da saúde para ações de vigilância ambiental, epidemiológica e nutricional em Cuba.
Notícia
Publicado em: 14/12/2015 16:39:43
O segundo dia de atividades (9/12) do 1º Colóquio Brasil Cuba de Formação em Saúde Pública debateu a formação em Saúde Pública em Cuba e os desafios à formação no contexto do Programa Mais Médicos. Os pesquisadores e professores da Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (ENSAP) Lázaro Diaz, Carmen Arocha e Carlos Raúl del Pozo debateram sobre a pertinência, qualidade e internacionalização da formação em Cuba. O modelo de formação da ENSAP, o enfoque gerencial da formação e a formação dos formadores em Saúde Pública foram os tópicos abordados pelos três palestrantes, respectivamente. No contexto do Programa Mais Médicos, João Marcelo Goulart e Roselia Díaz, ambos médicos que atuam no Programa, falaram sobre a importância da formação cidadã para os profissionais da saúde e suas experiências de atuação, através do Programa Mais Médicos, em comunidades do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 11/12/2015 16:21:49
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) redesignou o Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), como Centro Colaborador na área de Políticas Farmacêuticas. O quinto recredenciamento consecutivo atesta o elevado padrão de qualidade do trabalho realizado pelo NAF/ENSP/Fiocruz nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas farmacêuticas no Brasil e nos países da América Latina, Caribe e África. A designação é válida pelo período de quatro anos.
Notícia
Publicado em: 09/12/2015 15:23:10
O último dia de atividades do I Colóquio Brasil Cuba de formação em Saúde Pública debaterá a formação em saúde pública no contexto da saúde global, nesta quinta-feira (10/12), a partir das 10h. O encerramento do evento contará ainda com a roda de conversa Programa de estágio internacional e o fortalecimento de processos formativos em saúde pública. O colóquio internacional tem o objetivo fortalecer as capacidades formativas regionais em saúde pública dos dois países em questão e discutir a formação na área a partir de experiências das principais escolas do Brasil e de Cuba, contribuindo, assim, para a criação de espaços colaborativos entre alunos, profissionais de saúde e professores. O Colóquio pode ser acompanhado em tempo real.
Notícia
Publicado em: 08/12/2015 12:06:23
O I Colóquio Brasil Cuba de formação em Saúde Pública debaterá, em seu segundo dia de atividades (9/12), a formação em Saúde Pública em Cuba, além dos desafios enfrentamentos pelo Programa Mais Médicos na questão da educação profissional. O evento internacional tem como objetivo fortalecer as capacidades formativas regionais em saúde pública dos dois países em questão e discutir a formação na área a partir de experiências das principais escolas do Brasil e de Cuba, contribuindo assim para a criação de espaços colaborativos entre alunos, profissionais de saúde e professores. O Colóquio pode ser acompanhado em tempo real, através da transmissão simultânea, por todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 08/12/2015 10:06:01
Com a proposta de disseminar a cultura da segurança do paciente nos serviços de saúde e, assim, diminuir a frequência e a magnitude dos incidentes relacionados ao cuidado em saúde, a ENSP, em parceria com Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL), acaba de formar cerca de mil alunos no curso internacional de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. A formação, oferecida concomitantemente no Brasil e em Portugal, desenvolveu-se na modalidade a distância. Seus resultados foram apresentados recentemente ao Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do qual pesquisadores da ENSP são integrantes. O coordenador do curso no Brasil e pesquisador da Escola, Walter Mendes, apontou como excelentes os resultados do curso. "Estamos buscando financiamento para uma segunda edição do curso. Para tanto, propostas de mudanças e melhorias para a formação já estão em andamento", disse.
Notícia
Publicado em: 07/12/2015 16:04:40
O I Colóquio Brasil-Cuba, que será realizado pela ENSP nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, terá transmissão simultânea. O evento tem como objetivo fortalecer as capacidades formativas regionais em saúde pública dos dois países em questão e discutir a formação na área a partir de experiências das principais escolas do Brasil e de Cuba, contribuindo assim para a criação de espaços colaborativos entre alunos, profissionais de saúde e professores. A conferência de abertura, intitulada Desafios à Formação em Saúde Pública está marcada para às 10h e contará com as presenças do diretor da ENSP, Hermano Castro, da vice-diretora de Ensino da Escola, Tatiana Wargas, de Lázaro Diaz, da Escola de Saúde Pública de Cuba (Ensap) e de Adolfo Álvarez, do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba (Inhem).
Notícia
Publicado em: 26/11/2015 15:35:47
O Seminário Internacional Determinantes Sociais da Saúde Intersetorialidade e Equidade Social na América Latina reuniu pesquisadores, professores e representantes da sociedade civil para uma discussão sobre Estado, sociedade e saúde no desenvolvimento territorial. A mesa, moderada pela coordenadora de mestrados profissionais da Capes, Eduarda Cesse, contou também com a participação do diretor da ENSP, Hermano Castro, do pesquisador da Fiocruz Bahia Maurício Barreto, do professor da Universidade de Contestado Valdir Dallabrida, das pesquisadoras do Ifakara Health Institute, da Tanzânia, Eveline Geubbel e Masuma Mandami, e do representante do Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Bocaina, Wagner do Nascimento. O encontro debateu questões como a omissão dos determinantes sociais da saúde nas políticas de saúde, o conceito de território, as invasões e danos no contexto territorial, além de apresentar experiências exitosas no âmbito da saúde internacional.
Notícia
Publicado em: 25/11/2015 17:09:01
Produção social da saúde e da vida: experiências territorializadas foi um dos temas propostos para o Seminário Internacional Determinantes Sociais da Saúde, Intersetorialidade e Equidade Social na América Latina, realizado de 16 a 18 de novembro, pelo Centro de Estudos, Políticas e Informações sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP), em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) e o Centro de Relacionais Internacionais da Fiocruz (Cris). Na perspectiva do tema, os palestrantes apresentaram experiências do Brasil, Chile e Colômbia. A mesa foi composta por Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco e ex-secretário executivo do Ministério da Ação Social, Jaime Neira, da Universidade de la Frontera no Chile, e Mario Hernandez, da Universidade Nacional da Colômbia. A atividade foi moderada por Marco Akerman, que coordena o Centro de Estudo, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc/USP).
Notícia
Publicado em: 24/11/2015 15:28:28
Diante de um público formado basicamente por pesquisadores e cientistas, o escritor moçambicano Mia Couto mostrou bom humor ao saudar o público presente à palestra de abertura do Seminário Internacional Determinantes Sociais da Saúde, Intersetorialidade e Equidade Social na América Latina. "Confesso estar completamente aterrorizado de vocês convidarem um poeta para fazer essa conferência. Foi ótimo eu ser apresentado como escritor, mas também como biólogo. Digo isso, pois também sou uma pessoa séria, não apenas escritor". Embalado pelos risos de uma plateia encantada, o autor expôs que seu intuito ali era mostrar a existência de mundos diversos que pensam a saúde e a doença e a vida e a morte de uma maneira absolutamente plural.
Notícia
Publicado em: 24/11/2015 14:21:46
Na quarta-feira (25/11), mais dois temas que permeiam as discussões sobre Direitos Humanos e Povos Indígenas nortearão as mesas do IX Seminário Internacional de Direito e Saúde e XIII Seminário Nacional Direito e Saúde, promovido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP). A educação superior indígena e as peculiaridades que envolvem o modelo de formação e capacitação profissional estarão em debate na primeira atividade, marcada para às 9 horas, no auditório térreo da ENSP. Na última mesa do evento, às 14 horas, a saúde mental dessa população será abordada por especialistas e psicólogos de diferentes etnias. Confira a programação abaixo.
Notícia
Publicado em: 23/11/2015 12:22:55
O Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre os Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP), visando aprofundar o debate sobre os DSS, reuniu pesquisadores, professores e alunos da Fiocruz e de instituições nacionais e internacionais para o Seminário Internacional Determinantes Sociais da Saúde, Intersetorialidade e Equidade Social na América Latina. O evento, realizado entre os dias 16 e18 de novembro, foi pensado como uma forma de responder às perguntas: por que e para que se estudam determinantes sociais da saúde hoje? Segundo a Coordenadora do Cepi-DDS, Patrícia Tavares, o Brasil é um cenário privilegiado para esse debate, principalmente em razão de sua longa tradição de compromisso com a equidade em saúde, afirmada na Constituição de 1988, que definiu os princípios e diretrizes para a organização do Sistema Único de Saúde.
Notícia
Publicado em: 23/11/2015 11:53:03
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou o estabelecimento de um painel de alto nível sobre tecnologia de inovação e acesso à saúde. O objetivo é encontrar novas estratégias que ofereçam qualidade de tratamento a custos acessíveis para todos, conforme estabelecido no terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e ex-diretor da ENSP/Fiocruz, Jorge Bermudez, fará parte do painel. O grupo buscará novas formas de tratamento que beneficiem, principalmente, as populações mais vulneráveis através do desenvolvimento de vacinas, remédios, diagnósticos e outras inovações que atendam as necessidades específicas deste público.
Notícia
Publicado em: 19/11/2015 14:59:11
Seguem abertas as inscrições para o IX Seminário Internacional de Direito e Saúde e XIII Seminário Nacional Direito e Saúde, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, na ENSP/Fiocruz. Promovido pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP), o seminário traz o tema Direitos Humanos e Povos Indígenas para destacar a necessidade de melhores condições de saúde, educação e saneamento e também protestar contra as mortes decorrentes das lutas pela posse da terra e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215. "Nosso evento trará para a academia indígenas que estão falando sobre a situação das suas terras, da saúde e da educação não só para os movimentos sociais, mas também para as instituições de saúde, ensino e pesquisa. Vivemos um momento importante de luta contra a PEC 215, e a posse da terra está totalmente imbricada às questões de saúde e bem estar dos povos indígenas", afirmou a pesquisadora Regina Erthal, uma das coordenadoras do evento. Faça já sua inscrição.
Notícia
Publicado em: 18/11/2015 16:18:26
A Colômbia, país vizinho ao Brasil e que possui a segunda maior população da América do Sul, é responsável pela mais nova grande parceira da ENSP para a formação em saúde pública nas Américas. Juntamente com o Ministério da Saúde e Proteção Social colombiano e o Instituto Nacional de Saúde da Colômbia (INS), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca discutiu estratégias para a consolidação de uma rede de escolas de saúde para o país. Durante o encontro, o vice-diretor de Escola de Governo da ENSP (VDEG), Frederico Peres, apresentou o papel das redes estruturantes e destacou que a Colômbia é um dos países sul-americanos com maior capacidade formativa na área de saúde pública.