Notícias: ENSP Internacional
580 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 10/01/2017 17:36:05
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba (Inhem) assinaram um plano de trabalho em Saúde Ambiental para o biênio 2017/2018. O acordo foi firmado em novembro de 2016 na ENSP, com a presença do vice-diretor do Inhem, Adolfo Perez. Além desse plano de trabalho, foi discutida a participação de profissionais cubanos no III Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública e, ainda, a realização de um seminário satélite que vai ao encontro do tema saúde ambiental.
Notícia
Publicado em: 09/01/2017 11:49:21
Nesta segunda-feira (9/1), às 13h (horário de Brasília), o pesquisador do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e assessor de Cooperação Internacional da ENSP, Frederico Peres, ministrará a conferência Os desafios da saúde ambiental e o papel das Escolas de Saúde Pública na América Latina. O evento será durante a XVIII Escuela Internacional de Verano da Universidade de Chile, e a palestra, transmitida ao vivo pelo facebook da Rede de Escolas de Saúde Pública, ficará disponível on-line. Assista! Acompanhe!
Notícia
Publicado em: 04/01/2017 15:56:00
A ENSP recebeu a visita de uma delegação francesa do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Meio Ambiente e Saúde (Leres) da Escola de Altos Estudos em Saúde Pública - Ecole des Hautes Etudes en Santé Publique (EHESP/Sorbonne Paris Cité). Além da Assessoria de Cooperação Internacional, os franceses se reuniram com pesquisadores do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa e, ainda, do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental a fim de elaborar um plano de trabalho e atividades prioritárias para o biênio 2016-2017. Essa atividade é um desdobramento da missão realizada pela ENSP na França em março do último ano.
Notícia
Publicado em: 02/12/2016 13:53:09
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará, entre os dias 5 e 9 de dezembro, o Colóquio Bourdieu, uma oportunidade para celebrar e debater a obra de Pierre Bourdieu, um dos mais importantes e influentes cientistas sociais da segunda metade do século XX, que deixou vasta obra sobre educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguagem e política, buscando aliar inovação teórica com a prática rigorosa da pesquisa empírica. O evento é uma parceria da ENSP com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro , o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e o Institut Français, com apoio do Canal Curta. As atividades do Colóquio Bourdieu ocorrerão ao longo da semana em diferentes locais: no Espaço Cultural da França - A Maison (antiga Maison de France - 5 e 6 de dezembro), no CBAE/UFRJ (7 de dezembro) e na Escola Nacional de Saúde Pública (8 e 9 de dezembro).
Notícia
Publicado em: 23/11/2016 16:36:47
A ENSP recebe, nesta semana, a pesquisadora da Escola de Altos Estudos em Saúde Pública da França - Ecole des Hautes Etudes en Santé Publique (EHESP/Sorbonne Paris Cité), Paula Cristofalo, que irá discutir uma proposta de cooperação para o desenvolvimento de projeto de pesquisa voltado ao tema da gestão e saúde no trabalho dos profissionais de saúde. Paula integra a delegação francesa que está na Escola a fim de implementar o plano de ação e atividades prioritárias para o biênio 2016-2017, estabelecido em março deste ano com a Assessoria de Cooperação Internacional da ENSP. No âmbito desse encontro, Paula Cristofalo apresentará a proposta de construção do projeto de pesquisa Management et santé au travail des professionnelles de la santé - Construction d'un projet de recherche. A atividade, coordenada pelas pesquisadoras da ENSP Marilene Castilho Sá, Simone Oliveira e Maria Helena Machado, está marcada para o dia 24/11, será aberta ao público e acontecerá na sala 718, às 9h30.
Notícia
Publicado em: 10/11/2016 15:47:34
Desde que o aumento de casos de microcefalia foi declarado pelo Ministério da Saúde como emergência nacional de saúde pública no Brasil, em 11/11/2015, o avanço do conhecimento científico permitiu confirmar que o vírus zika está associado não apenas a esse quadro, mas a diversas malformações que, atualmente, caracterizam a síndrome da zika congênita. Também se tornou clara a associação do patógeno com manifestações neurológicas em adultos, como a síndrome de Guillain Barré, e os mecanismos por meio dos quais a doença danifica os neurônios são cada vez mais compreendidos. Para responder essas e outras questões e reafirmar seu compromisso com o avanço das pesquisas em prol da saúde pública, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu, de 7 a 10 de novembro, em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e Academia Brasileira de Ciências (ABC), o evento internacional Zika. O pesquisador da ENSP, Gustavo Matta, foi um dos palestrantes e apresentou uma rede de pesquisa na área.
Notícia
Publicado em: 07/11/2016 11:21:28
A ENSP recebeu a assessora jurídica do Ministério da Saúde de Cuba, Maria Mercedes Acosta, para apresentar as iniciativas da Escola nas áreas de direitos humanos e dos processos de judicialização da saúde no que refere ao acesso a medicamentos. A visita, que teve a duração de quatro dias, aconteceu no fim do mês de outubro e envolveu conversas com diversos pesquisadores, de diferentes departamentos da ENSP. Na ocasião, Maria Mercedes também foi convidada pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, a participar da terceira edição do Colóquio Brasil Cuba e a formação em saúde pública, a ser realizado na Escola, no ano de 2017.
Notícia
Publicado em: 31/10/2016 10:27:32
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoveu a terceira edição do Curso Internacional sobre Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) em Grandes Empreendimentos, ministrado por Mirko Winkler, professor do Swiss Tropical and Public Health Institute (TPH). A AIS consiste numa metodologia para calcular impactos positivos e negativos de grandes projetos de agronegócio, hidrelétrica, mineração, entre outros, na saúde da população. A turma de 2016 superou todas as expectativas dos coordenadores do curso, os pesquisadores Sandra Hacon e Andre Périssé, e reuniu alunos das áreas de saúde, ambiental e jurídica, das mais diversas regiões do país. "É excepcional estar aqui. Estive na ENSP/Fiocruz em abril de 2015 e não tinha ideia do interesse que a temática despertaria. Impressiona-me como as pessoas aderiram à metodologia e o alcance do curso, que, hoje, tem a presença de alunos de diversas regiões do Brasil. O país precisa da AIS", defendeu Winkler.
Notícia
Publicado em: 27/10/2016 12:18:06
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram o tema do terceiro Seminário Virtual, organizado pelas redes estruturantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul): a Rede de Escolas Técnicas de Saúde (Rets), a Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp) e a Rede de Institutos e Instituições Nacionais de Câncer (Rins). Para debater o tema, foram convidados o ex-presidente da Fiocruz e atual coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss, e o secretário executivo da RINS, Felix Rosenberg.
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 17:12:52
Nesta quarta-feira (26/10), às 9h30, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) promoverá a primeira edição internacional do ciclo de palestras do DSSA Debate. A atividade, intitulada Doenças Negligenciadas: impacto das protozoonoses na Saúde Pública, receberá a palestrante Maria do Céu Rodrigues de Sousa, licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutora em Farmácia, na especialidade Microbiologia e Parasitologia, pela Universidade de Coimbra, em Portugal. O debate é coordenado pelo pesquisador Marcelo Bessa de Freitas, do DSSA/ENSP, e está marcado para o salão internacional da ENSP. O DSSA Debate internacional é aberto ao público e concederá certificado de participação.
Notícia
Publicado em: 10/10/2016 15:03:25
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pautarão o III Seminário Virtual da Rede Internacional de Técnicos em Saúde (Rets), organizado em parceria com a Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp) e a Rede de Institutos Nacionais de Saúde (Rins). Para debater o tema, estarão presentes o coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris), Paulo Machiori Buss, e o secretário executivo da Rins, Felix Rosenberg. O debate, que será mediado por Geandro Ferreira, coordenador de Cooperação Internacional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), está marcado para o dia 18 de outubro, às 10h, no auditório da ENSP, e será transmitido ao vivo pela WEB, com tradução simultânea para espanhol. Os interessados podem acompanhar o evento presencialmente ou via Internet, por meio do link: www.fiocruz2.tvq.com.br.
Notícia
Publicado em: 22/09/2016 13:42:55
Lançado em 2015 com o objetivo de fomentar a internacionalização da formação de sanitaristas na ENSP, o Programa de Estágio Internacional da Escola está com sua segunda turma em pleno desenvolvimento de suas atividades nas duas instituições formadoras de Cuba: a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensap) e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia (Inhem). Assim como no primeiro ano, a chamada 2016 foi dirigida aos dois Programas de Residência da ENSP (Multiprofissional e Médica), que selecionaram oito candidatos, os quais cumprirão suas atividades em Havana e municípios próximos à capital no período de 5 a 30 de setembro. Acompanha os residentes a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Maria Alice Pessanha de Carvalho, pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Escola.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 14:35:40
Iniciou, na segunda-feira, 19 de setembro, na cidade de Havana, Cuba, o II Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública, evento que reúne as principais escolas e institutos de saúde pública desses dois países. Seu objetivo é discutir os desafios e estratégias para o aprimoramento permanente das capacidades formativas do campo, com base na apresentação, discussão e intercâmbio de ideias e experiências bem-sucedidas neles ocorridas. Este ano, o evento coincide com a realização da segunda turma do Programa de Estágio Internacional da ENSP, que permite a alunos dos programas de residência médica e multiprofissional da Escola a vivência única das peculiaridades e do funcionamento do Sistema de Saúde cubano, enfatizando a Atenção Primária em Saúde.
Notícia
Publicado em: 17/08/2016 12:42:06
A Agenda 2030 das Nações Unidas inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser alcançados por todos os países do mundo até 2030. O ODS número 3 busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. De fato, esse objetivo reconhece a interdependência entre desenvolvimento e saúde e inclui metas como acabar com a epidemia de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, assim como combater hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis. O ODS número 3 também prevê alcançar a cobertura universal de saúde, incluindo proteção financeira de risco, o acesso aos serviços de saúde essenciais de qualidade e acesso seguro, eficaz, de qualidade e a preços acessíveis a medicamentos essenciais e a vacinas para todos.
Notícia
Publicado em: 16/08/2016 16:55:30
A cidade de Havana, em Cuba, sediará o 2º Colóquio Brasil - Cuba, nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2016. Com o objetivo de avançar na discussão sobre a formação em Saúde Pública nos dois países, o evento será novamente organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), pela Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap) e pelo Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba. A programação inclui mesas temáticas sobre Formação e Pesquisa em Saúde Pública, Higiene e Epidemiologia, Saúde do Trabalhador, Microbiologia, Parasitologia, Nutrição e Higiene, Promoção a Saúde e Tecnologias Educacionais e Ensino a Distância, além de mesas sobre os desafios da formação e a formação e pesquisa por meio das redes.