O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Notícias: ENSP Internacional

530 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 10/11/2016 15:47:34
Desde que o aumento de casos de microcefalia foi declarado pelo Ministério da Saúde como emergência nacional de saúde pública no Brasil, em 11/11/2015, o avanço do conhecimento científico permitiu confirmar que o vírus zika está associado não apenas a esse quadro, mas a diversas malformações que, atualmente, caracterizam a síndrome da zika congênita. Também se tornou clara a associação do patógeno com manifestações neurológicas em adultos, como a síndrome de Guillain Barré, e os mecanismos por meio dos quais a doença danifica os neurônios são cada vez mais compreendidos. Para responder essas e outras questões e reafirmar seu compromisso com o avanço das pesquisas em prol da saúde pública, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu, de 7 a 10 de novembro, em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e Academia Brasileira de Ciências (ABC), o evento internacional Zika. O pesquisador da ENSP, Gustavo Matta, foi um dos palestrantes e apresentou uma rede de pesquisa na área. 
Notícia
Publicado em: 07/11/2016 11:21:28
A ENSP recebeu a assessora jurídica do Ministério da Saúde de Cuba, Maria Mercedes Acosta, para apresentar as iniciativas da Escola nas áreas de direitos humanos e dos processos de judicialização da saúde no que refere ao acesso a medicamentos. A visita, que teve a duração de quatro dias, aconteceu no fim do mês de outubro e envolveu conversas com diversos pesquisadores, de diferentes departamentos da ENSP. Na ocasião, Maria Mercedes também foi convidada pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, a participar da terceira edição do Colóquio Brasil Cuba e a formação em saúde pública, a ser realizado na Escola, no ano de 2017.
Notícia
Publicado em: 31/10/2016 10:27:32
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca promoveu a terceira edição do Curso Internacional sobre Avaliação de Impacto à Saúde (AIS) em Grandes Empreendimentos, ministrado por Mirko Winkler, professor do Swiss Tropical and Public Health Institute (TPH). A AIS consiste numa metodologia para calcular impactos positivos e negativos de grandes projetos de agronegócio, hidrelétrica, mineração, entre outros, na saúde da população. A turma de 2016 superou todas as expectativas dos coordenadores do curso, os pesquisadores Sandra Hacon e Andre Périssé, e reuniu alunos das áreas de saúde, ambiental e jurídica, das mais diversas regiões do país. "É excepcional estar aqui. Estive na ENSP/Fiocruz em abril de 2015 e não tinha ideia do interesse que a temática despertaria. Impressiona-me como as pessoas aderiram à metodologia e o alcance do curso, que, hoje, tem a presença de alunos de diversas regiões do Brasil. O país precisa da AIS", defendeu Winkler.
Notícia
Publicado em: 27/10/2016 12:18:06
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram o tema do terceiro Seminário Virtual, organizado pelas redes estruturantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul): a Rede de Escolas Técnicas de Saúde (Rets), a Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp) e a Rede de Institutos e Instituições Nacionais de Câncer (Rins). Para debater o tema, foram convidados o ex-presidente da Fiocruz e atual coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss, e o secretário executivo da RINS, Felix Rosenberg.
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 17:12:52
Nesta quarta-feira (26/10), às 9h30, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) promoverá a primeira edição internacional do ciclo de palestras do DSSA Debate. A atividade, intitulada Doenças Negligenciadas: impacto das protozoonoses na Saúde Pública, receberá a palestrante Maria do Céu Rodrigues de Sousa, licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutora em Farmácia, na especialidade Microbiologia e Parasitologia, pela Universidade de Coimbra, em Portugal. O debate é coordenado pelo pesquisador Marcelo Bessa de Freitas, do DSSA/ENSP, e está marcado para o salão internacional da ENSP. O DSSA Debate internacional é aberto ao público e concederá certificado de participação.
Notícia
Publicado em: 10/10/2016 15:03:25
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pautarão o III Seminário Virtual da Rede Internacional de Técnicos em Saúde (Rets), organizado em parceria com a Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp) e a Rede de Institutos Nacionais de Saúde (Rins). Para debater o tema, estarão presentes o coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz (Cris), Paulo Machiori Buss, e o secretário executivo da Rins, Felix Rosenberg. O debate, que será mediado por Geandro Ferreira, coordenador de Cooperação Internacional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), está marcado para o dia 18 de outubro, às 10h, no auditório da ENSP, e será transmitido ao vivo pela WEB, com tradução simultânea para espanhol. Os interessados podem acompanhar o evento presencialmente ou via Internet, por meio do link: www.fiocruz2.tvq.com.br.
Notícia
Publicado em: 22/09/2016 13:42:55
Lançado em 2015 com o objetivo de fomentar a internacionalização da formação de sanitaristas na ENSP, o Programa de Estágio Internacional da Escola está com sua segunda turma em pleno desenvolvimento de suas atividades nas duas instituições formadoras de Cuba: a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensap) e o Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia (Inhem). Assim como no primeiro ano, a chamada 2016 foi dirigida aos dois Programas de Residência da ENSP (Multiprofissional e Médica), que selecionaram oito candidatos, os quais cumprirão suas atividades em Havana e municípios próximos à capital no período de 5 a 30 de setembro. Acompanha os residentes a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, Maria Alice Pessanha de Carvalho, pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Escola.
Notícia
Publicado em: 21/09/2016 14:35:40
Iniciou, na segunda-feira, 19 de setembro, na cidade de Havana, Cuba, o II Colóquio Brasil-Cuba de Formação em Saúde Pública, evento que reúne as principais escolas e institutos de saúde pública desses dois países. Seu objetivo é discutir os desafios e estratégias para o aprimoramento permanente das capacidades formativas do campo, com base na apresentação, discussão e intercâmbio de ideias e experiências bem-sucedidas neles ocorridas. Este ano, o evento coincide com a realização da segunda turma do Programa de Estágio Internacional da ENSP, que permite a alunos dos programas de residência médica e multiprofissional da Escola a vivência única das peculiaridades e do funcionamento do Sistema de Saúde cubano, enfatizando a Atenção Primária em Saúde.
Notícia
Publicado em: 17/08/2016 12:42:06
A Agenda 2030 das Nações Unidas inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser alcançados por todos os países do mundo até 2030. O ODS número 3 busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. De fato, esse objetivo reconhece a interdependência entre desenvolvimento e saúde e inclui metas como acabar com a epidemia de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, assim como combater hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis. O ODS número 3 também prevê alcançar a cobertura universal de saúde, incluindo proteção financeira de risco, o acesso aos serviços de saúde essenciais de qualidade e acesso seguro, eficaz, de qualidade e a preços acessíveis a medicamentos essenciais e a vacinas para todos.
Notícia
Publicado em: 16/08/2016 16:55:30
A cidade de Havana, em Cuba, sediará o 2º Colóquio Brasil - Cuba, nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2016. Com o objetivo de avançar na discussão sobre a formação em Saúde Pública nos dois países, o evento será novamente organizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), pela Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap) e pelo Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba. A programação inclui mesas temáticas sobre Formação e Pesquisa em Saúde Pública, Higiene e Epidemiologia, Saúde do Trabalhador, Microbiologia, Parasitologia, Nutrição e Higiene, Promoção a Saúde e Tecnologias Educacionais e Ensino a Distância, além de mesas sobre os desafios da formação e a formação e pesquisa por meio das redes.
Notícia
Publicado em: 21/07/2016 16:32:22
A ENSP recebeu a visita do diretor-geral do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiología y Microbiología (Inhem/Cuba), Disnardo Raúl Pérez González, para dar continuidade a acordos de cooperação já firmados e tratar de projetos futuros. Entre os principais temas debatidos estavam a continuação do estágio internacional para alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da Residência de Medicina de Família e Comunidade; a realização do próximo Colóquio Brasil Cuba; e, ainda, a publicação conjunta de artigos entre a ENSP e o Instituto cubano. Além de encontros com a Direção da Escola, o visitante se reuniu com integrantes da Assessoria de Cooperação Internacional, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, do Departamento de Ciências Biológicas, Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental, e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP.
Notícia
Publicado em: 24/06/2016 16:15:43
Durante o 22º Congresso Mundial Sobre Promoção da Saúde e Educação, realizado de 22 a 26 mês de maio em Curitiba/PR, o pesquisador da ENSP Frederico Peres foi convidado e passou a integrar o Grupo de Trabalho Mundial (Global Working Group) da IUHPE (União Internacional de Promoção da Saúde e Educação) sobre Literacia em Saúde. O principal objetivo desse Grupo de Trabalho, criado há seis anos durante a 20º Congresso da IUHPE, é desenvolver e apoiar ações, políticas e pesquisas sobre literacia em saúde, reconhecendo a contribuição de literacia em saúde para a redução de disparidades na promoção da saúde e no bem-estar social, tendo como foco a busca da equidade dentro e entre os países, num contexto global. Constitui-se, ainda, como grupo assessor da Organização Mundial da Saúde sobre questões relacionadas à literacia em saúde e sua relação com a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Notícia
Publicado em: 24/06/2016 11:55:32
Em missão científica de um ano no Instituto Pasteur, em Paris, o pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Pedro Teixeira foi agraciado com uma bolsa de estudos do Programa Calmette et Yersin, financiada pela própria direção internacional do instituto francês. O projeto aprovado visa aprofundar os estudos na área de Biossegurança e Biosseguridade com ênfase nas doenças emergentes e reemergentes e nas boas práticas de laboratório. Seu objetivo também será investigar as principais técnicas de diagnóstico de doenças: como zika e ebola e outras doenças de importância médica.
Notícia
Publicado em: 23/06/2016 12:18:04
Com o objetivo de contribuir com a elaboração do Plano Estratégico de Saúde para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o pesquisador da ENSP Frederico Peres esteve em Lisboa, Portugal, para participar da reunião de avaliação do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (Pecs) e da construção de um novo plano - período 2016-2018. Na ocasião, foram definidas as diretrizes básicas e ações estratégicas voltadas para o campo da saúde e da saúde pública no conjunto de países membros da CPLP, incluindo o fortalecimento das redes estruturantes, das capacidades institucionais nacionais em saúde pública, do papel das redes estruturantes no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da consolidação das ações de comunicação e informação entre os países membros e das estratégias para a governança e o financiamento das atividades do Pecs 2016-2018.
Notícia
Publicado em: 22/06/2016 16:15:01
Os candidatos estrangeiros interessados nas vagas de mestrado e doutorado (2017) dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) podem se inscrever até dia o 18 de julho na Plataforma Siga Stricto Sensu. Tanto para o mestrado como para o doutorado, o candidato estrangeiro deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, o qual, posteriormente, deverá ser impresso, assinado, digitalizado e encaminhado, via correio eletrônico, com a documentação exigida na inscrição (essa última em formato PDF), para ceci@ensp.fiocruz.br contendo a área de concentração de seu interesse. O Programa de Saúde Pública oferecerá cinco vagas para o doutorado e até cinco vagas para o mestrado; já o Programa de Epidemiologia ofertará seis vagas para o doutorado e até sete vagas para o mestrado. 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.