Notícias: Cooperação SUS
802 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 09/05/2018 15:20:58
Na terça-feira, 8 de maio, o XIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família discutiu a Intervenção Militar no Rio de Janeiro: interferências no contexto do território da saúde, evento que teve participação da professora da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luciana Boiteux, do Delegado de polícia civil do Estado do Rio de Janeiro, Orlando Zaccone, e da pós doutoranda da Universidade Federal Fluminense (UFF), Renata Souza. Antes do debate foram apresentados vídeos em homenagem à memória de Marielle Franco. A mesa foi coordenada pela residente da ENSP Clara Camatta. Na ocasião, Luciana Boiteux lamentou o fato de o Brasil ter menos de 3% da população mundial, mas responder por quase 13% dos assassinatos no mundo.
Notícia
Publicado em: 09/05/2018 11:26:19
Nesta quinta-feira, 10 de maio, o Atual contexto da Estratégia de Saúde da Família no Rio de Janeiro estará em discussão no penúltimo dia de atividades do XIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. A mesa contará com a participação de Paula Travassos, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), como expositora, e Daniele Menezes, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mirian Makeba, como debatedora. A atividade estará sob a coordenação da pesquisadora da ENSP, Vanessa Costa e Silva. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 08/05/2018 12:34:39
Nesta quarta-feira, 9 de maio, a discussão do XIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família terá como pauta os Descaminhos na Atenção Primária: a atual Política Nacional de Atenção Básica e a portaria nº 83/2018. A mesa contará com a exposição de Liu Leal, do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e terá o presidente da Federação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias (FENASCE), Luiz Cláudio de Souza, como debatedor. A coordenação da atividade fica por conta da professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Mariana Nogueira. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 07/05/2018 12:01:35
Nesta terça-feira, 8 de maio, a discussão do XIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família terá como pauta a Intervenção Militar no Rio de Janeiro: interferências no contexto do território da saúde. O debate contará com a exposição da professora da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luciana Boiteux. Josinaldo da Silva, do projeto Maré Vive e Renata Souza, pós doutoranda da Universidade Federal Fluminense (UFF), serão os debatedores. A residente da ENSP, Clara Camatta, será a coordenadora da atividade. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 27/04/2018 16:34:43
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá, de 7 a 9 de maio, o curso de curta duração com abrangência internacional Avaliação de efetividade de intervenções complexas em Saúde Pública. O curso busca discutir metodologias e modelos analíticos para avaliar a efetividade de intervenções complexas em saúde, direcionadas para redução das iniquidades em saúde. Voltado especialmente aos alunos de mestrado e doutorado da Escola, o curso terá aula inaugural aberta, com a presença da professora e pesquisadora do Centro de Desenvolvimento e Avaliação de Políticas e Tecnologias em Saúde Pública da Universidade do Vale, Colômbia, Ligia Malagon de Salazar. A aula será transmitida on-line no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 27/04/2018 13:23:35
Na semana de 7 a 11 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promoverá a 13ª Edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2018, o evento coincide com o início da 14ª turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e as discussões começam abordando o desmonte das políticas sociais e suas implicações para a saúde. A intervenção militar no Rio de Janeiro, a atual Política Nacional de Atenção Básica, o atual contexto da Estratégia de Saúde da Família e os rumos das ESF, estão entre os temas que serão discutidos ao longo de uma semana de atividades. O evento é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 25/04/2018 19:09:29
Nesta quinta-feira, 26 de abril, o Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi, da Biblioteca de Manguinhos, recebe a conferência “30 anos do SUS: desafios e caminhos para o direito à saúde”, que terá como conferencista a cientista política Sônia Fleury e como debatedoras Maria do Socorro de Souza, pesquisadora da Fiocruz Brasília e ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Isabela Soares Santos, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e membro do conselho consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).
Notícia
Publicado em: 24/04/2018 12:20:21
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública (Cesteh/ENSP) promoverá, no dia 3 de maio, o evento Acidentes de Trabalho no Brasil: realidades e desafios, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças do Trabalho, em 28 de abril, e em comemoração ao Dia do Trabalhador, celebrado mundialmente em 1º de Maio. Para o debate estarão presentes a coordenadora Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Karla Freire Baêta, a professora da Universidade Federal da Bahia, Vilma Santana, e o representante da diretoria executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Luiz Oliveira. O evento será coordenado pela pesquisadora do Cesteh/ENSP Élida Hennington e está marcado para as 9h30, no salão internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 24/04/2018 11:16:58
O médico infectologista e chefe do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), José Cerbino Neto, fala sobre os subtipos de Influenza existentes, o possível risco de epidemia no Brasil, as medidas que devem ser adotadas para evitar a contaminação pelo vírus e a importância de se vacinar contra a doença.
Notícia
Publicado em: 19/04/2018 14:52:17
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), promoveu mais uma sessão do projeto 'Encontros do Cesteh'. Realizado em 18 de abril, o encontro abordou a comunicação e informação em pesquisas e serviços de saúde. Para discutir o tema a atividade contou com a participação da coordenadora de Comunicação Institucional da Escola Nacional de Saúde Pública, Rita Mattos. Em sua fala a coordenadora da CCI/ENSP destacou que a comunicação é uma ferramenta estratégica para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O debate contou com a participação dos trabalhadores do Cesteh e foi mediado pelo técnico do laboratório de Toxicologia do Cesteh/ENSP, Leandro Carvalho.
Notícia
Publicado em: 11/04/2018 17:11:45
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoveu o debate A crise na saúde do município do Rio de Janeiro: onde estamos e para onde vamos? O evento, realizado em 10 de abril, deu seguimento à discussão iniciada em novembro de 2017, ocasião em que o município sofria com demissões, salários atrasados, falta de insumos, medicamentos, exames complementares e a ausência de contratos de manutenção e limpeza na área de saúde. Sob a coordenação do Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, o evento contou com a participação dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/RJ), do Tribunal de Contas do município do Rio de Janeiro, e da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio. As apresentações estão disponíveis no canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 05/04/2018 15:53:49
O Curso de Especialização em Saúde Pública, reconhecido por acompanhar a trajetória da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e expressar o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde, promoveu, no dia 2 de abril, a aula inaugural E a saúde? Adoecer e morrer em tempos de crise e austeridade. O encontro contou com a participação do atual diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz e ex-diretor da ENSP e da Fundação, Paulo Buss, do epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas, Romulo Paes Sousa, e da pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos (Demqs/ENSP), Joice Andrade. A mesa foi coordenada pela vice-diretora de Ensino da Escola, Lúcia Dupret. As apresentações estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube.
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 14:44:13
A conjuntura da saúde no Rio de Janeiro estará mais uma vez em discussão na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocuz), no dia 10 de abril, no evento A crise na saúde do município do Rio de Janeiro: onde estamos e para onde vamos? A atividade, coordenada pelo Fórum de Saúde do Rio de Janeiro, receberá gestores, políticos e profissionais de saúde e está marcada para as 9h, no auditório térreo.
Notícia
Publicado em: 04/04/2018 12:29:13
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro, os participantes afirmaram que a TB é um desafio global, chegando a superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença".
Notícia
Publicado em: 03/04/2018 15:20:10
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), promoveu, no dia 23 de março, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março. Durante o encontro estiveram presentes Rivaldo Venâncio, representando a presidência da Fiocruz; Hermano Castro, diretor da ENSP; Jesus Pais Ramos, coordenador do Centro de Referência Professor Hélio Fraga; Pablo Dias Fortes, pesquisador do Hélio Fraga; Otávio Maia Porto, coordenador Fio-TB/Fiocruz; e Carlos Basília, coordenador do Observatório Tuberculose Brasil/ENSP/Fiocruz. Na ocasião, o ativista e coordenador do Observatório Tuberculose Brasil, Carlos Basília, lembrou que a doença ainda é um desafio global e lamentou o fato da tuberculose superar a Aids como doença de maior letalidade no mundo. "A tuberculose não avançou, ela parou no tempo. O Brasil está no rol dos 30 países que carregam mais de 80% da carga global da doença", lamentou.