Busca do site
menu

Entrevistas vão detalhar pesquisas do Programa de Fomento da ENSP

ícone facebook
Publicado em:09/10/2023
Por Barbara Souza

A partir desta semana, as pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico aplicado à Saúde Pública da ENSP/Fiocruz serão detalhadas numa série de entrevistas. Ao Informe ENSP, os coordenadores dos 16 projetos selecionados por meio de chamada pública explicam o contexto de cada estudo, os objetivos, os desafios enfrentados, os próximos passos e alguns resultados preliminares dos trabalhos. Os pesquisadores também falaram sobre as parcerias firmadas para a realização dos projetos, os produtos que vão entregar ao final do processo e a importância deles para a saúde pública e coletiva. Para ampliar o alcance das entrevistas, os perfis da ENSP nas mídias sociais vão publicar vídeos curtos gravados pelos coordenadores das pesquisas para convidar o público à leitura. 

+ As publicações ficarão disponíveis nas seções 'Entrevistas' e 'Programa de Fomento à Pesquisa'.

Para a Vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias de Lima, a série de entrevistas e vídeos dá transparência e permite a divulgação ampla dos objetivos e produtos esperados dos projetos apoiados pelo Programa de Fomento da ENSP, que ainda estão em desenvolvimento. “Os projetos se destacam pela diversidade significativa de temas, abordagens e métodos, abrangendo desde a pesquisa básica aplicada até as pesquisas participativas e de intervenção do campo da Saúde Coletiva”, afirmou. Outro aspecto ressaltado por Luciana é a conexão entre as atividades de pesquisa e as de formação e qualificação profissional na ENSP. “Os projetos encontram-se imbricados com processos formativos, a partir da oferta de oficinas, cursos, disciplinas nos programas Lato e Stricto Sensu, e da incorporação de alunos de iniciação científica e pós-graduação, ressaltando a vocação da ENSP no ensino em Saúde Pública. A conformação das redes de pesquisa, expressas em todos os projetos, evidencia mais um ponto de convergência, destacando tanto as redes já consolidadas quanto aquelas em processo de formação, mais ou menos abrangentes em sua composição”.

Fortalecer os laços com a sociedade é um dos grandes desafios da ciência na atualidade. Nesse sentido, Luciana Dias de Lima defende uma ciência cidadã para combater o anticientificismo e tornar o conhecimento científico mais acessível. “Para isso, a elaboração de instrumentos mais efetivos de comunicação que aumentem as chances de uso e incorporação das evidências e produtos científicos nas políticas públicas, ampliando seu impacto social, é essencial”, enfatizou. Ainda de acordo com a Vice-diretora, em sua maioria, os projetos apoiados pelo Programa de Fomento da ENSP enfatizam a dimensão do advocacy, “com expectativas de intenso diálogo e participação com atores e instâncias governamentais e não governamentais. Esse aspecto revela os desafios de interação da pesquisa científica e as políticas públicas na Saúde Coletiva, demandando iniciativas institucionais que apoiem as respostas das pesquisas às necessidades dos diferentes grupos sociais envolvidos. Queremos promover isso também por meio de uma proposta de comunicação mais efetiva, ainda com os projetos em curso”.

Também para divulgar os objetivos, parcerias e produtos esperados dos projetos, a ENSP lançou um Portfólio de Pesquisa em junho deste ano. Concebido para transmitir, simultaneamente, uma identidade comum e específica de cada projeto, o portfólio comunica a ideia de ‘unidade na diversidade’. Confira aqui. Outra iniciativa de interação entre os projetos contemplados pelo Programa de Fomento foi o 1° Seminário de Apresentação e Acompanhamento dos Projetos, realizado em dezembro de 2022. Leia as reportagens e relembre como foi.


Lançado em novembro de 2021, o Programa de Fomento da ENSP foi construído num momento marcado de recorrentes cortes orçamentários e contingenciamento de recursos para o desenvolvimento da ciência no país. A iniciativa foi, portanto, fruto do comprometimento e do esforço coletivo da Fiocruz e da ENSP para atender às demandas da sociedade e enfrentar os atuais desafios da saúde pública e da saúde coletiva. O programa também é resultado do fortalecimento das ações e das políticas institucionais da Escola, em especial no que diz respeito à inclusão, diversidade e divulgação científica.

Os projetos contemplados correspondem às seguintes áreas de atuação: Populações vulnerabilizadas, direitos, equidade e saúde; Ambiente, trabalho, vigilância e saúde; Trabalhadores e saúde; Avaliação de políticas, programas, tecnologias, serviços e cuidado de saúde; Ética, integridade em pesquisa e Saúde Pública; Desafios globais, transformações contemporâneas e impactos na saúde; Políticas públicas, desenvolvimento e tecnologias aplicadas à Saúde Pública; A pandemia de COVID-19 em suas múltiplas dimensões; e, Antigos e novos desafios do SUS.


Seções Relacionadas:
Pesquisa Programa de Fomento à Pesquisa

Nenhum comentário para: Entrevistas vão detalhar pesquisas do Programa de Fomento da ENSP