Notícias do Informe
14.771 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 25/02/2022 15:32:35
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. As doenças raras podem ser degenerativas ou proliferativas e a condição para essa classificação é que ela afete até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. O Dia Mundial e o Dia Nacional das Doenças Raras é lembrado sempre no último dia de fevereiro. Para esclarecer as características e os desafios dessas doenças, o pesquisador da ENSP Cláudio Cordovil Oliveira, que é membro do grupo internacional de pesquisadores do projeto Social Pharmaceutical Innovation (SPIN), produziu o texto “Doenças raras: qual a coisa certa a fazer?”. Confira.
Notícia
Publicado em: 25/02/2022 14:28:39
O CD de Integração ENSP contou com a apresentação do coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), ex-presidente da Fiocruz e ex-diretor da ENSP, Paulo Buss, sobre a pandemia e a geopolítica global na diplomacia da saúde. Também participou da reunião o ex-ministro da Saúde e pesquisador da ENSP, José Gomes Temporão, que, na ocasião, discorreu sobre a atual conjuntura do SUS e da saúde no Brasil. Confira!
Notícia
Publicado em: 25/02/2022 11:13:24
O Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) retornará com as suas aulas presenciais na quinta-feira, dia 3 de março, com o início da Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador. O curso tem como objetivo formar profissionais, em nível de pós-graduação Lato Sensu, por meio de curso de Residência Multiprofissional em Saúde, com ênfase na Atenção Integral, Vigilância e Educação em Saúde do Trabalhador para atuar na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e no Sistema Integral de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).
Notícia
Publicado em: 24/02/2022 11:53:54
Pesquisas científicas sobre Manguinhos: onde encontrá-las? Este é o tema de O Manguinho desta semana. A edição lista os principais locais onde os moradores de Manguinhos podem acessar resultados de pesquisas feitas pela Fiocruz sobre o território. Confira!
Notícia
Dia Mundial da Audição: data objetiva conscientizar sobre deficiência auditiva e cuidados paliativos
Publicado em: 24/02/2022 11:26:45
Com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca da deficiência auditiva e promover cuidados auditivos, o dia 3 de março foi escolhido para ser o Dia Mundial da Audição. A data, cuja temática é tratada como questão de saúde pública, é lembrada todos os anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em 2022, trouxe o tema “Para ouvir por toda a vida, ouça com cuidado!”. Para falar um pouco mais sobre essa questão, o Informe ENSP convidou a pesquisadora e fonoaudióloga que atua no Serviço de Fonoaudiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Marcia Soalheiro. No texto, a pesquisadora ressalta as ações realizadas pela OMS, principalmente a respeito do relatório mundial sobre audição, o qual teve participação de diversas instituições do mundo, dentre elas, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 24/02/2022 10:54:31
Divulgado na quarta-feira (23/2), o Boletim InfoGripe apresenta panorama nacional com manutenção do sinal de queda nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e curto prazo (últimas três semanas), com ampliação da quantidade de estados com sinal de queda de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Referente à Semana Epidemiológica (SE) 7, que compreende o período de 13 a 19 de fevereiro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 21 de fevereiro.
Notícia
Publicado em: 23/02/2022 17:54:26
Quem tem ou já passou dos 60 anos pode ser considerada uma pessoa
“doente” apenas por ter chegado a essa idade? A princípio, a pergunta
pode até causar estranhamento e parecer sem sentido para você. Pois
saiba que isso poderia ter acontecido se a Organização Mundial da Saúde
(OMS) tivesse validado uma proposta para enquadrar a “velhice” na nova
CID, a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas
Relacionados com a Saúde. Caso isso tivesse ocorrido, a partir de 1º de
janeiro de 2022, nada menos do que 33 milhões de brasileiros que estão
na faixa acima de 60 anos teriam os “sintomas” ou “as consequências” de
uma “doença” chamada “velhice”. A proposta desta classificação se torna
ainda mais contraditória porque partiu da própria OMS, que estimula
avanços nas políticas de envelhecimento para ressignificar os sentidos
da velhice a fim de evitar o etarismo. Confira a reportagem da revista Radis de Liseane Morosini.
Notícia
Publicado em: 23/02/2022 10:48:33
O Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/ENSP/Fiocruz), promoveu a aula aberta Ecologias de saberes: dimensões filosóficas e epistemológicas para a produção de conhecimentos, realizada no âmbito da 5ª edição Curso Internacional Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, em parceria com o Centro de Estudos da Universidade de Coimbra (CES/UC).
Notícia
Publicado em: 23/02/2022 10:08:46
A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e coordenadora da Rede de Pesquisa em Atenção Primária da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Ligia Giovanella, fala sobre a mudança no padrão de consumo em saúde. No texto, produzido a partir de sua participação no Webnário Redesist: Saúde, Desenvolvimento e Território, ela ressalta que é hora de defender, com mais força, a proposta institucional, política e social de um sistema único de saúde, público e universal.
Notícia
Publicado em: 23/02/2022 09:35:03
A ENSP/Fiocruz, juntamente com a Fundação Getúlio Vargas e a Queen Mary University of London, através do People’s Palace Projets , realizam na sexta-feira, 25 de fevereiro, às 14 horas, a terceira Roda de Conversa: Fazendo Cultura em Manguinhos. A Roda busca promover o diálogo sobre cultura e saúde mental na comunidade e será transmitida, ao vivo, pelo Youtube.
Notícia
Publicado em: 23/02/2022 09:21:11
A Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), disponibiliza para o Ministério da Saúde (MS) as primeiras doses da vacina Covid-19 (recombinante) produzidas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional. O primeiro lote de vacinas nacionais foi liberado pelo controle de qualidade interno de Bio-Manguinhos/Fiocruz no dia 14 de fevereiro.
Notícia
Publicado em: 22/02/2022 13:31:57
Com o tema Desigualdades de Gênero: desafios e caminhos para a construção de uma ciência emancipatória, o Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP (Ceensp), realizado em 16 de fevereiro como parte da agenda comemorativa do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência – promovida pela Fiocruz –, trouxe o debate sobre as iniquidades de gênero nas instituições e no meio acadêmico.
Notícia
Publicado em: 22/02/2022 12:03:05
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) lançaram, no ano de 2021, “HISTÓRIAS PARA INSPIRAR FUTURAS CIENTISTAS”. Neste ano, o livro faz parte da programação especial de Mulheres e Meninas na Fiocruz, que vai até o dia 8 de março. Dentre as histórias estão duas pesquisadoras da ENSP, Maria Cecília de Souza Minayo e Margareth Dalcolmo. Saiba mais na matéria.
Notícia
Publicado em: 21/02/2022 15:05:45
No dia 28 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial de Combate às LER/DORT – Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Saiba a respeito das síndromes que mais acometem os trabalhadores brasileiros.
Notícia
Publicado em: 21/02/2022 10:11:13
O artigo “Desigualdades sociais impactam negativamente a soroprevalência de SARS-CoV-2 em diferentes subgrupos de trabalhadores da saúde no Rio de Janeiro”, publicado recentemente na revista científica The Lancet Regional Health – Americas, investigou os fatores que influenciaram a contaminação pela COVID-19 entre os trabalhadores do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). O estudo identificou que a contaminação pelo SARS-CoV-2 (causador da COVID-19) em trabalhadores da saúde do Instituto foi influenciada pela desigualdade social.