Busca do site
menu

No dia da BCG, Margareth Dalcolmo alerta sobre a importância da vacina

ícone facebook
Publicado em:01/07/2022

A pesquisadora da ENSP, Margareth Dalcolmo, fala sobre a importância da aplicação da vacina BCG contra as formas graves de tuberculose. A vacina BCG, que completou 100 anos em 2021, é extremamente segura e eficaz. Ela é aplicada gratuitamente pelo SUS e integra o calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS). No dia da BCG, celebrado em 1º de julho, confira o alerta da pneumologista no vídeo disponível no canal da ENSP no Youtube.



Pela retomada das altas coberturas vacinais

Desde 2016 as coberturas vacinais apresentam tendência constante de declínio, deixando pessoas suscetíveis a doenças em todas as regiões do país. As baixas coberturas vacinais são motivo de preocupação, pois favorecem a transmissão de doenças já erradicadas, como a poliomielite e o sarampo, por exemplo. Recentemente o Centro de Estudos da ENSP debateu o assunto. Leia a matéria Baixas coberturas vacinais expõem população brasileira a doenças no ‘Informe ENSP’ e saiba mais. 

Na ocasião do Ceensp, a representante do Ministério da Saúde Francieli Fantinato, ressaltou a importância da participação da sociedade brasileira para a recuperação das boas coberturas vacinais. Um das estratégia para essa ação é a campanha #vacinarparanãovoltar. 

Seu objetivo é apoiar o PNI com ações pela reconquista das altas coberturas vacinais em queda na última década e agravadas ainda mais pela pandemia de Covid-19, estimulando o envolvimento da população no sentido de criar uma grande rede de solidariedade, envolvendo instituições, organizações sociais, associações comunitárias e poder público, pela reconquista das altas coberturas vacinais. 

Confira, abaixo, o alerta de Margareth Dalcolmo sobre a importância da vacina BCG. 



Seções Relacionadas:
Efemérides Vídeos

Nenhum comentário para: No dia da BCG, Margareth Dalcolmo alerta sobre a importância da vacina