Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.823 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 21/10/2024 10:11:13
Será realizada, no dia 31 de outubro, das 9h às 13h, a defesa de Tese de Doutorado Acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública “Análise da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem no Brasil", da aluna Bruna Medeiros Gonçalves de Veras. A defesa será realizada na sala 01 do prédio da ENSP e terá transmissão online. 
Notícia
Publicado em: 21/10/2024 08:49:05
O Pólen, Laboratório de Inovação em Gestão Pública da ENSP/Fiocruz, vai participar da Semana de Inovação do Governo Federal de 2024. O evento será de 29 a 31 de outubro em Brasília. Com presença em diversas atividades, o Pólen vai mostrar o quanto a inovação faz parte dos processos de trabalho da unidade e da Fiocruz. Os 15 líderes dos projetos do programa de Aceleração da Inovação na Gestão, ciclo 2024/2025, também estarão na Semana de Inovação para aprendizado e networking. 
Notícia
Publicado em: 18/10/2024 14:30:29
O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) realizará o 'Simpósio Internacional Opioides e Novas Substâncias Psicoativas: Desafios para a Política de Drogas'. O evento, parte do Programa Institucional sobre Política de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fiocruz, ocorrerá no dia 21 de novembro, no auditório térreo da ENSP, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A participação é aberta ao público.
Notícia
Publicado em: 18/10/2024 13:08:15
No dia 31 de outubro, às 10 horas, a Fiocruz promove o webinário chamado “Preparação para a temporada de dengue 2025: perspectivas de modelos preditivos”, no formato online, por meio da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC), via Programa de Computação Científica da Fiocruz (PROCC), em parceria com o consórcio The Global Health Network América Latina e Caribe (TGHN LAC).
Notícia
Publicado em: 17/10/2024 16:14:17
A ENSP/Fiocruz, a UFRJ e o Ministério da Saúde promoveram o Seminário sobre o Observatório de Saúde da População Negra. A atividade teve como principal objetivo estabelecer o marco conceitual e estrutural do Observatório. O evento contou com diferentes atores, que debateram de forma participativa, informações, conhecimentos, saberes e práticas que pretendem subsidiar a plena efetivação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A previsão é que o protótipo do Observatório de Saúde da População Negra seja lançado em 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Notícia
Publicado em: 17/10/2024 10:21:49
O Conselho Deliberativo (CD) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) aprovou a adesão da instituição ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Após um extenso debate realizado ao longo dos últimos anos, a decisão foi tomada em reunião extraordinária nesta terça-feira (15).
Notícia
Publicado em: 17/10/2024 10:15:33
Será realizada, no dia 22 de outubro, das 9h às 13h, a defesa de Tese de Doutorado Acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública “Associação entre Depressão e Ansiedade com o Consumo de Alimentos Ultraprocessados e Sobrepeso/Obesidade Durante a Pandemia da Covid-19, Brasil e Espanha", da aluna Patricia Silva Fernandes. A defesa será realizada por conferência online. 
Notícia
Publicado em: 16/10/2024 12:36:41
Será realizada, no dia 21 de outubro, às 13h30, a defesa de Tese de Doutorado Acadêmico em Saúde Publica “Avaliação participativa no sistema prisional e o movimento social de familiares: o acesso à saúde nos cárceres do Distrito Federal em tempos de Covid-19”, da aluna Tarsila Flores. A defesa será realizada por conferência online. 
Notícia
Publicado em: 16/10/2024 12:14:41
Será realizada, no dia 21 de outubro, às 8h30, a defesa de Tese de Doutorado Acadêmico em Saúde Publica “Competências de estudantes da área da saúde em segurança do paciente no contexto do ensino brasileiro”, da aluna Ruth Francisca Freitas de Souza. A defesa será realizada na sala 405 da ENSP e terá transmissão online. 
Notícia
Publicado em: 16/10/2024 11:02:25
Escolher ter filhos ou não, quantos e quando tê-los, assim como ter acesso aos métodos contraceptivos adequados a cada realidade individual e familiar são as bases do serviço de planejamento familiar e reprodutivo oferecido pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz) há 23 anos. Através de rodas de conversa mensais, realizadas na última quinta-feira do mês, às 10h, a proposta da equipe responsável é informar sobre direitos sexuais e reprodutivos, desmistificar os métodos contraceptivos reversíveis e irreversíveis e auxiliar os interessados no acesso à opção escolhida. Como produto do empenho de tornar o saber acessível, a equipe do serviço lançou a cartilha "Planejamento Familiar e Reprodutivo: o que devo saber?". 
Notícia
Publicado em: 16/10/2024 08:52:53
 país vai conhecer o panorama atual dos casos de violências e acidentes que chegam aos serviços de urgência e emergência. O VIVA Inquérito iniciou a coleta de dados neste mês de outubro e fornecerá as informações necessárias para a formulação de políticas públicas de prevenção e controle. Sete anos após a última edição, a pesquisa terá uma abrangência inédita, com representatividade nacional. Serão realizadas 50,5 mil entrevistas em hospitais, prontos-socorro e UPAs nas capitais, regiões metropolitanas e no interior. O foco da pesquisa é a vigilância das causas externas, como acidentes de trânsito, quedas, afogamentos, queimaduras e diferentes tipos de violências, incluindo interpessoais e autoprovocadas.
Notícia
Publicado em: 15/10/2024 10:53:15
Instituído pela lei 8.080 em 1990, o SUS se efetivou no território brasileiro ao longo dos anos seguintes. Antecedido pelo Programa Agentes Comunitários de Saúde em 1991, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi estabelecida em 1994 e é até hoje uma espécie de coluna vertebral do sistema de saúde pública do país e seu objetivo de universalidade. Na celebração de seus 30 anos, Rede Atenção Primária à Saúde (RAPS) da Abrasco e o Observatório do SUS da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz realizaram um seminário com autoridades de governo e pesquisadores da área, no qual se analisaram seus atuais desafios frente a um mundo que passa por complexas crises e mudanças.
Notícia
Publicado em: 15/10/2024 10:05:55
Na Semana Internacional do Acesso Aberto de 2024, que neste ano ocorre de 21 a 27 de outubro, o Núcleo de Ciência Aberta da ENSP/Fiocruz vai promover o debate ‘Publicação científica, avaliação da pós-graduação e ciência aberta: dilemas e perspectivas’. A atividade contará com a participação do professor do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas e atual coordenador da área de Saúde Coletiva da Capes, Bernardo Horta; da pesquisadora do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE e coordenadora-geral de Educação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Eduarda Cesse; e da vice-diretora de Pesquisa e Inovação da ENSP, Luciana Dias de Lima. O evento está marcado para o dia 22 de outubro, às 14h, na sala 410, aberto a todos os interessados, com transmissão ao vivo pelo canal ENSP no YouTube. Participe!
Notícia
Publicado em: 15/10/2024 09:29:07
No dia 23 de outubro (quarta-feira), às 14h30, o Proqualis/ENSP/Fiocruz realizará o webinar ‘Diagnóstico tardio do câncer no Brasil’, ainda como parte das ações pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente 2024, que este ano teve como tema ‘Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente’. O webinar contará com apresentações de Roberto de Almeida Gil, diretor geral do Instituto Nacional de Câncer do Ministério da Saúde; Luis Fernando Correia, diretor médico da Unidade Gabinal da Valsa Saúde e comentarista de saúde da Rádio CBN; e Helena Esteves, gerente de advocacy no Instituto Oncoguia. A moderação será feita por Maria de Lourdes Moura, da Coordenação de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e do Proqualis/ENSP/Fiocruz. Haverá tradução para Libras.
Notícia
Publicado em: 14/10/2024 16:02:18
Começou nesta segunda-feira (14/10), na ENSP/Fiocruz, a “Oficina de Apoio à Implementação da Escola Nacional de Saúde Pública de Moçambique”. Dirigentes e pesquisadores da ENSP, da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) receberam os representantes de instituições moçambicanas pela manhã e já iniciaram as atividades. Até sexta-feira (18/10), os participantes irão discutir e planejar ações de apoio à criação da nova escola no país africano.