Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.794 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 01/07/2015 13:21:00
O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, com cerca de seis milhões de óbitos por ano, principalmente entre os países de baixa e média renda. Durante muito tempo, o tabagismo foi visto como um estilo de vida, sendo ostensivamente encorajado pela publicidade, mas, atualmente, é considerado uma doença causada pela dependência de nicotina. Apesar dos esforços na implementação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, a taxa de sucesso do tratamento ainda é baixa (cerca de 20%). O conhecimento do perfil da população que procura ajuda nas unidades de saúde visando parar de fumar pode contribuir para aumentar o sucesso do tratamento. Com o objetivo de descrever as características dos fumantes que buscam ajuda em unidades de saúde para largar o vício, pesquisadoras do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), em parceria com pesquisadoras de outras instituições, desenvolveram o artigo Perfil dos fumantes brasileiros no Programa Nacional de Controle do Tabaco, com base na experiência do Centro de Saúde Escola. O estudo, que aponta a ansiedade como principal sintoma (67%) enfrentado por quem para de fumar, foi publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria e revela a necessidade de expandir as estratégias atuais para torná-las mais eficazes na prenvenção contra o tabagismo desde a infância.
Notícia
Publicado em: 01/07/2015 09:00:47
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva prossegue com o processo que vai eleger sua nova diretoria: todos os associados receberão uma cédula eleitoral, rubricada pela Comissão Eleitoral. O voto, secreto, poderá ser enviado de volta para a Secretaria Executiva até o dia 13 de julho de 2015. O resultado deste pleito será divulgado por ocasião da Assembleia Geral da Abrasco, agendada para o dia 31 de julho de 2015, às 18 horas, nas dependências do Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, durante a realização do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva.
Notícia
Publicado em: 30/06/2015 16:00:45
Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, o direito humano à água e ao esgotamento sanitário ainda é um marco relativamente recente, mas traz uma perspectiva inovadora ao buscar o empoderamento das populações e novas obrigações para governos e prestadores de serviço. A conclusão é do relator especial sobre o direito humano à água potável e esgotamento sanitário do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) e pesquisador da Fiocruz Minas, Léo Heller, palestrante do DSSA Debate do dia 26/6 – que encerrou as atividades do mês do Meio Ambiente da ENSP. Sobre a crise hídrica do país, o relator, cujo cargo busca "zelar" pelo acesso a esses direitos, reforçou o pensamento de sua antecessora: "a crise não é culpa de São Pedro, mas, sim, da falta de planejamento. As mudanças climáticas são relativamente imprevisíveis, mas é possível traçar um planejamento levando esses determinantes em conta", realçou. 
Notícia
Publicado em: 30/06/2015 15:35:40
Já está disponível on-line o volume 31, número 5, da revista Cadernos de Saúde Pública. Em seu editorial, assinado por Sonia Vasconcelos, membro do comitê organizador da 4ª Conferência Mundial sobre Integridade Científica (em inglês 4th World Conference on Research Integrity) a publicação ressalta a importância de avançar nas discussões e medidas concretas para coibir práticas pouco éticas. Na seção Perspectivas, uma novidade, o volume conta com dois artigos, um sobre a questão da emergência da chikungunya, e outro do pesquisador da Universidade de Turim - Itália, Benedetto Terracini, que há anos luta pelo banimento total do amianto, em conjunto com dois pesquisadores do tema no Brasil: Francisco Pedra, do Centro de Estudo da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) e Ubirani Otero, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Notícia
Publicado em: 30/06/2015 14:11:12
A Escola promoveu, em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, o Espaço aberto: alternativas para o equilíbrio. O acontecimento congregou diversas atividades e buscou oferecer a oportunidade dos trabalhadores e alunos da ENSP conhecerem diferentes formas de produção e consumo, por meio de atividades culturais. Entre elas, foram promovidas a Feira Saberes e Sabores Josué de Castro, o Livro em movimento, a Feira de Trocas: por que acumular se você pode trocar?, a Oficina do imaginário e a apresentação musical de Maya Black e Virgílio dos Santos.
Notícia
Publicado em: 30/06/2015 14:08:54
A Fiocruz traz para a pauta nacional um amplo debate sobre os diversos usos da maconha - medicinal, religioso, recreativo e industrial -  no seminário Maconha: usos, políticas e interfaces com a saúde e direitos. O encontro será realizado nos dias 1, 2 e 3 de julho, nos auditórios da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj), Centro do Rio. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente no site da Emerj.
Notícia
Publicado em: 30/06/2015 12:35:09
No dia 3 de julho, apresentação da dissertação de mestrado profissional em Epidemiologia em Saúde Pública Mortalidade por câncer de útero e rastreamento das alterações cervicais no Piauí, por Andressa Moura Damacena, no Auditório de Pós-Graduação de Enfermagem (UFPI), a partir das 8 horas.
Notícia
Publicado em: 29/06/2015 16:58:44
"Mais do que em qualquer outra época, a humanidade está numa encruzilhada: um caminho leva ao desespero absoluto; o outro, à total extinção. Vamos rezar para que tenhamos sabedoria na hora de escolher", disse o jornalista e especialista em gestão e ambiental Agostinho Vieira, citando uma célebre frase do escritor e cineasta Woody Allen, durante as apresentações do IV DSSA Debate. O encontro, que teve foco na vida das populações e das cidades, reuniu visões diferenciadas sobre os desafios da sustentabilidade e as possíveis formas de diminuir os impactos da urbanização. Cada qual com a sua abordagem, tanto o especialista em comunicação como a doutora em planejamento urbano e regional, Lucia Capanema, apontaram a premente necessidade de frear o consumo e mudar atitudes. O debate foi realizado no âmbito das comemorações Mês do Meio Ambiente da ENSP.
Notícia
Publicado em: 29/06/2015 16:52:14
Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos - clássicos da literatura brasileira -, já abordavam a trágica questão da seca que acomete o país, em especial na região Nordeste. No entanto, o fenômeno representa muito mais do que isso. Trata-se de um evento climático que afeta de forma permanente várias regiões do mundo. Os impactos econômicos, sociais e de saúde são pouco reconhecidos - sendo os indivíduos pobres e marginalizados os mais afetados. Isso é o que afirma o livro O setor saúde diante das situações de seca. A publicação é a terceira da série Desenvolvimento Sustentável e Saúde, idealizada pela Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial da Saúde - Representação no Brasil (Opas/OMS), e o pesquisador da ENSP e coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), Carlos Machado de Freitas, foi um de seus autores. O livro está em acesso aberto e disponível para download
Notícia
Publicado em: 29/06/2015 16:44:47
Para apresentar a teoria que defende a necessidade da proteção da individualidade e da autonomia individual com a mesma eficiência com que as leis costumam proteger as propriedades em geral, os alunos do Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva receberam o professor Daniel Borrillo, na ENSP. Borrillo, que é da Universidade Paris X e do Centre National de la Recherche Scientifique, fundamentou sua posição nas concepções foucaultianas. Segundo o coordenador geral do PPGBIOS e pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego, o jurista convidado defende que o Estado seja moralmente neutro, contrapondo o Estado de Direito ao Estado Moral.
Notícia
Publicado em: 29/06/2015 14:53:10
Um estudo da ENSP sobre tuberculose, que aponta uma maior incidência da doença entre negros e índios, serviu de base para uma reportagem da rádio carioca CBN.O estudo Tuberculose no Brasil: uma análise segundo raça/cor, desenvolvido pelo pesquisador Paulo Victor de Sousa Viana, mostrou que na comparação com a população branca, o número de casos de tuberculose é três vezes maior entre índios e duas vezes maior entre negros.
Notícia
Publicado em: 29/06/2015 09:51:17
Saiu a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP (Cecovisa) com destaque para vários eventos científicos, entre eles, o I Seminário da Qualidade e Segurança do Paciente – iniciativas e desafios na Fiocruz, que será realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho. O evento tem como público alvo gestores e profissionais da Fiocruz e de outras instituições de atenção à saúde, públicas e privadas. Também ressaltou a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá entre os dias 01 e 04/12, em Brasília.
Notícia
Publicado em: 26/06/2015 16:47:33
Um homem de quase quarenta anos chega a um hospital com uma dor atípica no tórax. Os primeiros exames descartam a possibilidade de infarto. Ainda assim, orientado pelos médicos, embarca num helicóptero-ambulância de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, para que sejam feitos novos exames. No mesmo dia, uma mulher com infarto do miocárdio da parede inferior, com 12 horas de evolução, encontra-se no corredor de um hospital público, onde recebe os primeiros cuidados. As duas situações foram narradas pelo clínico Luíz Vianna Sobrinho na abertura da segunda mesa-redonda sobre a ética na medicina, realizada na ENSP na sexta-feira, 19 de junho. A diferença fundamental entre os dois personagens, muitos já devem suspeitar, é que o primeiro é um empresário. A segunda, funcionária de uma igreja. O contraste, construído com casos reais, foi o pontapé inicial do debate intitulado A estruturação da ciência e do consumo na medicina - as 'escolhas de Sofias' do público ao privado, do qual participaram, também, a médica e doutora em saúde coletiva Maria de Fátima Andreazzi e Carlos Ocké-Reis, pesquisador  do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o IPEA.
Notícia
Publicado em: 26/06/2015 13:08:08
O programa Sala de Convidados da terça-feira (30/6) vai debater as Parcerias Público-Privadas (PPPs), ao vivo, às 11 horas, no Canal Saúde. Essas parcerias, como o nome indica, são feitas entre instituições públicas e empresas privadas em diversos setores, inclusive no da saúde.
Notícia
Publicado em: 26/06/2015 12:59:24
Isabela Santos, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, concedeu entrevista ao Projero Saúde Amanhã, na qual destaca quais são os investimentos necessários para atender as novas demandas de saúde da população brasileira e comenta as contribuições do projeto.