Notícias do Informe
14.800 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 16/06/2015 14:14:43
O aplicativo de monitoramento da fauna silvestre, SISS-GEO, desenvolvido pela Fiocruz e, recentemente, finalista do Prêmio Nacional da Biodiversidade, foi notícia no jornal O Globo de hoje. Lançada no ano passado, a ferramenta é interativa e de livre acesso ao público. A partir de informações geradas pelos usuários, são feitas analises que buscam identificar problemas com a fauna silvestre, especialmente aqueles com potencial para afetar a saúde humana. A pesquisadora Márcia Chame, da ENSP, que coordena o centro de Informação em Saúde Silvestre, responsável pelo aplicativo, explicou detalhes de seu funcionamento, na reportagem de O Globo. Veja o texto completo neste link.
Notícia
Publicado em: 16/06/2015 14:08:13
O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou carta pública manifestando preocupação e discordância com a decisão do Governo Federal de contingenciar, por meio do Decreto n. 8.456, de 22 de maio de 2015, em R$11,774 bilhões o orçamento do Ministério da Saúde. Segundo o Conass, a decisão irá agravar ainda mais a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) que, reconhecidamente desfinanciado, luta por melhores condições para atender a população brasileira.
Notícia
Publicado em: 16/06/2015 12:48:02
A sexta edição do Programa de Pós-Graduação em Ética, Bioética e Saúde Coletiva já anunciou o resultado final da seleção 2015. Ao todo, 34 alunos foram aprovados, sendo 18 para o mestrado e 16 para o doutorado. O PPGBIOS é desenvolvido pela Escola em associação ampla com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e sua coordenação geral está a cargo do pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Sergio Rego.
Notícia
Publicado em: 15/06/2015 17:43:06
Nos dias 17 e 18 de junho, a Escola Nacional de Saúde Pública realizará o seminário Mestrados Profissionais da Pós-Graduação Ensp/Fiocruz: avanços e perspectivas. O evento tem como principal objetivo propor uma reflexão acerca dos avanços, desafios e perspectivas dessa modalidade de formação na ENSP, conforme o cenário nacional e os mecanismos de regulação da Capes, além de apresentar as experiências das turmas de mestrado profissional (MP) dos programas de pós-graduação em Saúde Pública e Epidemiologia em Saúde Pública, considerando as múltiplas temáticas, propósitos e abordagens adotadas. Coordenada pelos pesquisadores Marly Marques da Cruz e Gideon Borges dos Santos, a atividade é aberta ao público e está marcada para as 9 horas, no salão internacional da ENSP.
Notícia
Publicado em: 15/06/2015 15:03:43
No dia 16 de junho, apresentação de dissertação de mestrado profissional em Saúde Pública Competência para resultados: estudo de caso da Subsecretaria de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde, por Rodrigo dos Santos Santana, a partir das 14 horas, na sala 523 do prédio da ENSP, por meio de videoconferência.
Notícia
Publicado em: 15/06/2015 13:30:27
O Sindicado dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) promoverá um debate sobre o atual panorama dos agrotóxicos no país e o modelo de desenvolvimento brasileiro com base no Dossiê Abrasco – um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, lançado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação e Saúde Coletiva (Abrasco). A pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Ana Cristina Rosa será palestrante do encontro, junto com Karen Friedrich e Lúcia Helena Bastos, do INCQS/Fiocruz. O debate será realizado no dia 16/6, às 14h, na sede da Asfoc, no campus Manguinhos e é aberto ao público.
Notícia
Publicado em: 15/06/2015 11:52:30
Já está disponível on-line a última edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A edição destaca a realização do seminário que pretende discutir a organização, gestão e monitoramento do SUS, a publicação de regras para o recall de alimentos, além de apresentar a nova ferramenta de notificação de biovigilância. Confira o boletim na íntegra.
Notícia
Publicado em: 15/06/2015 11:43:54
Os países do Mercosul criarão uma plataforma de compra conjunta de medicamentos de alto custo. O compromisso foi firmado durante a 37ª Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, realizada na quinta-feira (11/6), em Brasília (DF). A ferramenta tem o objetivo de garantir melhores preços de compra aos respectivos sistemas de saúde. Na ocasião, também foram assinados acordos sobre segurança no trânsito e redução do tabagismo, da obesidade infantil e do sódio nos alimentos, bem como a criação de um banco unificado de informação sobre doação de órgãos.
Notícia
Publicado em: 12/06/2015 16:36:43
Os colunistas Ancelmo Gois e Fernando Molica, dos jornais O Globo e O Dia, respectivamente, divulgaram o estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública que aponta a população indígena como a maior vítima da tuberculose no país. Segundo os dados da pesquisa, os indígenas apresentaram as maiores incidências da doença de 2008 a 2011, com aumento de 95,4/100.000 para 104/100.000 na TI. Confira.
Notícia
Publicado em: 12/06/2015 16:24:51
Um estudo inédito sobre a tuberculose, segundo o quesito raça/cor, revelou que os indígenas apresentaram as maiores taxas de incidência da doença no Brasil durante o período de 2008 a 2011, com incremento de cerca de 10% de novos casos. O resultado faz parte da pesquisa Tuberculose no Brasil: uma análise segundo raça/cor, desenvolvida pelo pesquisador Paulo Victor de Sousa Viana e apresentada na sessão científica do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP, na quarta-feira (10/6). O maior percentual de mortalidade, porém, foi entre os negros (3,4%).
Notícia
Publicado em: 12/06/2015 13:15:23
A redução da mortalidade materna, infantil e fetal no Brasil é ainda um desafio para os serviços de saúde e a sociedade civil como um todo. Uma das estratégias importantes para combater esse problema é a atuação conjunta de profissionais de saúde qualificados para desenvolver a vigilância de óbitos e de outros atores para exercer o controle social por meio dos comitês de mortalidade. Com esta premissa, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP debaterá, no dia 17 de junho, a Vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuação em Comitês de Mortalidade. O encontro, marcado para 13h30, no salão internacional da Escola, receberá como expositores Célia Landmann Szwarcwald (pesquisadora do Icict/Fiocruz), Sônia Lansky (representante do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de BH), Maria Esther Albuquerque Vilela (representante da coordenação-geral da Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde) e Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt (pesquisadora da ENSP). A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 12/06/2015 09:51:57
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, juntamente com os ministros da Saúde da Argentina, Paraguai, Venezuela e Bolívia e os vice-presidentes do Chile e do Uruguai, além da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Carissa Etienne, participaram da 37ª Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul, realizada na Fiocruz Brasília, no dia 11/6. Na ocasião, foram assinados acordos sobre segurança no trânsito, tabagismo, obesidade e redução do uso de sódio em alimentos processados, bem como a criação de um banco unificado de informação sobre doação de órgãos. Outro tema discutido foi a integração dos países para ampliar o acesso a medicamentos na região. Após a reunião, as autoridades participaram de uma coletiva de imprensa, onde foram apresentados os compromissos firmados durante o encontro.
Notícia
Publicado em: 12/06/2015 09:20:51
O Canal Saúde, emissora de televisão do Sistema Único de Saúde (SUS), sediada na Fiocruz, ampliou em mais uma hora seu horário de exibição e alterou sua grade de programação. O aumento do número de horas no ar, que com a ampliação atingiu as 15 horas diárias, segue rumo ao objetivo de chegar a 24 horas de transmissão. Agora, a emissora pode ser assistida, de domingo a domingo, das oito da manhã à meia noite.
Notícia
Publicado em: 11/06/2015 15:53:09
O consumismo e seus impactos foi o tema escolhido para o primeiro de uma série de debates promovidos pelo Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA), o Comitê de Gestão Sustentável (CGS), a Coordenação de Comunicação Institucional (CCI) e o Fórum dos Estudantes da ENSP, em comemoração ao mês do Meio Ambiente. O ciclo de atividades - que teve início dia 9 de junho e segue até o dia 26 desse mês -, tem como tema central Sustentabilidade: o equilíbrio necessário e pretende debater o modelo econômico atual e sua pressão sob os recursos naturais, apresentando alternativas na busca por um modo de vida mais sustentável, saudável e equilibrado. A atividade contou com a participação do pesquisador do DSSA Marcelo Guimarães Araújo e da pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Elen Vasques Pacheco. Segundo Marcelo, o equilíbrio explica a diferença entre o consumo necessário e o consumismo. Para Elen, é necessário equilíbrio nas escolhas diárias para não sofrer os impactos negativos delas. O debate foi coordenado pela pesquisadora do DSSA Débora Cynamon.
Notícia
Publicado em: 11/06/2015 14:51:17
A Pesquisa Nacional de Saúde - PNS 2013 teve seu segundo volume lançado no começo de junho, com informações aprofundadas sobre algumas características dos domicílios da amostra pesquisada, além de dados sobre o acesso da população brasileira aos serviços de saúde, violências e acidentes. A pesquisa, elaborada pelo Laboratório de Informação em Saúde e coordenada peda pesquisadora Celia Landmann Szwarcwald, foi tema do Centro de Estudos do Icict. O encontro trouxe uma apresentação dos métodos de coleta e análise de dados e também apontou algumas possibilidades de usos das informações, bem como sua importância para a gestão pública em saúde. “Esses dados devem dar um norte a nossas políticas, do ponto de vista da prospecção que tem que ser feita. Que grandes problemas vamos enfrentar, que investimentos devem ser feitos? Isso deve informar nossos principais programas, nas áreas de assistência, planejamento, e políticas públicas de saúde”, avaliou Umberto Trigueiros, diretor do Icict.