Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.796 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 19/05/2015 17:03:03
A equipe da pesquisa Qualidade da água consumida e ocorrência de doenças de veiculação hídrica no Território de Manguinhos (RJ) realizará, na próxima sexta-feira (22/5), no Varandão da Biblioteca Parque Manguinhos, às 14 horas, reunião com os moradores, profissionais de saúde, professores e pesquisadores que atuam ou moram em região para discutir os resultados das análises de água coletadas no território e compartilhar algumas questões sobre a importância do consumo de qualidade.
Notícia
Publicado em: 19/05/2015 16:46:55
Como desconhecer o que é a política de saúde, o que é o Sistema Único de Saúde (SUS), os determinantes sociais, as condições de saúde e as desigualdades do acesso no Brasil? A obra Política e Saúde no Brasil, que consolida o conhecimento crítico sobre o sistema de saúde do país produzido ao longo dos últimos trinta anos, ganhou nova tiragem e está disponível para aquisição na Editora Fiocruz. 
Notícia
Publicado em: 19/05/2015 13:34:37
Membro titular da Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e gestor convidado da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Paulo Pinheiro publicou artigo no jornal O Globo, desta terça-feira (19/5), sobre a falta de qualidade no atendimento público e privado na saúde. Na opinião do especialista, o serviço privado de saúde, que fora estimulado pelo Estado brasileiro ao longo de três décadas, não melhorou a saúde do brasileiro: "o cidadão está mais satisfeito? Mais tranquilo? Não é preciso ser nenhum especialista para afirmar que ninguém está feliz. As pesquisas de opinião revelam que o problema número um do brasileiro ainda é a saúde. A marcação de consultas e exames nos serviços privados pode levar muitos meses. As filas das emergências dos hospitais privados já não diferem tanto das dos hospitais públicos", disse o pesquisador. Confira o artigo na íntegra.
Notícia
Publicado em: 19/05/2015 12:08:26
Até o dia 10 de setembro, profissionais de saúde, gestores públicos, conselheiros de saúde, lideranças e ativistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) ou pessoas interessadas no tema podem participar do curso a distância voltado para qualificar o atendimento prestado no Sistema Único de Saúde (SUS) a população LGBT. O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). As inscrições são gratuitas.
Notícia
Publicado em: 19/05/2015 12:07:58
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro, por meio do Programa de Fortalecimento da Gestão do Setor Público e do Desenvolvimento Territorial (Progestão), convida interessados a concorrerem a vaga de consultor individual para a elaboração do Plano de Trabalho e Desenho Metodológico para o Estudo de Avaliação de Custo-Efetividade da Atenção Básica no Estado do Rio de Janeiro. O prazo para envio de currículo é o dia 2 de junho de 2015. 
Notícia
Publicado em: 19/05/2015 09:35:05
No dia 21/5, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Epidemiologia em Saúde Pública A dispersão temporal e espacial da dengue 4 no estado do Rio de Janeiro no período de 2011 a 2013, por José Carlos Benfica dos Santos Júnior, na sala 413 da ENSP, a partir das 13 horas.
Notícia
Publicado em: 19/05/2015 08:26:15
"As políticas farmacêuticas no Brasil têm se pautado pelo acesso aos medicamentos, que atualmente pode ser considerado alto, e deixado questões fundamentais para a consolidação de um sistema de saúde universal e redistributivo, como os altos e regressivos gastos privados com medicamentos, a falta de qualificação dos serviços farmacêuticos - com foco na distribuição de medicamentos em detrimento do cuidado -, e a péssima regulação do setor privado, que permanece como a principal fonte de acesso à medicamentos no Brasil." Essa discussão foi encadeada pelo aluno do mestrado em Saúde Pública da ENSP Leonardo Vidal Mattos, em sua dissertação orientada pela pesquisadora Vera Lucia Luiza. O estudo buscou caracterizar e analisar a interação entre as duas políticas - Aqui Tem Farmácia Popular do Brasil (ATFP) e a Assistência Farmacêutica à Atenção Básica (Afab) - e situá-las em um contexto mais amplo de desafios e disputas em curso no Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícia
Publicado em: 18/05/2015 12:49:14
O aumento em 240% do número de casos de dengue no primeiro trimestre do ano é um dos destaques da nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação alerta também para os 16 casos do vírus zika confimados no país, sendo oito deles na Bahia e a outra metade no Rio Grande do Norte. A agilidade na importação do canabidiol para pacientes e as nomeções da presidente Dilma Rousseff para a direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são outros destaques do boletim do Cecovisa. Confira a publicação na íntegra. 
Notícia
Publicado em: 18/05/2015 12:46:28
Embora seja reconhecido mundialmente pela eficiência do seu Programa Nacional de Imunizações (PNI), o Brasil está atento à possibilidade de o surto de sarampo, que ocorre no Ceará e já dura 15 meses, comprovar a condição de endemicidade da doença no país. A conjuntura atual, entendida como uma extensão do surto verificado em Pernambuco nos anos de 2013 e 2014, é justificada, segundo especialistas, por duas circunstâncias: o declínio na qualidade da cobertura vacinal e a importação de casos dos EUA, Europa, África e Ásia. Mesmo que haja a possibilidade de a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) declarar o reestabelecimento da circulação do vírus no país e nas Américas, pesquisadores acreditam que a decisão não deve ser imediata. "A Opas reconhece os esforços do país e das Américas no controle do surto. Apesar de haver um critério técnico (12 meses com confirmações de casos de forma ininterrupta), também há uma decisão política", presumiu a chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Fiocruz, Marilda Mendonça Siqueira.
Notícia
Publicado em: 18/05/2015 12:42:53
Estão abertas as inscrições para o XIV Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde SUS - 2015. O Ministério da Saúde - por meio da Coordenação Geral de Material e Patrimônio, da Secretaria de Assuntos Administrativos e o intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos -, lançou o concurso com o objetivo de incentivar a produção de trabalhos técnico-científicos na área de ciência e tecnologia, e de interesse do SUS. O prêmio visa à obtenção de trabalhos de pesquisadores, estudiosos e profissionais de saúde ou de qualquer área do conhecimento em nível de pós-graduação concluída, com temática voltada para a área de Ciência e Tecnologia em Saúde, e potencial de incorporação pelo Sistema Único de Saúde e serviços de saúde.
Notícia
Publicado em: 18/05/2015 10:39:33
Luiz Pinto estava nervoso. Mais do que o de costume. Teve horas de não deixar ninguém falar. Lais conduzia a mesa; as apresentações dos coletivos artísticos foram listadas, assim como as falas dos movimentos. Pinto virou e falou: "Mas vocês vão achar isso de ato? Se for para ter ato, tem de ter objetivo". Foi a senha para João Moraes se levantar e ler suas memórias e ideias em prosa poética. A sacolinha para arrecadar fundos do material das oficinas corria pelas mãos e o pequeno Raul, de quatro anos, brincava com seus bonecos. Todos falavam ao mesmo e se entendiam. A saúde e a liberdade irmanavam as vozes daquelas mulheres e homens - estudantes de saúde coletiva; profissionais dos serviços; usuários; artistas; familiares. Foi na quarta-feira (13/5), como poderia ter sido ano passado, mas não ocorreria se fosse há mais de trinta anos, quando a tônica dos serviços de saúde mental era o confinamento. A cada encontro, a luta do movimento antimanicomial se reafirma e tem no 18 de maio o seu grito de alegria, de sonho, de loucura, de guerra. "O mais importante nesses 30 anos de movimento é a mudança de mentalidade em relação à loucura, a ideia da loucura como periculosidade, como irresponsabilidade, como incapacidade. Nada disso está plenamente superado, mas já não é como era nos anos anteriores. Fomos mostrando que as pessoas com algum tipo de transtorno mental são sujeitos; sujeitos com desejos, direitos, que tem projetos e aspirações na vida, e que podem cumprir e viver esses projetos", rememora Paulo Amarante, pesquisador da ENSP/Fiocruz e um dos pioneiros da Reforma Psiquiátrica no Brasil.
Notícia
Publicado em: 18/05/2015 10:12:45
O programa de Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP segue com as apresentações de três dissertações de mestrado acadêmico na Argentina no dia 22 de maio. Confira os temas, alunos e orientadores dos trabalhos.
Notícia
Publicado em: 15/05/2015 16:53:25
Maria Helena Machado, pesquisadora da ENSP e coordenadora-geral da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, comenta os principais resultados do estudo.
Notícia
Publicado em: 15/05/2015 15:47:41
Finalizando as discussões do X Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, o último dia de atividades (8/5) girou em torno dos avanços e desafios da Política de Atenção Básica. Considerada a principal porta de entrada do SUS, a Atenção Básica (AB) se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, individuais e coletivas, que abrangem promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde. Para discutir o tema estiveram presentes o representante do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) Eduardo Alves e o subsecretário geral de saúde do município do Rio de Janeiro, José Carlos Pedro Junior. A mesa foi coordenada pela pesquisadora da ENSP e coordenadora do curso, Márcia Fausto. Na ocasião ocorreu também a formatura dos alunos da turma 2013-2015 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
Notícia
Publicado em: 15/05/2015 15:35:30
A Associação Brasileira de Economia da Saúde vai realizar, no dia 1º de junho, o Seminário de Economia da Saúde: Regulação do capital nos serviços de saúde no Brasil. O evento, que tem o apoio do Instituto de Medicina Social (IMS/Uerj), tem como objetivo debater as políticas públicas voltadas ao setor privado na saúde no Brasil, no contexto das implicações para o SUS. A pesquisadora da ENSP Maria Angélica Borges participará do Painel 2: Regulação dos serviços de saúde e dinâmica do capital nacional e estrangeiro. O evento é gratuito, as vagas são limitadas e devem ser feitas por e-mail.