Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 25/01/2016 12:53:35
Em consonância com o posicionamento da ENSP em defesa da Saúde Pública, num contexto de emergência sanitária, a Fiocruz também afirma que não implementará política de demissões relacionada a limitações orçamentárias, proposta pelo governo. Para tanto, a Presidência da Fundação lançou nota considerando: “O Conselho Deliberativo e o Congresso Interno da Fiocruz já se manifestaram contra as lógicas de ajuste fiscal, que penalizam a sociedade e que restringem recursos para a saúde e ciência e tecnologia, campos de atuação da instituição. Dentre as prioridades, destaca-se a preservação da sua força de trabalho. Apesar de os cortes terem sido considerados em reunião do CD de dezembro passado, a construção de alternativas foi alcançada”. Um coletivo de trabalhadores da Fiocruz, alicerçado no mesmo propósito, organizou um abaixo-assinado digital pela suspensão imediata das demissões na Fundação - coletivo tal que suscitou uma resposta da instituição contra os cortes.
Notícia
Publicado em: 25/01/2016 12:30:03
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e o Facebook lançaram uma campanha para ajudar no combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, do chicungunya e do zika vírus. Lançada em 18 de janeiro, a campanha #SaiZika já é um sucesso e rapidamente foi abraçada pela sociedade brasileira como uma ferramenta de comunicação e informação para a prevenção de focos de proliferação do mosquito Aedes, vetor responsável pela transmissão do Zika Vírus, causador de doenças que está preocupando autoridades sanitárias em todo o mundo.
Notícia
Publicado em: 25/01/2016 11:47:13
O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, foi designado integrante do grupo Mecanismo de Facilitação Tecnológica (TFM), da Organização das Nações Unidas (ONU) - focado em aprimorar a criação e o uso de tecnologias para a promoção do desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos. O grupo reúne dez representantes da sociedade civil, do setor privado e da comunidade científica e participará da organização de um fórum multissetorial sobre ciência, tecnologia e inovação, além de apoiar o desenvolvimento de uma plataforma on-line sobre desenvolvimento sustentável e inovação. 
Notícia
Publicado em: 25/01/2016 11:42:44
No dia 1º de fevereiro, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Colaboração interprofissional: um estudo de caso sobre o Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (NAI/Uerj), por Liziene de Souza Arruda, na sala 405 da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 25/01/2016 09:39:36
Já está disponível on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação divulga a notificação nacional das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Resistência Microbiana da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, válida a partir de janeiro de 2016. As Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dos serviços de saúde já podem realizar as notificações mensais por meio dos formulários acessíveis para seus estados.
Notícia
Publicado em: 22/01/2016 11:22:33
Renato Castiglia, pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, fala sobre uma nova forma de amenizar a temperatura dos ambientes: o telhado verde. 
Notícia
Publicado em: 21/01/2016 11:39:35
Já está disponível on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação destaca a analise de kits comerciais para diagnosticar Zika, Chikungunya e Dengue; a proibição, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para produtos contra dependência química sem registro; além de lembrar que continuam abertas, até 28 de janeiro, as inscrições para o curso de Especilização em Vigilância Sanitária da ENSP. Confira a publicação. 
Notícia
Publicado em: 21/01/2016 10:43:59
No dia 2 de fevereiro, defesa de tese de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública Adiponectina plasmática materna no período perinatal: efeito do tipo de parto e associação com sintomas depressivos, por Fernanda Rebelo dos Santos, na sala 406 da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 19/01/2016 15:39:01
Elaine Miranda, professora adjunta do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica da ENSP e do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Universidade Federal Fluminense, foi uma das entrevistadas em uma reportagem da BBC Brasil sobre os riscos de aumento dos casos de infecção por zika vírus no Carnaval.
Notícia
Publicado em: 19/01/2016 15:25:47
A revista Ciência e Saúde Coletiva volume 20, n°12, disponível on-line, traz como tema a saúde dos idosos. O editorial assinado pelo pesquisador canadense Dr. Réjean Hébert fala das mudanças que o envelhecimento da população trazem para o setor saúde, entre elas uma maior prevalência das doenças crônicas sobre as agudas. Consequentemente, segundo Hébert, o modelo da atenção deveria mudar, passando a ter como centro a comunidade e não o hospital. Este número apresenta artigos de pesquisadores do Daps e do NAF/ENSP.
Notícia
Publicado em: 19/01/2016 11:56:48
Quais são os sistemas de informação utilizados para apoiar as compras públicas que estão, hoje, em uso? Quais sistemas de informação precisaríamos para ter um processo de compra pública cada vez mais eficiente? Essas foram algumas das indagações trazidas pela pesquisadora da ENSP Maria Angélica Borges na abertura do último Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP, realizado no ano de 2015. O tema central debatido foi Compras públicas em sistemas de saúde: qualidade e preço. Além de Angélica, para tratar do tema, o encontro recebeu Laura Anne Krech, da Universidade de São Paulo (USP) e Björn Wettermark, do Conselho da Municipalidade de Estocolmo (Suécia).  
Notícia
Publicado em: 19/01/2016 11:09:40
"No Brasil, o consumo de crack adquire dimensão expressiva, principalmente devido à sua visibilidade enquanto comportamento observável em cenas abertas de tráfico e consumo e também por despertar certo incômodo social, aparentemente pelo fato de os usuários serem de classe social mais empobrecida/marginalizada, fazerem uso em locais públicos e devido à associação (continuamente reforçada pelo senso comum e pelos meios de comunicação) com  problemas relacionados à violência e criminalidade nas grandes cidades". A constatação é da aluna de doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP Lidiane da Silveira Gouvea Toledo. Sua tese teve por objetivo analisar a inter-relação entre o uso de crack e similares em cenas abertas e envolvimento com a justiça criminal no Rio de Janeiro, de 2011 a 2013. Acredita a aluna que o consumo de crack em cenas abertas parece constituir, antes de tudo, uma questão urbana de ordem e gestão do espaço público, onde estratégias inovadoras da gestão, aliadas a redução de danos, são esforços necessários para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que interagem com as cenas e a da comunidade em geral.
Notícia
Publicado em: 18/01/2016 13:08:02
Maria do Carmo Leal, pesquisadora da ENSP, foi entrevistada pelo jornal A Tarde, de Salvador, em reportagem sobre uma proposta de lei que proibe que presas sejam algemadas durante o parto. Segundo a reportagem, o governo diz que a prática já não ocorre há vinte anos na Bahia, mas a lei serviria para homogeneizar procedimentos que até o momento ficam a critério de cada prisão. Tal como aconteceu com projeto semelhante, sancionado pelo governo do Rio de Janeiro há alguns dias, o projeto de lei que tramita na assembleia legislativa baiana também usou como base o estudo Nascer no Brasil, inquérito nacional sobre parto e nascimento, coordenado por Maria do Carmo. Em seu depoimento ao jornal soteropolitano, a pesquisadora lembrou que além da retirada das algemas é importante que se busque penas alternativas para as mães, como por exemplo, a prisão domiciliar. Leia aqui a íntegra da reportagem.
Notícia
Publicado em: 18/01/2016 10:12:42
Já está disponível on-line a nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP. A publicação traz como destaque a prioridade da Anvisa para análise de kits comerciais para diagnosticar Zika, Chikungunya e Dengue. A análise dos processos dever ser concluída nos próximos dez dias. Dois produtos são para diagnóstico de arboviroses em geral, dois para Dengue, um para Zika e um para Chikungunya.   
Notícia
Publicado em: 18/01/2016 09:01:28
A Fiocruz divulgou, em entrevista coletiva de imprensa com o Ministério da Saúde (MS) no sábado (16/1), uma importante inovação que permitirá realizar o diagnóstico simultâneo de zika, dengue e chikungunya em casos suspeitos. A novidade, anunciada durante visita do ministro da Saúde, Marcelo Castro, ao Campus Manguinhos, vai garantir maior agilidade para o diagnóstico realizado na rede de laboratórios do MS, além de reduzir os custos e permitir a substituição de insumos estrangeiros por um produto nacional. A inovação é resultado do trabalho conjunto do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) e de quatro unidades da Fiocruz: o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), com o apoio do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná), do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) e do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). O MS vai encomendar a produção de 500 mil kits pela Fiocruz até o final deste ano.