Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 08/03/2016 16:03:53
Seguro, para quem tem dinheiro, legalizado para homens - ainda que metaforicamente proibido por lei, é praticado todos os dias. O aborto, tema de disputas políticas, jurídicas e religiosas, é um dos grandes tabus nacionais. Uma das perspectivas mais importantes para se discutir o assunto, a da saúde pública, muitas vezes, é ignorada. No Dia Internacional da Mulher, muitas delas e alguns homens aderiram a uma campanha, nas redes sociais, pela legalização do aborto. No Brasil, só existem três hipóteses legais para a interrupção voluntária da gravidez: em vítimas de estupro, em caso de risco de morte para a mãe e quando o feto é anencéfalo. A proibição, para todos as demais situações, é a perfeita tradução da hipocrisia nacional. Na prática, um milhão de abortos são realizados ilegalmente, por ano, no país. Ao fechar as portas da saúde para as mulheres que não desejam dar continuidade à sua gestação, os homens que fazem as leis abrem as janelas por onde entram o aborto inseguro, as sequelas físicas e emocionais e, em alguns casos, a morte. A Revista Radis de março trouxe uma grande reportagem sobre o tema. No texto, o aborto é discutido à luz da saúde pública, com dados comparativos sobre o que ocorre no Brasil e em países onde as leis são menos restritivas à prática. O Silêncio Ensurdecedor do Aborto é o título da reportagem, que pode ser acessada em anexo.
Notícia
Publicado em: 08/03/2016 10:44:37
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e a Rede de Laboratórios de Diagnóstico de Arbovírus (Relda) das Américas anunciaram um acordo no final de fevereiro, em Porto Rico, sobre novas diretrizes comuns para o processo de identificação e confirmação de casos de suspeita de zika. A OMS, junto com a comunidade científica, busca desenvolver exames mais precisos para detectar o vírus. “Com a dengue e a chikungunya circulando na região, diagnosticar o zika é um grande desafio”, afirmou María Guadalupe Guzmán, presidente da Relda, em encontro organizado pela OMS na capital de Porto Rico, San Juan.
Notícia
Publicado em: 08/03/2016 09:46:44
O volume 21, número 2, da Revista Ciência & Saúde Coletiva, disponível on-line, traz detalhes dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 (PNS 2013) - uma parceria entre o Ministério da Saúde e o IBGE a respeito da situação atual da saúde no Brasil. A PNS apresenta estimativas nacionais e estaduais obtidas de relatos individuais sobre saúde e doenças, fatores de risco e o uso e o grau de satisfação com os serviços de saúde. Também registra as experiências e percepções da população acerca de uma gama de políticas e programas nacionais. Em um sistema de saúde descentralizado, como o brasileiro, avaliações nacionais regulares ajudam a divulgar o trabalho e os esforços dos estados e municípios, incentivando a adoção de melhores práticas. Devido ao amplo tamanho da amostra, a PNS 2013 permitiu o monitoramento das experiências por subgrupos, essencial para avaliar a equidade - objetivo básico do Sistema Único de Saúde. 
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 16:06:14
A Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) informa que a Internet vem apresentando instabilidade nos campi da Fiocruz no Rio de Janeiro, devido a danos causados à fibra ótica da Rede Comep-Rio, em decorrência das obras da Prefeitura do Rio na Avenida Brasil. O problema está afetando também os sistemas de Educação a Distância da ENSP. A recuperação da infraestrutura que suporta o serviço de Internet é de responsabilidade da Rede Comep-Rio, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 15:44:38
Com o objetivo de divulgar e debater os resultados da pesquisa Mortes Violentas de Jovens: um olhar compreensivo para uma tragédia humana e social, o Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) realizará o seminário Mortes violentas de jovens: o desafio da prevenção em uma perspectiva intersetorial. Voltado para pesquisadores, profissionais e gestores que atuam na área de políticas públicas para a juventude e prevenção da violência, além de pessoas interessadas no tema. O evento, marcado para o dia 14 de março, das 9 às 17 horas, no auditório térreo da Escola, será aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 14:00:41
Na última segunda-feira, 29 de fevereiro, o jornal O Globo trouxe como principal manchete a seguinte frase: "Rio registra a maior taxa de mortes no SUS desde 1984". O texto da chamada de capa também dizia que a maioria das mortes no estado, entre 2008 e 2015, não teve suas causas identificadas. Como não poderia ser diferente, a reportagem chamou a atenção de pesquisadores da saúde pública, que rapidamente identificaram equívocos na leitura que o texto faz dos dados disponíveis no Datasus. Uma das vozes a reagir foi Ligia Giovanella, pesquisadora do Departamento de Planejamento e Administração em Saúde (Daps/ENSP). Ligia enviou uma carta ao repórter Eduardo Barreto em que procura elucidar os muitos erros da reportagem. Leia, em anexo, a carta da pesquisadora.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 13:58:24
O Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) - com o qual a ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa -, vai promover um webinar sobre a implementação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a elaboração do Plano de Segurança do Paciente. O encontro, marcado para o dia 21 de março, às 10h, será proferido pela chefe do Serviço de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Helaine Capucho. Para assistir a esse seminário on-line, os interessados deverão acessar o Portal Proqualis e localizar o link de participação, a partir do dia 15/3.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 12:39:34
O livro Saberes e práticas na Atenção Primária à Saúde - Cuidado à População em Situação de Rua e Usuários de Álcool, Crack e Outras Drogas, organizado pelas pesquisadoras Mirna Teixeira, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e Zilma Fonseca, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), propõe reflexão sobre o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços de saúde, além de destacar a abrangência social que o enfrentamento do crack, álcool e outras drogas, proveniente de populações em situação de vulnerabilidade social, exige. A publicação resulta do esforço de compreensão e sistematização das práticas das equipes Consultórios na Rua (CnaR) de diferentes realidades brasileiras no atendimento à população de rua e usuários de álcool, crack e outras drogas.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 12:33:47
Faleceu, no sábado (5/3), um dos mais importantes parasitologistas do país, o médico e pesquisador emérito da Fiocruz Luís Rey. Com 97 anos, o pesquisador teve uma trajetória versátil e participou de inúmeras ações de saúde pública, e não só no Brasil.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 11:42:32
Médica obstetra e mestranda do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Liana Koslinski foi uma das participantes do programa Tema Livre, veiculado pela Rádio Nacional, na terça-feira (16/2), que discutiu os medos relacionados ao parto. A mestranda da ENSP citou os resultados da pesquisa Nascer no Brasil que revelam a discrepância do desejo da mulher no inicio da gravidez, quando 70% querem um parto normal, com um desfecho relativamente alto de cesarianas. "Isso nem sempre é determinado pelo medo. Ao longo do pré-natal isso é trabalhado na cabeçla da mãe, além de haver direcionamento de alguns médicos do serviço privado", afirmou Liane, que também citou as inúmeras intervenções que levam ao parto ruim. Confira o programa na íntegra.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 10:55:41
O Programa de Computação Científica (Procc), em parceria com o Programa de pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), promove no dia 9 de março, às 15 horas, o Seminário internacional Controlando Doenças: usando a ciência para informar a política pública. O evento contará com palestra da professora Christl Donnelly, do Centro de Análise e Modelagem de Surtos da  Imperial College, de Londres, que discutirá como epidemiologistas podem auxiliar os agentes da política pública a controlar doenças. A apresentação será feita em inglês.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 10:33:40
No dia 9 de março, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública e Meio Ambiente Prematuridade na coorte de recém-nascidos vivos do município do Rio de Janeiro e evolução dos neonatos prematuros do Hospital Universitário Pedro Ernesto em UTI, por Nina Cid Loureiro Pombo, na sala 403 da ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 09:43:46
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP está disponível on-line. A publicação divulga que que agências reguladoras de treze países, incluindo o Brasil, participaram de uma teleconferência onde foram compartilhadas ações desenvolvidas no combate ao zika vírus. A iniciativa - que segue modelo adotado no combate ao Ebola -, foi coordenada pelo diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, e expôs o que cada um dos países participantes vem investindo no que diz respeito a testes e diagnósticos rápidos, controle de viajantes e transfusão de sangue, entre outros pontos. Além do apoio regulatório e financeiro para enfrentar a infecção causada pelo zika, vírus que está associado aos casos de microcefalias em recém-nascidos.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 08:43:17
Na segunda edição sobre o vírus que tem atraído as atenções de todo o mundo, o Sala de Convidados discute o tema Zika e Saúde Pública. O programa vai ao ar terça-feira (8/3), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. A epidemia de zika e a provável relação do vírus com os casos de microcefalia no Brasil se transformou em um dos maiores desafios da Saúde Pública no país. A doença fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse situação de emergência internacional em saúde pública, no dia 1º de fevereiro deste ano. A declaração de situação de emergência tem o objetivo de facilitar a adoção de medidas como a maior mobilização para a arrecadação de fundos destinados ao combate ao vírus.
Notícia
Publicado em: 04/03/2016 15:51:31
A pesquisa Modelo de Serviços Farmacêuticos aos Pacientes Portadores de Diabetes Mellitus: dispensação e seguimento farmacoterapêutico foi desenvolvida por pesquisadores da ENSP, no âmbito da Rede do PDTSP-Teias, do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública da Fiocruz. Seus resultados foram divulgados no portfólio, lançado recentemente pela Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR/Fiocruz), Rede de Pesquisa no Território de Manguinhos - uma parceria entre academia, serviços de saúde e sociedade civil. A coordenação desse projeto ficou a cargo da pesquisadora da ENSP Vera Lucia Luiza e utilizou uma metodologia de pesquisa-ação, ou seja, que interage com a realidade.