Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 04/04/2016 10:22:23
Já está disponível no canal da ENSP no YouTube o segundo de uma série de vídeos trazendo os depoimentos dos participantes do evento Tribuna livre: em defesa da democracia e dos direitos sociais, organizado pela ENSP no dia 30 de março. O encontro foi uma oportunidade de dar voz aos que estão preocupados com a atual conjuntura política e econômica do país e arregaçam as mangas em defesa do estado democrático de direito. O vídeo traz as participações de Roberto Lehrer, reitor da UFRJ; José Bezerra, morador de Manguinhos; Ligia Bahia, da UFRJ; e Eliomar Coelho, deputado estadual do Psol/RJ.
Notícia
Publicado em: 01/04/2016 15:13:26
No dia 4 de abril, apresentação da dissertação de mestrado acadêmico em Saúde Pública Quantos gritos cabem em um silêncio?' a visão dos professores da Rede de Educação do município do Rio de Janeiro sobre trabalho, saúde e ação sindical, por Lais Oliveira de Souza, na sala 408 da ENSP, a partir das 14 horas.
Notícia
Publicado em: 01/04/2016 13:03:52
O Informe ENSP começa a publicar, nesta sexta-feira (1/4), uma série de vídeos apresentando todos os depoimentos dos participantes do evento Tribuna livre: em defesa da democracia e dos direitos sociais, organizado pela ENSP no dia 30 de março. O encontro foi uma oportunidade de dar voz aos que estão preocupados com a atual conjuntura política e econômica do país e arregaçam as mangas em defesa do estado democrático de direito. O primeiro vídeo traz, além da mesa de abertura com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o diretor da ENSP, Hermano Castro, as falas do ex-ministro da Saúde e atual diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags/Unasul), José Gomes Temporão, do advogado e defensor dos direitos humanos e de vítimas da ditadura militar, Antônio Modesto da Silveira, e de Darcília Alves, uma liderança comunitária de Manguinhos. Confira.
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 16:22:11
A complexidade em torno das epidemias de dengue, zika e chikungunya requer esforços do campo da ciência, além de ações do poder público, da sociedade civil e individuais a fim de aprimorar as ações de prevenção e combate. O governo brasileiro, por sua vez, trata como prioridade o investimento em novas tecnologias que contribuam para a investigação do vírus zika, mas até que ponto a eticidade dos projetos de pesquisa, especificamente em grávidas (um dos principais focos de preocupação), é discutida ou até mesmo considerada? É aceitável que se façam pesquisas sem os níveis primordiais de segurança? É a respeito desse tema que o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos se debruçará na próxima segunda-feira (4/4), ocasião em que receberá o coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, e a pesquisadora da Universidade de Brasília Débora Diniz para o debate Zika: a ética em pesquisas e em questões de gênero. O Ceensp, coordenado pelo pesquisador da ENSP Sergio Rego, está marcado para as 14 horas, no auditório térreo da ENSP.
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 15:21:02
No dia 1/4, duas dissertações de mestrado acadêmico do programa de Pós-graduação em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 14:33:15
A Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta profundamente o adiamento da data de início do curso de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde, na modalidade a distância, e esclarece que o mesmo foi necessário para atender as exigências legais de formalização de processos administrativos e contratos para execução de cursos numa instituição pública, resguardando-a jurídica e administrativamente. Nesse sentido, até que se tenha resolvido a questão administrativa, o curso não tem data prevista para início de suas atividades.
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 14:23:37
Alexandre Pessoa, professor da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), fala sobre o seminário que discutiu a flexibilização ambiental no caso TKCSA e reapresentou relatório da Fiocruz a respeito dos danos à saúde provocados pela siderúrgica. 
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 13:30:09
Que futuros se anunciam para o Brasil, em meio à crise política e econômica que vem convulsionando a vida dos brasileiros? Em um cenário de esgotamento do sistema político tal qual hoje se apresenta, no qual a presidente da República sofre um processo de impeachment sem que haja crime de responsabilidade caracterizado, quem são os agentes que disputam os destinos do país, hoje? O seminário Futuros do Brasil – Crise atual e alternativas de longo prazo, que será realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), nos dias 11 e 12 de abril, levará essas questões a quatro mesas de debates: Encruzilhadas da conjuntura; O movimento da política institucional; A política e o movimento da sociedade; e O horizonte do futuro.
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 13:15:43
A educação e a música são importantes aliadas no desafio de mobilizar a população para o combate ao Aedes aegypti e aos vírus Zika, da dengue e da chikungunya. Pensando nisso, o Ministério da Saúde lançou na quarta-feira (30/3) o projeto Crianças contra Zika, usando a música para ampliar os conhecimentos sobre as doenças e formas de prevenção. A ação faz parte do eixo Mobilização e Combate ao Mosquito do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia.
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 12:59:32
Com o objetivo de debater a centralidade estratégica do desenvolvimento social brasileiro para o enfrentamento da tuberculose, a ENSP realizará a palestra Cidadania em Saúde, no dia 6 de abril, que será proferida pelo diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Cândido Grzybowski, às 9 horas, na ENSP. O evento, que conta ainda com a mesa-redonda O uso do audiovisual fortalecendo a comunicação entre Estado e sociedade para o controle da tuberculose, marcada para às 14 horas, foi pensado em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Nesse encontro, a aposta é reafirmar o valor da cidadania, com enfoque na igualdade de direitos, e ainda inspirar a reflexão sobre como devemos nos ver e agir em sociedade, começando por ampliar o próprio alcance da ideia de 'direito à saúde'. As atividades são abertas ao público, não sendo necessário inscrição prévia e ocorrerão no salão internacional da Escola.
Notícia
Publicado em: 30/03/2016 16:53:09
Pesquisadores, parlamentares, estudantes, moradores da periferia, militantes de movimentos sociais e entidades que lutam por direitos no Brasil marcaram presença na manhã de quarta-feira, 30 de março, no debate Tribuna livre: em defesa da democracia e dos direitos sociais, organizado pela ENSP. Como o próprio nome aponta, o evento foi uma oportunidade de dar voz aos que estão preocupados com a atual conjuntura política e econômica do país e arregaçam as mangas em defesa do estado democrático de direito. As vozes, ouvidas no auditório térreo lotado, trouxeram opiniões e experiências diferentes sobre a crise que estamos vivendo, mas todas convergiam para um ponto: a necessidade de a sociedade civil se manter vigilante quanto aos riscos de retrocesso no que diz respeito aos direitos sociais conquistados. Nomes como o do advogado Antônio Modesto da Silveira, que defendeu presos políticos durante a ditadura, o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Roberto Lehrer, reitor da UFRJ e Darcília Alves, liderança do território de Manguinhos, foram alguns dos destaques do evento.
Notícia
Publicado em: 30/03/2016 16:04:06
As pesquisadoras Isabela Santos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), e Bianca Borges, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), participaram, nesta quarta-feira-feira (30/3), do Seminário de Redes em Defesa da Saúde e dos Direitos Sociais, realizado em Brasília. O evento tem por objetivo reunir especialistas de instituições acadêmicas, movimentos populares e pastorais sociais para refletir e debater ações comuns frente aos desafios para avanço e consolidação dos direitos sociais básicos como saúde e saneamento. 
Notícia
Publicado em: 30/03/2016 15:34:15
O programa Sala de Convidados, do Canal Saúde, recebeu o diretor da ENSP, Hermano Castro, a coordenadora Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS/ENSP, Patrícia Tavares Ribeiro, e a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, para falar sobre a zika e os determinantes sociais da saúde. Durante a entrevista, exibida em 29/3, Hermano Castro defendeu ser muito complicado combater qualquer vetor ou possibilidade de enfrentamento sem ter uma política de infraestrutura urbana consolidada. Confira o programa!
Notícia
Publicado em: 30/03/2016 15:17:05
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lança, nesta quinta-feira (31/3), o Observatório das Estratégias da Indústria do Tabaco. Trata-se da primeira plataforma digital, criada por uma instituição pública da área de saúde, que objetiva demonstrar a interferência da indústria do fumo nas políticas públicas de controle do tabaco. Desenvolvida pelo Centro de Estudos sobre o Tabaco e Saúde da ENSP (Cetab/ENSP/Fiocruz), em parceria com a Comissão Nacional para a Implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil (Conicq/Inca), a União Internacional contra a Tuberculose e Doenças Respiratórias (The Union) e a Aliança para o Controle do Tabaco (ACT), a inciativa disponibilizará informações para que profissionais de saúde e outros agentes promotores de saúde conheçam as táticas usadas pela indústria do tabaco. O observatório será acessível ao público.
Notícia
Publicado em: 30/03/2016 14:55:32
Na edição n°163 de abril de 2016 da Revista Radis, disponível on-line, o destaque é para o alto preço dos medicamentos que tem relação "com o interesse dos fabricantes, permitido pela legislação internacional e brasileira, de obter lucros exorbitantes". Segundo a revista, a inovação e produção nem são os principais custos dos laboratórios, mas as despesas com propaganda e marketing, que incluem o aliciamento direto ou indireto de médicos que receitem seus produtos. Para traçar um quadro dos processos históricos, econômicos e políticos que fizeram com que a falta de acesso a medicamentos ainda seja um dos principais problemas da atenção à saúde no país, a repórter Elisa Batalha, autora da matéria de capa, procurou usuários, organizações não governamentais, pesquisadores, farmacêuticos, médicos, advogados, entidades nacionais e internacionais, gestores de instituições públicas de pesquisa, produção e distribuição de medicamentos. "A legislação sobre patentes é o antônimo do primado da saúde, na medida em que a vida das pessoas não tem precedência sobre os altos lucros".