Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.788 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 15/02/2016 11:04:54
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca mantém um espaço destinado ao compartilhamento de conhecimentos de temas abordados por pesquisadores e alunos da própria instituição e por convidados externos: são as sessões científicas. E no dia 26 de fevereiro, duas atividades ocorrerão na ENSP, uma sendo promovida pelo Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs) e que abordará questões de trabalho e direito, e a outra pelo Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), sobre o gerenciamento de doenças crônicas na atenção primária. Ambos os eventos são abertos ao público e não necessitam de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 11/02/2016 14:26:44
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e mais 32 revistas científicas, ONGs, fundos e institutos de pesquisa assinaram, na última quarta-feira (10/2), uma declaração conjunta na qual se comprometem a compartilhar, de forma rápida e aberta, dados e resultados relevantes de pesquisas que possam ajudar na crise com o vírus zika e em outras emergências de saúde pública. O objetivo da iniciativa é garantir que qualquer informação de valor para a saúde pública seja disponibilizada gratuitamente e o mais rápido possível para a comunidade internacional, sem impedir pesquisadores de, posteriormente, publicar os dados apresentados em seus artigos. A expectativa é que outras instituições também passem a aderir à causa nas próximas semanas.
Notícia
Publicado em: 11/02/2016 12:57:55
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs/ENSP) está com inscrições abertas para o curso de atualização Direito e Saúde. Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição por e-mail.    
Notícia
Publicado em: 11/02/2016 12:54:00
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) amanhece triste, nesta quinta-feira (11 de fevereiro), com a notícia do assassinato de Marcus Vinicius de Oliveira, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, militante das causas sociais e do movimento da luta antimanicomial no país. Também conhecido como Marcus Matraga, foi vítima de homicídio no município de Salinas das Margaridas, no Recôncavo baiano, em função de sua atividade política na mediação de conflitos de terras indígenas. A ENSP, através do seu pesquisador e presidente de honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Paulo Amarante, publica sua nota de pesar contra mais esse crime em nossa sociedade.
Notícia
Publicado em: 11/02/2016 11:35:47
A nova edição do boletim do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da ENSP está no ar. Entre os vários assuntos que aborda, estão os direitos dos participantes de pesquisa em risco, de acordo com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Também em destaque o Projeto de Lei do Senado 200/2015, que se aprovado como está, deixaria as investigações científicas com seres humanos ao sabor de interesses particulares. 
Notícia
Publicado em: 05/02/2016 18:25:08
Estudo pioneiro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado o Ministério da Saúde, constatou a presença do vírus zika ativo (com potencial de provocar a infecção) em amostras de saliva e de urina. A evidência inédita, que sugere a necessidade de investigar a relevância destas vias alternativas de transmissão viral, foi constatada pelo Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A descoberta foi anunciada em entrevista coletiva na sexta-feira (5/2) no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 04/02/2016 17:52:51
Rita Mattos, pesquisadora da ENSP/Fiocruz, avalia os 10 anos do Curso de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana na modalidade a distância.
Notícia
Publicado em: 04/02/2016 15:42:16
Já está on-line mais um volume da revista Trabalho, Educação e Saúde, publicação quadrimestral da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A atual edição traz artigos que contam com a contribuição de duas pesquisadores da ENSP e uma resenha escrita por uma aluna de doutorado da Escola. No editorial, o sanitarista Gastão Wagner, atual presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), faz uma avaliação da XV Conferência Nacional de Saúde. Gastão reconhece a importância do evento como síntese de um processo democrático que, organizado em rede, envolveu mais de um milhão de pessoas em encontros regionais, conferências livres etc. O presidente da Abrasco, entretanto, lembra, no texto, que esse modelo de democracia popular muitas vezes não tem se traduzido em mudanças efetivas nas políticas públicas. 
Notícia
Publicado em: 04/02/2016 13:19:00
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, ofereceu aos países do Mercosul e associados treinamento para a realização laboratorial de testes para detecção do vírus zika. A capacitação será feita pelos institutos nacionais do Brasil por meio do exame PCR (Polymerase Chain Reaction). O objetivo é reforçar a capacidade de vigilância epidemiológica da região, acompanhando o comportamento do vírus e propondo ações necessárias para a proteção da população. No mês de janeiro, técnicos do Paraguai, Peru, Uruguai e Equador receberam treinamento do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS).
Notícia
Publicado em: 04/02/2016 11:52:49
Está no ar Aedes Informa, uma área temática organizada pela rede de bibliotecas da Fiocruz. Seu objetivo é reunir referências bibliográficas sobre os vírus zika e chikungunya que estão disponíveis nas bases de dados Lilacs, Pubmed, Scopus e Web of Science. Desenvolvida no Zotero, um software livre utilizado para gestão e compartilhamento de referências, a biblioteca temática é atualizada regularmente e já oferece mais de quatro mil artigos, apresentando um panorama de pesquisas e estudos associados à produção científica internacional. Para facilitar a pesquisa, a biblioteca disponibilizou um tutorial para a utilização dessas referências bibliográficas. 
Notícia
Publicado em: 04/02/2016 09:48:06
Nesta quinta-feira (4/2), os sites oficiais do governo aderiram à campanha nacional de combate ao Aedes e zika vírus. Os usuários que acessarem os portais federais observarão imagens de três mosquitos voando na tela do computador ou dos dispositivos móveis utilizados para navegação. Ao posicionar o cursor sobre o mosquito e clicar sobre ele, o leitor será direcionado ao site oficial da ação. A previsão é que todos os sites do Governo Federal entrem na campanha, lançada no dia 27. A ação já pode ser visualizada no Portal ENSP. #ZikaZero
Notícia
Publicado em: 03/02/2016 12:47:40
Muitas são as opiniões a respeito da epidemia de microcefalia e das doenças vetoriais relacionadas ao Aedes aegypti, principalmente após a OMS declarar emergência mundial por microcefalia. Maiores ainda são as associações que vêm surgindo como consequências desse grave surto. Pesquisadores, instituições científicas e o governo correm contra o tempo em busca de soluções e estratégias eficientes para seu enfrentamento. No entanto, o que ficará quando a crise passar? Quem sofrerá suas consequências? Especialistas apontam caminhos, debatem possibilidades; a população sofre, e já se fala no comprometimento de uma geração inteira - os chamados filhos da zika. Complicações neurológicas como a síndrome de Guillan-Barré, o aborto, as consequências para a saúde e o ambiente, em especial na população mais vulnerável, e o desenvolvimento de uma vacina estão entre os pontos mais preocupantes. E, para completar, na cidade do Rio de Janeiro, que receberá os Jogos Olímpicos 2016, há preocupação com a chegada dos visitantes internacionais e delegações. A ENSP quer saber o que você pensa sobre o futuro do Brasil frente ao zika vírus. Responda à pergunta e participe do mais novo tema do Blog Saúde em Pauta. Escreva! Dê sua opinião!
Notícia
Publicado em: 03/02/2016 10:39:52
A pesquisadora Silvana Granado, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), participou, na última sexta-feira, do programa Tema Livre, da Rádio Nacional, que debateu os fatores que interferem na escolha pelo tipo de parto e o alto número de cesarianas no país. A pesquisadora, que comentou os resultados da pesquisa Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, também falou sobre o elevado número de cesarianas e das intervenções obstétricas durante o trabalho de parto em mulheres brasileiras. O programa também discutiu o papel dos médicos e de outros profissionais como as doulas.
Notícia
Publicado em: 03/02/2016 08:20:59
A  edição n°161 de fevereiro de 2016 da Revista Radis, disponível on-line, destaca a tríplice epidemia viral de dengue, chikungunya e zica, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. "A possibilidade de alguns casos de zika evoluírem para complicações neurológicas como a síndrome de Guillan-Barré, e, desde novembro passado, a constatação de que a infecção pelo vírus durante a gravidez tem relação direta com uma outra epidemia, a de casos de microcefalia, entre outros comprometimentos da zika congênita, tornou a atual crise sanitária uma prioridade para além do campo da saúde, acordando as autoridades e preocupando toda a população", alerta o editorial da publicação. A matéria de capa critica a ideia do mosquito como o “inimigo número um”, porque é mais eficaz modificar as condições que propiciam a proliferação do mosquito do que focar diretamente nele, afirmam pesquisadores e sanitaristas entrevistados. "O que permite a infestação dos mosquitos nas cidades brasileiras é a ausência de saneamento e de oferta contínua de água, acúmulo de lixo, falta de drenagem e de limpeza pública, falta de cuidados dentro e fora das casas para eliminar qualquer acúmulo de água parada."
Notícia
Publicado em: 02/02/2016 11:17:28
O calendário nacional de vacinação sofreu mudanças em 2016. De acordo com Ministério da Saúde, as alterações serão anotadas nas cadernetas nas próximas campanhas de imunização. A oferta da hepatite B será ampliada para idosos. Em reportagem para o Canal Saúde, da Fiocruz, a supervisora de enfermagem do Centro de Saúde Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), Slete Ferreira, explicou que a vacina da hepatite B era ministrada até 49 anos e verificou-se que, com a continuidade das atividades sexuais dos idosos, esse foi um dos motivos para a ampliação da oferta da vacina.