Notícias do Informe
14.788 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 08/12/2015 10:27:36
Foram reabertas, até 3 de março, as inscrições para o curso de atualização Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, alimentação inadequada e inatividade física. Há 30 vagas disponíveis. A qualificação profissional pretende apresentar a importância de se conhecer os fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não-transmissíveis, com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção através de políticas públicas; além de trazer o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos com ênfase no tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis.
Notícia
Publicado em: 08/12/2015 10:06:01
Com a proposta de disseminar a cultura da segurança do paciente nos serviços de saúde e, assim, diminuir a frequência e a magnitude dos incidentes relacionados ao cuidado em saúde, a ENSP, em parceria com Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL), acaba de formar cerca de mil alunos no curso internacional de especialização em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. A formação, oferecida concomitantemente no Brasil e em Portugal, desenvolveu-se na modalidade a distância. Seus resultados foram apresentados recentemente ao Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), do qual pesquisadores da ENSP são integrantes. O coordenador do curso no Brasil e pesquisador da Escola, Walter Mendes, apontou como excelentes os resultados do curso. "Estamos buscando financiamento para uma segunda edição do curso. Para tanto, propostas de mudanças e melhorias para a formação já estão em andamento", disse.
Notícia
Publicado em: 08/12/2015 09:47:12
A crise política que atravessou o ano apresenta reflexos contraditórios, e, embora o governo tenha ampliado um pouco sua margem de manobra, outros problemas políticos e jurídicos não cessam de emergir. A conjuntura leva à pergunta: como se desdobrará esse cenário em 2016 e que linhas de força o configurarão, na sociedade e no sistema político? Esse será o tema do terceiro debate online da série Futuros do Brasil, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz), que será realizado no dia 10/12, das 14h às 16h. Qualquer pessoa pode acompanhar via internet em tempo real e enviar perguntas aos palestrantes.
Notícia
Publicado em: 08/12/2015 09:36:04
No dia 9 de dezembro, uma dissertação de mestrado acadêmico do programa de Saúde Pública e Meio Ambiente e uma tese de doutorado do programa de Epidemiologia em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 08/12/2015 09:32:06
Zika, chikungunya e dengue estarão em discussão em um seminário, que acontece nos dias 15 e 16 de dezembro, em Belo Horizonte. O evento, que é gratuito e aberto ao público, tem por objetivo contribuir com a ampliação do conhecimento sobre as viroses emergentes, buscando o fortalecimento do SUS no enfrentamento dos atuais desafios da vigilância e da atenção à saúde.
Notícia
Publicado em: 07/12/2015 16:28:37
O Núcleo de Experimentação de Novas Tecnologias Interativas (Next), coordenado pelo pesquisador Nilton Bahlis dos Santos, completou oito anos de trabalho na última sexta-feira (4/12). Criado para incorporar práticas colaborativas e interativas na área da saúde, o Núcleo pertence ao Grupo de Pesquisa Tecnologias, Culturas, Práticas Interativas e Inovação em Saúde, e está sediado na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) desde abril de 2015.
Notícia
Publicado em: 07/12/2015 16:12:15
"Quando a gente olha para o SUS, a gente sabe que há conquista. Temos que valorizar o SUS todo dia, 24 horas por dia. E isso significa garantir vacinas, transplantes, vigilância sanitária e epidemiológica, tratamento das pessoas com deficiência, medicamentos gratuitos ou com desconto. Tudo isso é a complexa articulação de pessoas que garantem o SUS, e que mudam para melhor a vida dos brasileiros", defendeu a presidenta Dilma Rousseff, diante de 6,5 mil participantes da 15ª Conferência Nacional de Saúde que lotaram o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), na sexta-feira (4/12).
Notícia
Publicado em: 07/12/2015 16:08:22
No dia 8 de dezembro, quatro dissertações de mestrado e uma tese de doutorado, de três programas stricto sensu da ENSP serão apresentadas. Confira os temas, alunos e orientadores.
Notícia
Publicado em: 07/12/2015 16:05:32
Dezembro é um mês bem especial para o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), uma das unidades da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Há 30 anos, em dezembro de 1985, foi criado este centro, que funde sua história com a construção do campo da saúde do trabalhador no Brasil. Nesse período, o Cesteh foi protagonista na construção dessa área no âmbito do Sistema Único de Saúde, participando ativamente de eventos como as quatro Conferências Nacionais de Saúde do Trabalhador, a criação da Rede Nacional de Saúde dos Trabalhadores, além da construção da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Referência nacional na atualização de aporte teórico, conceitual e de inovação para a intervenção em saúde, trabalho e ambiente, o Cesteh vai celebrar suas três décadas de história com uma série de debates sobre as políticas públicas, atuação sindical, saúde ambiental e formação em saúde do trabalhador, que serão realizados entre dias 9, 10 e 11 de dezembro. A semana comemorativa é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 07/12/2015 16:04:40
O I Colóquio Brasil-Cuba, que será realizado pela ENSP nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, terá transmissão simultânea. O evento tem como objetivo fortalecer as capacidades formativas regionais em saúde pública dos dois países em questão e discutir a formação na área a partir de experiências das principais escolas do Brasil e de Cuba, contribuindo assim para a criação de espaços colaborativos entre alunos, profissionais de saúde e professores. A conferência de abertura, intitulada Desafios à Formação em Saúde Pública está marcada para às 10h e contará com as presenças do diretor da ENSP, Hermano Castro, da vice-diretora de Ensino da Escola, Tatiana Wargas, de Lázaro Diaz, da Escola de Saúde Pública de Cuba (Ensap) e de Adolfo Álvarez, do Instituto Nacional de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cuba (Inhem).
Notícia
Publicado em: 07/12/2015 14:06:29
Com seis décadas de atuação, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) vem ampliando seu papel na formação de recursos humanos para o SUS e para o sistema de ciência e tecnologia, na produção científica e tecnológica e na prestação de serviços de referência no campo da saúde pública brasileira, buscando um sistema de saúde mais efetivo, igualitário e de qualidade. Contribui para esse fim o Regimento Interno da Escola, aprovado em Assembleia realizada nos dias 15 e 16 de junho e 1º de julho de 2015. Seu objetivo principal é adequar e atualizar a estrutura organizacional da ENSP em consonância com as deliberações do V Congresso Interno da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 04/12/2015 16:53:02
É consagrada pelo senso comum a ideia de que para se manter a saúde em dia, deve-se fazer exames de rotina, os chamados check-ups. Mas para os pesquisadores Luis David Castiel e Paulo Nadanovsky, do departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP, há riscos também na forma exagerada que esses exames são feitos hoje. A percepção é compartilhada por Arn Migowski, do Instituto Nacional de Câncer. Os três estiveram presentes ao Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, realizado em novembro, numa mesa intitulada A prevenção nossa de cada dia: dilemas e desafios para a saúde. A atividade foi coordenada por Luiz Antônio Bastos Camacho, pesquisador da Escola.
Notícia
Publicado em: 04/12/2015 15:43:49
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para sete cursos de especialização, totalizando 190 vagas. São oferecidas 20 vagas para a especialização em Gênero, Sexualidade e Diretos Humanos; 30 para Gestão e Tecnologias do Saneamento; 20 vagas para o curso de Direito e Saúde; 30 para a especialização em Saúde Pública; 35 para Gestão de Hemocentros; 35 vagas para a especialização em Vigilância Sanitária; e 20 para Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Todas as inscrições devem ser feitas pela Plataforma SigaLS. Confira as datas, os cronogramas e os detalhes, de cada uma das chamadas, em seus respectivos editais.
Notícia
Publicado em: 04/12/2015 15:26:13
Margareth Dalcolmo, pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) e consultora da Organização Mundial da Saúde para assuntos de tuberculose, comenta o relatório da OMS que aponta a TB como doença infecciosa que mais mata no mundo, superando a Aids.
Notícia
Publicado em: 04/12/2015 14:29:42
A edição n°159 de dezembro de 2015 da Revista Radis, que está disponível on-line, aborda como tema principal As filas da saúde, sob o aspecto do direito à saúde, da qualidade do acesso e da atenção no SUS, discussão central da 15ª Conferência Nacional de Saúde. A reportagem explica que a Unidade Básica de Saúde - também conhecida como posto de saúde, ou centro municipal de saúde ou clínica da família - é a principal porta de entrada para o sistema, onde acontecem consultas, vacinações, alguns exames e procedimentos simples como aferição de pressão e distribuição dos principais medicamentos. As outras entradas possíveis no sistema de saúde são as emergências - nos hospitais ou ambulatórios -, e a fila 'virtual' para transplante de órgãos (que só é feito pelo SUS, mesmo quando o paciente tenha realizado todo o atendimento e tratamento prévio no sistema privado). "A atenção básica é a ordenadora do sistema, e ela poderia resolver efetivamente 80% ou mais dos problemas de saúde da população sem precisar encaminhar para uma consulta com especialista", avalia Janise Braga Barros, professora do Departamento de Medicina Social da USP de Ribeirão Preto. O que provoca as filas desordenadas, aflição nos usuários e falta de comunicação é, quase sempre, resultado de um mau gerenciamento da informação, avaliam especialistas.