Notícias: APPEnsp
3.128 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 13:05:36
Na semana em que o governo de São Paulo fez uma operação violenta para acabar com a Cracolância na capital paulista, o professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Dênis Petuco, fala sobre a política brasileira de combate às drogas, que prioriza a repressão e não a prevenção. Na entrevista, Dênis também fala sobre os caminhos alternativos para este combate, a política de redução de danos, aborda a questão da legalização das drogas no Brasil e a carga moral que está envolvida nesse debate. Segundo ele, o usuário de crack talvez seja a mais brutal face da miséria urbana na contemporaneidade.
Notícia
Publicado em: 26/05/2017 12:56:19
Os desafios de uma esquerda enfraquecida frente à abertura de um novo ciclo político serão analisados no próximo debate online da série Futuros do Brasil, realizada pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz. A discussão se dará em torno do livro Esquerda: crise e futuro, do professor e pesquisador José Maurício Domingues, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj e pesquisador associado do CEE-Fiocruz. Ao seu lado, participará do debate a professora Ingrid Sarti, do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (Pepi-UFRJ), fazendo comentários à exposição do autor. O evento será realizado em 1/6/2017, e como nos demais debates online da série, a participação é virtual. Qualquer pessoa pode se conectar pelo blog do CEE-Fiocruz, acompanhar o debate em tempo real e fazer perguntas aos participantes.
Notícia
Publicado em: 25/05/2017 16:18:28
No dia 26 de maio, três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado em Saúde Pública serão apresentadas na ENSP. Confira!
Notícia
Publicado em: 25/05/2017 16:14:04
Após longo processo de negociação, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Doutorado Interinstitucional em Saúde Pública, elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) - instituição promotora - em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) - instituição receptora. Oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, da ENSP/Fiocruz, o Dinter formará doutores em uma região ainda carente de programas de pós-graduação em saúde pública e criará condições para o desenvolvimento de futuros cursos nesse campo. Na ENSP, a coordenação é dos pesquisadores Carlos Machado de Freitas e Rosely Magalhães; na Unifesspa, a responsável é a doutora Joseane Carvalho Costa. As inscrições estão abertas até 12 de junho de 2017 e devem ser feitas na Plataforma Siga Stricto Sensu Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 25/05/2017 14:38:33
Na próxima terça-feira, 30 de maio, será realizada mais uma webconferência fruto da parceria entre o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), através Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Com o tema Acidentes de trabalho graves e fatais em menores de 18 anos, a webconferência contará com a participação da coordenadora Estadual de Saúde do Trabalhador de São Paulo, Simone Alves dos Santos. A webconferência terá início às 14 horas e os interessados devem assistir, enviar perguntas, dúvidas ou sugestões através do endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rutesigsaudedotrabalhador.
Notícia
Publicado em: 25/05/2017 13:03:49
"Como se promove saúde num lugar em que de 180 dias só 9 não tiveram tiroteio?" A pergunta sem resposta, provocação que nos faz refletir - ainda que por breve momento - sobre a tragédia social que nos cerca, foi feita por um dos integrantes da mesa "Movimentos Sociais e garantias dos direitos", do XII Ciclo de Debates - conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Realizado no dia 17 de maio, o debate contou com a participação de Rafael Calazans, ex-aluno da Escola Politécnica e integrante do coletivo Papo Reto; André Lima, do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos e do projeto Teias; e Franciele Campos, também integrante do CGI. A coordenação ficou por conta de Teresa Neves, pesquisadora da ENSP. Em tempos de aumento da violência e crise da democracia, foi uma oportunidade para se escutar aqueles que cresceram nos territórios de exclusão e trilharam seus caminhos na intersecção dos campos da saúde e dos movimentos sociais.
Notícia
Publicado em: 23/05/2017 16:11:47
"A conversa de hoje não é tranquila. A conjuntura do país é extremamente complexa, difícil e de ataque às forças democráticas, populares e socialistas da sociedade brasileira. E quem acha que esse ataque à democracia não está relacionado à Estratégia de Saúde da Família, perdoe a sinceridade, mas não está entendendo nada. Esse indivíduo não entende o projeto de SUS que está em disputa." A fala do economista Carlos Octávio Ocké-Reis, na abertura do segundo dia do XII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, na terça-feira (16/5), deu o tom das discussões na mesa que abordou o contexto político e econômico e seu impacto no SUS. A política de austeridade, proposta pelo governo Temer, e sua lógica de reforçar o país como um exportador de commodities foram duramente atacadas pelos palestrantes. A atividade teve, ainda, a apresentação do sociólogo Paulo Henrique Rodrigues, professor do IMS/Uerj e dirigente do Cebes. Rogério Lannes, do Radis, conduziu as apresentações.
Notícia
Publicado em: 23/05/2017 14:49:37
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) divulga orientações para inscrição, seleção e matrícula dos cursos de inverno e disciplinas do 2º semestre dos Programas de Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. Para os alunos ENSP, o prazo para matrícula é de 1º a 7 de junho, e os procedimentos estão disponíveis na página de cada programa. Para os candidatos externos à Escola, o período de inscrição vai de 13 a 20 de junho. Conforme alerta o Serviço de Gestão Acadêmica (Seca), é importante ficar atento à grade completa das disciplinas e dos cursos de inverno oferecidos pelos programas que aceitam alunos externos como clientela. Além disso, informa que somente no dia 12 de junho será divulgada a lista das disciplinas com vagas disponíveis, as canceladas e aquelas com vagas esgotadas para alunos externos. Acesse a Plataforma Siga e confira os procedimentos.
Notícia
Publicado em: 23/05/2017 13:30:12
Previdência e Saúde: dos direitos sociais à privatização é o tema da próxima sessão técnico-científica promovida pelo Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), marcada para quinta-feira, 25 de maio, às 14 horas. Para o debate estarão presentes a professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Lucia Teixeira Werneck Viana e a integrante da Comissão de Políticas, Palnejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Ligia Bahia, que atuará como debatedora. A sessão é aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia e acontecerá no auditório térreo da ENSP.
Notícia
Publicado em: 23/05/2017 12:07:45
No mês de maio a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Ficoruz) abriu suas portas para a realização do I Colóquio Latino-Americano de formação em Saúde Pública e III Colóquio Brasil-Cuba de formação em Saúde Pública, que recebeu representantes de escolas e instituições de Saúde Pública da América Latina com o objetivo de possibilitar o intercâmbio de experiências exitosas de formação em saúde pública, estreitando o diálogo e o crescimento conjunto de instituições-chave do Brasil e de Cuba, que enfrentam cotidianamente o desafio de qualificar recursos humanos para seus sistemas de saúde. Ao longo de três dias, muitas experiências e desafios foram debatidos entre os especialistas presentes. Entre conferências, painéis, atividades culturais e homenagens temas como redes colaborativas, experiências de formação, internacionalização da formação e determinantes sociais da formação em saúde pública estiveram em debate. A equipe do Informe ENSP e a equipe de comunicação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) foram responsáveis pela cobertura da atividade e preparam um vasto material de divulgação de tudo que aconteceu durante o evento. Confira as matérias, vídeos e fotos do I Colóquio.
Notícia
Publicado em: 22/05/2017 15:43:00
No dia 23 de maio, apresentação de dissertação de mestrado em Saúde Pública Andando na corda bamba: qual o limite para o uso da força policial militar? Por Marcelle Braga Barbosa, a partir das 14 horas, na sala 39 do prédio do Cesteh/ENSP.
Notícia
Publicado em: 22/05/2017 15:10:16
De 8 a 10 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu representantes de escolas e instituições de Saúde Pública da América Latina para a realização do I Colóquio Latino-Americano de formação em Saúde Pública e III Colóquio Brasil-Cuba de formação em Saúde Pública, que teve como principal objetivo possibilitar o intercâmbio de experiências exitosas de formação em saúde pública, estreitando o diálogo e o crescimento conjunto de instituições-chave do Brasil e de Cuba, que enfrentam cotidianamente o desafio de qualificar recursos humanos para seus sistemas de saúde. Ao longo de três dias, muitas experiências e desafios foram debatidos entre os especialistas presentes. Para encerrar as discussões, o Colóquio teve como conferencista uma grande pensadora da saúde na América Latina, com reconhecida trajetória acadêmica e na gestão pública, a sueca naturalizada mexicana Asa Cristina Laurell. Em sua apresentação, ela questionou Quem são os sanitaristas latino-americanos da atualidade? Uma visão da medicina social/saúde coletiva. A conferência foi coordenada pelo ex-presidente da Fiocruz e diretor do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss.
Notícia
Publicado em: 22/05/2017 12:19:25
Nos dias 29 e 30 de maio, a Fiocruz promoverá o Seminário Internacional Cenários da Redução de Danos na América Latina na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no Rio de Janeiro. O evento é dedicado à troca de experiências sobre estratégias para prevenção de doenças que decorrem do uso de drogas. O conceito de 'redução de danos' surgiu na década de 1990, quando diversos países latino-americanos passaram a desenvolver programas de troca de seringas entre pessoas que faziam uso de drogas injetáveis, como parte de suas respostas frente à epidemia de HIV/Aids. Organizado pelo Programa Institucional Álcool, Crack e outras Drogas da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (PACD/Fiocruz), o seminário contará com a presença de pesquisadores, profissionais e ativistas envolvidos com redução de danos no Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Colômbia, Porto Rico e Costa Rica.
Notícia
Publicado em: 22/05/2017 12:10:25
Nesta segunda-feira, 22 de maio, se celebra o Dia Internacional da Biodiversidade. E há praticamente dois anos a comunidade científica comemorava a aprovação da Lei da Biodiversidade, sancionada pela presidente Dilma Roussef, em junho de 2015. O Marco Legal da Biodiversidade, estabelecido com a aprovação do Projeto de Lei 7.735/2014, que deu origem à Lei 13.123/2015, com o apoio de instituições científicas como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), prometia reduzir a burocracia e estimular a pesquisa com espécies nativas. Essa lei também foi criada para regular a repartição dos benefícios para a conservação e o uso sustentável da natureza.
Notícia
Publicado em: 19/05/2017 12:58:40
No último dia do I Colóquio Latino-Americano de formação em Saúde Pública e III Colóquio Brasil-Cuba de formação em Saúde Pública, 10 de maio, o primeiro painel teve como tema Internacionalização e Formação em Saúde Pública: a experiência cubana, com Ahindris Calzadilla, do Inhem; e Xiomara Martín, da Ensap. O painel foi coordenado pela assessora da Coordenação de Cooperação Internacional da EPSJV, Ingrid Freire. Ahindris falou sobre os benefícios da internacionalização universitária, que fortalece as universidades, incrementa o conhecimento, além de melhorar e enriquecer a formação profissional. Xiomara falou a respeito da Escola Latino-Americana de Medicina (Elam), que existe desde 1999. Até 2016, já foram formados cinco mil estudantes, de 123 países. O programa é estendido a todos as faculdades de Medicina do país e os egressos atuam em vários países do mundo.