Notícias: Movimentos Sociais
235 resultados
-
Ordem
Notícia
'Já vimos esse filme': presidente da Asfoc fala de retrocessos em direitos, caso o impeachment passe
Publicado em: 14/04/2016 13:07:58
Justa Helena, presidente do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), analisa a atual conjuntura política do país e fala do papel do sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores ao lado dos movimentos sociais.
Notícia
Publicado em: 13/04/2016 13:33:16
Meses após o maior crime ambiental da história do país, que lamentavelmente continua sem perspectiva de julgamento, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Articulação Nacional da Agroecologia (ANA), a Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), além de outras 40 entidades e movimentos sociais, realiza a Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce, de 11 a 16 de abril. Segundo o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública e coordenador do Grupo Temático Saúde e Ambiente (GTSA/Abrasco), Marcelo Firpo, a ideia de Caravana reflete um caminho que vem sendo trilhado há algum tempo e que reúne diferentes organizações e movimentos sociais ligados por diversos aspectos aos campos da agroecologia e da agricultura familiar e camponesa. Além de Firpo, os pesquisadores Ary Miranda (ENSP/Fiocruz) e André Búrigo (EPSJV/Fiocruz) integram a Caravana.
Notícia
Publicado em: 30/03/2016 16:53:09
Pesquisadores, parlamentares, estudantes, moradores da periferia, militantes de movimentos sociais e entidades que lutam por direitos no Brasil marcaram presença na manhã de quarta-feira, 30 de março, no debate Tribuna livre: em defesa da democracia e dos direitos sociais, organizado pela ENSP. Como o próprio nome aponta, o evento foi uma oportunidade de dar voz aos que estão preocupados com a atual conjuntura política e econômica do país e arregaçam as mangas em defesa do estado democrático de direito. As vozes, ouvidas no auditório térreo lotado, trouxeram opiniões e experiências diferentes sobre a crise que estamos vivendo, mas todas convergiam para um ponto: a necessidade de a sociedade civil se manter vigilante quanto aos riscos de retrocesso no que diz respeito aos direitos sociais conquistados. Nomes como o do advogado Antônio Modesto da Silveira, que defendeu presos políticos durante a ditadura, o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, Roberto Lehrer, reitor da UFRJ e Darcília Alves, liderança do território de Manguinhos, foram alguns dos destaques do evento.
Notícia
Publicado em: 23/03/2016 12:00:36
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca abrirá suas portas, na próxima quarta-feira, dia 30 de março, a partir das 9 horas, para um amplo debate sobre a atual conjuntura política. Tribuna livre, em defesa da democracia e dos direitos sociais é o nome do evento, que contará com a presença de sanitaristas, cientistas sociais, artistas e de quem mais quiser se expressar sobre a crise política e econômica que está convulsionando a vida nacional. Participe. O encontro é aberto ao público e não será necessária inscrição. Confira, em anexo, a lista dos participantes já confirmados.
Notícia
Publicado em: 21/03/2016 15:38:00
A ENSP realizará, no próximo dia 30/3, no auditório térreo, a partir das 9 horas, um evento para discutir a atual conjuntura política no país. Em pauta, o avanço conservador sobre os direitos sociais, os riscos pelos quais passa a democracia em momentos como este e os retrocessos que uma guinada autoritária pode representar para o setor saúde. A Escola convida as entidades civis e movimentos sociais a participar do debate.
Notícia
Publicado em: 26/02/2016 12:41:30
Maraci Soares, líder comunitária que engrossa as fileiras de resistência na Vila Autódromo, fala da luta enfrentada diariamente pelo direito de morar dos moradores dessa região.
Notícia
Publicado em: 26/02/2016 12:37:23
Uma pequena comunidade formada às margens da lagoa de Jacarepaguá é, hoje, símbolo da luta por uma concepção de cidade que priorize a vida em vez do dinheiro. Vila Autódromo recebeu esse nome por causa da proximidade com o autódromo de Jacarepaguá, mas é o barulho dos tratores que, há décadas, ameaça seus habitantes. Na semana em que a prefeitura intensificou o assédio à vila, derrubando a associação de moradores e aumentando a presença policial, os habitantes da comunidade se preparam para, mais uma vez, exibir sua principal arma de resistência: um plano de desenvolvimento urbano, econômico, social e cultural elaborado de forma colaborativa, contando com a participação da população e apoio técnico de duas grandes universidades do Rio de Janeiro. O documento, que será lançado neste sábado, dia 27, não é novidade para as autoridades municipais, mas sua maior façanha, a de demonstrar a possibilidade de convívio entre as construções olímpicas e as casas da vila, tem sido ignorada por aqueles que preferem reafirmar velhos clichês, que os anos tem tratado de demolir.
Notícia
Publicado em: 09/09/2015 15:48:06
Negro, pobre, favela, polícia armada, confronto e morte. Esses poderiam ser elementos de uma cena de filme, mas é a vida real. A tragédia nossa de cada dia que acontece na porta do cidadão brasileiro. Na terça-feira, 8/9, mais uma criança foi assassinada durante ação policial enquanto se divertia. Cristian tinha apenas 13 anos e jogava bola na comunidade onde morava, no Complexo de Manguinhos; vizinho da Fiocruz - uma instituição que tem em sua missão o compromisso de promover a saúde e o desenvolvimento social da população no mais amplo sentido da palavra. A ENSP/Fiocruz, sempre presente e atuante no território, mais uma vez se entristece e presta sua solidariedade à família de Cristian e a toda a comunidade. A Escola afirma que é preciso buscar soluções e repudia a violação brutal dos direitos humanos pela polícia armada do Estado. Confira a carta aberta publicada pelo Fórum Social de Manguinhos (FSM), um espaço de debates entre moradores, instituições e trabalhadores que atua na região.
Notícia
Publicado em: 22/12/2014 10:57:51
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) condena a criminalização dos movimentos sociais, expressa na (ordem de) prisão arbitrária e na perseguição de ativistas no estado do Rio de Janeiro - Igor Mendes (preso), Elisa Quadros e Karlayne. A nota, elaborada pelo Fórum de Articulação da ENSP com os Movimentos Sociais, ressalta que essas ações representam concretamente uma ameaça à integridade física e psíquica, à saúde dos ativistas, familiares e amigos e, principalmente, um atentado à liberdade de organização e manifestação política em nosso país.
Notícia
Publicado em: 18/07/2014 16:28:05
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) junta-se à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e à Associação de Servidores da Fiocruz (Asfoc-SN) na condenação das prisões arbitrárias ocorridas recentemente no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Goiânia e em outras cidades. A nota, elaborada pelo Fórum de Articulação da ENSP com os Movimentos Sociais, destaca que tais prisões representam uma ameaça à integridade física e à saúde dos presos, familiares e amigos e, principalmente, um atentado à liberdade de organização e manifestação política em nosso país. Confira o texto na íntegra.