Notícias: Movimentos Sociais
235 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 02/06/2017 16:03:38
“Nesta hora que estamos aqui conversando, alguém deve estar matando um índio, só que nós só vamos saber muito mais tarde, quando o índio já estiver morto. É a cobiça da terra, a cobiça do subsolo e a cobiça das riquezas naturais”, comentou alguém num auditório repleto de expectativa pelo início do debate #DemarcaçãoJá – sobre os Retrocessos nos Direitos Indígenas no Brasil que aconteceu no dia 30 de maio, na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A frase é de Noel Nutels, sanitarista que adotou a causa indígena, e a teria dito na CPI do índio, em 1968. Tristemente atual.
Notícia
Publicado em: 01/06/2017 13:55:46
Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema ambiente. O marco da data teve como principal objetivo a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente aos que dizem respeito à preservação. Dessa forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais, com a intenção de transformar pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente. Muitos anos se passaram, e a luta pela preservação do meio ambiente continua. Para celebrar a data, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), por intemédio de seu Serviço de Gestão Sustentável, realizará, nos dias 7 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente. A atividade, aberta a todos os interessados, contará com circuito de oficinas, exposição de livros e rodas de conversa, além do lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2016, a 32ª edição do documento que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais. Toda programação ocorrerá na Tenda ENSP, localizada na portaria principal da Escola.
Notícia
Publicado em: 25/05/2017 13:03:49
"Como se promove saúde num lugar em que de 180 dias só 9 não tiveram tiroteio?" A pergunta sem resposta, provocação que nos faz refletir - ainda que por breve momento - sobre a tragédia social que nos cerca, foi feita por um dos integrantes da mesa "Movimentos Sociais e garantias dos direitos", do XII Ciclo de Debates - conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Realizado no dia 17 de maio, o debate contou com a participação de Rafael Calazans, ex-aluno da Escola Politécnica e integrante do coletivo Papo Reto; André Lima, do Conselho Gestor Intersetorial de Manguinhos e do projeto Teias; e Franciele Campos, também integrante do CGI. A coordenação ficou por conta de Teresa Neves, pesquisadora da ENSP. Em tempos de aumento da violência e crise da democracia, foi uma oportunidade para se escutar aqueles que cresceram nos territórios de exclusão e trilharam seus caminhos na intersecção dos campos da saúde e dos movimentos sociais.
Notícia
Publicado em: 25/04/2017 13:33:15
Estudantes, trabalhadores da Fiocruz e lideranças comunitárias fizeram um grande ato contra a violência crescente em Manguinhos, decorrente, principalmente, das incursões policiais nas favelas do território. Nas últimas semanas, morreram ou ficaram feridos moradores, policiais, jovens, estudantes. Confirmando a triste estatística, em sua maioria, as vítimas eram negros e pobres. Um tiro atingiu uma janela da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio e as aulas foram suspensas no Politécnico e na ENSP. Com cartazes, perfomances de teatro e falas cheias de indignação, o protesto chamou a atenção da grande mídia, presente no ato, e serviu para reafirmar o compromisso da ENSP e da Fiocruz com as comunidades do território de Manguinhos, do qual orgulhosamente fazem parte.
Notícia
Publicado em: 19/04/2017 15:47:33
Trabalhadores, estudantes, pesquisadores, moradores de Manguinhos e usuários do Centro de Saúde da ENSP estiveram reunidos na tarde de quarta-feira, 19 de abril, para discutir o aumento da violência na região. As incursões policiais nas favelas ao redor da Fiocruz têm trazido, como consequência, a morte de inocentes, além de alterar drasticamente o cotidiano da instituição. Na manhã do mesmo dia, um jovem de 19 anos, filho de uma liderança de Manguinhos - que é ex-bolsista de um projeto da ENSP -, foi baleado pelas costas. Diante da vulnerabilidade de todos, a assembleia extraordinária decidiu suspender as aulas até terça-feira, dia 25, quando será realizado grande ato, puxado pela Fiocruz e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - alvejada na semana passada e que também paralisou as atividades acadêmicas. A proposta é realizar ações ao longo desses dias e mobilizar toda a comunidade da Fiocruz, dos territórios ao redor e a mídia para chamar atenção das diversas formas de violência que atingem não só o campus da Fundação e seu entorno, mas a sociedade brasileira como um todo.
Notícia
Publicado em: 12/04/2017 15:45:33
Criado por decisão do Conselho Deliberativo Ampliado realizado no dia 4 de abril, na ENSP, o "Subcomitê de enfrentamento à violência - ENSP" se reuniu pela primeira vez no dia 6. Estiveram presentes o diretor Hermano Castro e os vice-diretores Alexandre Molinaro e Tatiana Wargas, Eliane Vianna, chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Norma Maria, moradora de Manguinhos, entre outros representantes dos moradores, pesquisadores e trabalhadores da Escola. Na ocasião, foram discutidas não só ações contingenciais para os momentos de violência aguda, que têm se multiplicado nas últimas semanas, mas também a proposição de políticas públicas e ações de apoio psicológico para as vítimas indiretas da violência, estejam elas dentro ou fora dos muros da escola.
Notícia
Publicado em: 06/04/2017 12:41:33
Pesquisadores, alunos, servidores da Fiocruz e lideranças comunitárias de Manguinhos lotaram o Salão Internacional da ENSP na terça-feira, 04 de abril, para debater o aumento da violência no entorno do campus e em toda a cidade do Rio de Janeiro. Para além de discutir medidas que protejam a comunidade da Fiocruz nos momentos mais agudos de conflito, o evento promoveu uma discussão ampla sobre as bases sociais da violência. Depois do CD, foi eleito um subcomitê para tratar do tema, que se reunirá ainda essa semana.
Notícia
Publicado em: 05/04/2017 14:10:35
Durante o mês de março a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) promoveu diversas atividades de luta e mobilização pelos direitos das mulheres. O debate Violência contra a mulher, realizado em 28 de março, buscou falar sobre as diversas formas de violências as quais as mulheres estão submetidas cotidianamente. Mediado por Amalyn Nascimento, servidora da CCI/ENSP, o debate contou com a participação da vereadora Marielle Franco, do PSOL-RJ, da militante feminista da Saúde Tatyanny Araujo, da ativista de Manguinhos Patrícia Evangelista e da assistente social da Fiocruz Mônica Olivar. Confira abaixo a reportagem produzida pela ‘ENSP TV’ durante o evento.
Notícia
Publicado em: 03/04/2017 14:55:57
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) está indignada e entristecida com as mortes da adolescente Maria Eduarda, alvejada dentro da escola em que estudava e dos dois homens que aparecem em um vídeo sendo executados por policiais, dentro da mesma escola, além da morte de um morador de Manguinhos nesta segunda e de tantas outras que se multiplicam diariamente, entre civis, bandidos, policiais, crianças. Os sanitaristas, profissionais que atuam nos territórios de exclusão dentro e fora das cidades, sabem calcular populações, bacilos, quantidades de vacinas, mas se rendem diante do incalculável: não há numero que dê conta do tamanho da fratura em uma sociedade que permite que os mais jovens morram em uma guerra estúpida. É por isso que expressamos nossos sentimentos e oferecemos todo nosso apoio às famílias de todas as vítimas das violências.
Notícia
Publicado em: 22/03/2017 15:43:22
Foi lançada no Brasil, durante o mês de março, a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos. A ferramenta é uma estratégia de mobilização da sociedade na luta contra os retrocessos que podem colocar mais venenos nas mesas das famílias brasileiras. Preocupadas com o chamado 'Pacote do Veneno' - uma série de medidas que visam liberar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil -, diversas organizações da sociedade se juntaram para construir essa plataforma. O site recolhe assinaturas contrárias ao Projeto de Lei 6.299/2002, do atual ministro da Agricultura Blairo Maggi, e divulga informações sobre os riscos dos agrotóxicos. Ouça o podcast da pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), Karen Friederich, em que são abordadas questões que envolvem o uso de agrotóxicos, as experiências efetivas de produção orgânica e egroecológica, além de destacar a importância do projeto de lei que apoia a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA). Até esta segunda-feira, 38,099 pessoas já disseram "chega de agrotóxicos!" Ouça, leia sobre o tema e assine!
Notícia
Publicado em: 13/02/2017 14:47:41
A "Concha Acústica da UERJ", importante palco do Rio de Janeiro, onde já se apresentaram grandes nomes da cultura brasileira, abre seu espaço, nesta terça-feira, dia 14, para um show especial: artistas de diferentes estilos e gerações faram um espetáculo em defesa da própria universidade, que vem passando dificuldades com o processo de falência do Estado do Rio de Janeiro. Professores e servidores estão com os salários atrasados e faltam ítens básicos para o funcionamento da UERJ e de suas unidades da área da saúde.
Notícia
Publicado em: 11/01/2017 11:08:42
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) se solidariza com os professores, estudantes e servidores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que, nos últimos meses, vive a fase mais aguda de uma crise profunda.
Notícia
Publicado em: 12/12/2016 17:15:07
No dia 15 de dezembro, o pesquisador da ENSP e coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps), Paulo Amarante, estará em Aracaju para a palestra Fora, Manicômio – Um ano da ocupação da Coordenação Nacional de Saúde Mental: os caminhos da luta antimanicomial. O encontro está marcado para as 18h e será realizado no auditório da Faculdade Pio Décimo Campus I e também conta com a participação de Wagner Mendonça.
Notícia
Publicado em: 04/11/2016 15:40:45
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca vem à público repudiar a invasão da Escola de Nacional Florestan Fernandes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, pela polícia civil de São Paulo. Na manhã desta sexta-feira, 4 de novembro, policiais pularam os muros da escola, localizada na cidade de Guararema, e chegaram a disparar contra o chão. A ação, que faz parte de uma operação das polícias de São Paulo e do Paraná, tem o objetivo de prender integrantes do MST, que, segundo a polícia, são suspeitos roubo, invasão de propriedade, cárcere privado, entre outros crimes. De acordo com o que relatou uma liderança do MST à revista Carta Capital, os policiais que invadiram a escola Florestan Fernandes mostraram um mandado de prisão no celular, contra uma mulher do Paraná, que não estava no local. Em nota, o movimento disse que trata-se de mais uma ação para criminalizar o MST e prender lideranças de um acampamento no Paraná que ocupa terras da empresa Araupel. As terras teriam sido griladas e declaradas públicas pela união, tendo que ser, portanto, destinadas à reforma agrária. A nota do MST lembra a morte de dois sem-terras, no memso lugar, em abril deste ano, e que a Araupel é um grupo com histórico de violência contra os trabalhadores rurais e com capilaridade entre as forças policiais e de estado, tendo financiado campanhas de importantes políticos paranaenses.
Notícia
Publicado em: 29/09/2016 12:33:24
Quatro de outubro (4/10) é o dia do Agente Comunitário de Saúde. Para celebrar a data e refletir sobre o trabalho desse profissional que é elo entre a população mais vulnerável e o Sistema Único de Saúde, a Equipe de Agentes, com apoio da ENSP, promoverá uma semana de eventos, com seminários, atividades educativas, arte e brincadeiras. Os Agentes Comunitários de Saúde, ou os ACS, como são chamados, têm uma presença histórica na construção de políticas de saúde mais inclusivas e efetivas, mas recentemente viram sua atividade ameaçada por uma portaria, publicada ainda no fim do governo Dilma, que a pretexto de diminuir custos do estado, extinguia a obirgação de se contratar ACS nas equipes básicas da estratégia de saúde da família. Com caravanas a Brasília e manifestações, os agentes comunitários conseguiram e revogação das portarias. A semana dos Agentes Comunitários de Saúde pretende, também, celebrar essa vitória. Os eventos serão realizados no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, da ENSP, na Clínica da Família Victor Valla, em Manguinhos, no Campo da ASFOC e na Escola, onde haverá um seminário, na sexta-feira.