Busca do site
menu

Notícias: Sessões Científicas

1.361 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 06/06/2013 16:29:20
Fornecer informações sobre hábitos, rotas migratórias, evolução de doenças infecciosas, além da higiene e formas de relacionamento das populações antigas são algumas das diversas atribuições da paleoparasitologia. Esse tipo de estudo, que promove a interação entre a parasitologia, arqueologia, paleontologia, história, geografia, antropologia, biologia e outras ciências, foi tema de um seminário desenvolvido pela ENSP e o Museu Nacional (UFRJ), marcando o encerramento das pesquisas do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex/Faperj) e a abertura dos trabalhos do edital Inova-ENSP. O encontro ocorreu dia 5/6 e apresentou resultados dos estudos desenvolvidos em sambaquis brasileiros, principalmente no litoral do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Foram encontradas diferenças quanto às formas de organização social e demográfica desses povos pré-históricos, além das condições de saúde, tipo de alimentação e dieta.
Notícia
Publicado em: 04/06/2013 14:46:14
A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, (Daps/ENSP) Isabela Soares Santos será a palestrante da sessão científica Evidência sobre o mix público-privado em países com cobertura duplicada: agravamento das iniquidades e da segmentação em sistemas nacionais de saúde, no dia 12 de junho, às 12 horas, na sala 718 da ENSP. A sessão, promovida pelo Daps, será aberta ao público.  
Notícia
Publicado em: 03/06/2013 14:17:19
A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP), Claudia Pereira, durante a sessão científica Estudo comparativo de cinco medidas genéricas de qualidade de vida baseada em preferência e seus usos em avaliações de tecnologias em saúde, na quarta-feira (29/5), apresentou os resultados da sua tese de doutorado. O estudo analisou a relação entre variáveis sociodemográficas, econômicas e qualidade de vida referentes à saúde nos Estados Unidos, comparando cinco medidas de avaliação com base em preferências. Segundo ela, o interesse pela medição da qualidade de vida relacionada à saúde do indivíduo tem aumentado nos últimos anos, principalmente em virtude das mudanças no perfil de morbimortalidade do nosso país e maior prevalência das doenças crônicas não transmissíveis.
Notícia
Publicado em: 03/06/2013 11:01:57
No dia 11 de junho, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) promove a sessão científica Plataforma Brasil e Ética na Pesquisa. O tema será apresentado pela coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP, Ângela Esher, a partir das 14 horas, no auditório II do CRPHF, localizado na Estrada de Curicica, nº 2.000, em Jacarepaguá (RJ).
Notícia
Publicado em: 14/05/2013 14:38:03
"O uso de drogas por populações vulnerabilizadas é consequência da situação de abandono que elas vivem. Não é o uso dessas substâncias, na maioria das vezes, que as leva a tal situação, e sim a total situação de abandono que vivem que levam essas pessoas ao uso de drogas", afirmou o psiquiatra que atua no Núcleo de Atenção à Saúde da Família da iniciativa Teias-Escola Manguinhos, Edmar de Oliveira, no último dia (10/5) de discussões do Ciclo de Debates sobre ESF. A conferência, que teve como tema Consultório na Rua como dispositivo da política de redução de danos: o lugar da internação compulsória contou também com a participação da psicóloga Cristiane Sampaio, também do Teias-Escola Manguinhos, e a coordenação foi de Claudia de Paula, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Confira na Biblioteca Multimídia da ENSP as apresentações do evento. 
Notícia
Publicado em: 14/05/2013 11:13:34
Na próxima quinta-feira (16/5), será realizada mais uma sessão científica do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Laser/Densp/ENSP/Fiocruz) com o tema Avaliação de Desempenho: Revisão da literatura e aspectos teóricos e metodológicos. A exposição será conduzida pelas professoras Ana Reis e Elizabeth Moreira, ambas da equipe do Laser. O encontro está marcado para 9 horas, na sala 602 da Escola. A atividade é aberta ao público.
Notícia
Publicado em: 13/05/2013 10:13:36
As palestras da quarta sessão do VIII Ciclo de Debates, ocorrida no dia 9/5, destacaram a necessidade de cuidado do usuário do sistema de saúde e, também, das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Segundo o pesquisador Juares Soares Costa, da PUC-Campinas, esse cuidado deve considerar o contexto ao qual as equipes estão submetidas e buscar a reflexão dos próprios membros a respeito de suas práticas e formas de relacionamento. Para o professor da Universidade de Brasília Wanderley Codo, debatedor da mesa, a profissionalização do cuidado pode afastar o vínculo entre o profissional de saúde e o usuário.
Notícia
Publicado em: 10/05/2013 12:51:24
O Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP) promoverá mais uma sessão científica este ano. Com o tema Estudo comparativo de cinco medidas genéricas de qualidade de vida baseada em preferências e seus usos em avaliações de tecnologias em saúde, a sessão será realizada no dia 29 de maio, a partir das 12 horas, na sala 718 da ENSP. A pesquisadora do Daps Claudia Pereira proferirá a palestra. A atividade, aberta ao público, não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 09/05/2013 10:55:10
No encerramento da edição 2013 do Ciclo de Debates, Edmar de Oliveira (Teias/Escola Manguinhos) dará conferência sobre o tema Consultório na Rua como dispositivo da política de redução de danos: o lugar da internação compulsória?, na sexta-feira (10/5). O debate ficará a cargo de Cristiane Sampaio, também do Teias-Escola Manguinhos, e a coordenação será de Claudia de Paula, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A atividade está marcada para 9 horas, no auditório térreo da ENSP, e as inscrições podem ser feitas no dia do evento. Na parte da tarde, a partir das 14 horas, haverá a formatura dos 21 alunos da quinta turma do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2010).
Notícia
Publicado em: 09/05/2013 08:49:48
"O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) só consegue prestar apoio matricial quando reconhece que o 'outro' tem muito conhecimento. É preciso apostar no potencial pedagógico do 'outro'. O apoio matricial é práxis, precisa ser reinventado sempre, depende de espaços coletivos." Assim expôs o sanitarista Gastão Wagner, professor do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Unicamp, durante a palestra Como o Nasf está sendo implantado? Desafios e possibilidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), tema do terceiro dia (8/5) do VIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, promovido pela ENSP. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, os áudios do evento.
Notícia
Publicado em: 08/05/2013 15:27:02
No segundo dia (7/5) do VIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, o tema central das discussões abordou a importância da intersetorialidade das ações. Durante o encontro, o subsecretário de Atenção Primária (AP) de Vigilância e Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Daniel Soranz, argumentou que, se não tivermos políticas articuladas dos diversos setores da sociedade, pouco o município evoluirá. Ele comentou ainda que a cobertura de saúde da família (ESF) saltou de 3% em 2008, para 40% em 2013. Segundo Daniel, após a reforma do modelo de atenção à saúde do Rio de Janeiro, focada na atenção primária como ordenadora das redes, a cidade foi responsável por quase 60% de todo o crescimento das Equipes de Saúde da Família do país. "Apesar de ser uma ótima notícia, não pode ser considerada um grande mérito, pois tínhamos um déficit histórico a compensar", confessou ele. A apresentação está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 08/05/2013 10:36:47
Casos complexos: quem se implica no cuidado? é o quarto tema do VIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, promovido pela ENSP, que será explorado na conferência do pesquisador Juares Soares Costa, da PUC Campinas. O debatedor convidado é o professor da Universidade de Brasília Wanderley Codo, e a coordenação é de Valéria Romano, da UFRJ. A atividade ocorrerá na quinta-feira (9/5), a partir das 9 horas, no auditório térreo da ENSP, e as inscrições podem ser feitas no dia do evento.
Notícia
Publicado em: 07/05/2013 15:27:24
O primeiro dia (6/5) do VIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, promovido pela ENSP, discutiu a expansão e a qualificação da atenção básica no país. Além de apresentar as estratégias do governo para a ampliação do acesso, o representante do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde, Marcelo Pedra Martins Machado, alertou para a importância de haver uma 'inseparabilidade entre a clínica e a gestão'. Ele justificou que um elo entre os campos é necessário para criar um diálogo com o território. A atividade teve como debatedor o pesquisador da ENSP Gustavo Motta, que ponderou para os aspectos relativos à formação e qualificação na atenção básica, e foi coordenada pelo diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho. O áudio e as apresentações estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 07/05/2013 10:19:27
A implantação dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) pelo país é o foco do terceiro dia (8/5) do VIII Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, promovido pela ENSP. O conferencista convidado para apresentar o tema Como o NASF está sendo implantado? Desafios e possibilidades na ESF é o pesquisador da Unicamp Gastão Wagner. O debate, após a apresentação, será feito pelo representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Thiago Pithon. Os dois momentos da atividade serão coordenados por Mirna Teixeira, da ENSP. O VIII Ciclo de Debates está marcado para 9 horas, no auditório térreo da ENSP, e as inscrições devem ser feitas no dia do evento.
Notícia
Publicado em: 06/05/2013 13:28:21
"Educação é uma ferramenta emancipatória", afirmou a pesquisadora e analista em Gestão de Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Glaucia Paula Bernardes Guarani, durante a aula inaugural da segunda turma do curso Elaboração e Gestão de Projetos Comunitários, realizada na sexta-feira (3/5), no salão internacional da ENSP. Em sua palestra, a pesquisadora abordou a sustentabilidade no terceiro setor e destacou que a responsabilidade social deve ser vista como produtora de cidadania. O curso, que objetiva capacitar lideranças comunitárias na elaboração e gestão de projetos sociocomunitários, bateu recorde este ano - com mais de 170 inscritos - e pretende ajudar na elaboração de projetos que possam transformar a realidade dos alunos selecionados e de seu entorno.