Notícias: Sessões Científicas
1.361 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 09/04/2013 10:31:24
Na quinta-feira (11/4), o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria realiza a sessão científica O crack no Rio de Janeiro. Participarão da atividade o pesquisador Francisco Inácio Bastos, do Centro de Informação Científica e Tecnológica da Fiocruz e coordenador da pesquisa sobre o perfil dos usuários de crack no Brasil, e Carlos Linhares Veloso Filho, autor da tese de doutorado Cenas de uso de crack no município do Rio de Janeiro - perfil em 2011/2012. Aberto a todos, o evento ocorrerá na sala M do Centro de Saúde Escola, às 14 horas.
Notícia
Publicado em: 04/04/2013 16:05:02
"O objetivo abrangente de saúde deve maximizar vidas saudáveis em todos os estágios da vida. E aí começa o grande confronto com quem diz que a cobertura universal deveria ser objetivo do desenvolvimento sustentável." O tom crítico da fala do coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris), Paulo Buss, durante a aula inaugural da ENSP, na quarta-feira (3/4), foi direcionado aos que defendem que apenas a cobertura universal deve orientar a saúde na Agenda de Desenvolvimento pós-2015. Ele, que convocou estudantes, pesquisadores, professores e toda a comunidade Fiocruz para a defesa de um sistema de saúde universal, equitativo, integral e de qualidade, revelou que a Fundação pode se associar à Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável como um centro de apoio. A apresentação está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 27/03/2013 16:35:13
A pesquisadora Cláudia Brito apresentou, na terça-feira (26/3), em sessão científica do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, estudo a respeito do tratamento do câncer de mama. Mais especificamente, a pesquisa, fruto de sua tese de doutorado, abordou a identificação das variáveis que contribuem para a interrupção do tratamento de hormonioterapia para o câncer de mama e a avaliação do seu efeito na sobrevida da doença. Os resultados apontaram uma frequência acumulada da adesão de 76,3% e a persistência geral de 79%, ao primeiro ano, e 31%, aos cinco anos de tratamento. A sobrevida por câncer de mama foi afetada por vários fatores sociodemográficos e assistenciais, bem como pela baixa adesão ao tratamento hormonal, após ajuste por fatores clínicos e sociodemográficos relevantes.
Notícia
Publicado em: 26/03/2013 13:24:37
"Qual é o custo socioambiental para o progresso?", perguntou o pesquisador Hermano Castro, do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), durante o seminário Impacto dos grandes empreendimentos recentes no Rio de Janeiro sobre a saúde da população: o caso da TKCSA. Em sua apresentação, o pesquisador traçou um panorama do atual estado da região de Santa Cruz, bairro do Rio de Janeiro, depois da implantação da Companhia Siderúrgica do Atlântico, a maior da América Latina. De acordo com ele, para a empresa continuar a sua produção, é preciso que ela garanta seu funcionamento sem riscos. “Do ponto de vista da saúde, é preciso ter garantias mínimas de que pequenos vazamentos e acidentes não continuarão a ocorrer. Sem isso, ela deve fechar suas portas”, declarou ele.
Notícia
Publicado em: 25/03/2013 11:41:31
O Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser) realizou, em 21 de março, sessão científica sobre as Redes de Atenção à Saúde (RAS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a palestrante e pesquisadora visitante do Laser Angela Casanova, a transferência de recursos e competências pelo SUS para os municípios, sem que fosse acompanhada da regionalização, contribuiu pouco para a integração e conformação de redes, consideradas fundamentais para a garantia da integralidade em sistemas de saúde. É importante, alertou Angela, considerar o momento histórico e os marcos político, econômico e técnico que delimitam a organização dos sistemas de saúde para definição de estratégias e análise de condições necessárias para a constituição das RAS.
Notícia
Publicado em: 22/03/2013 14:01:59
Dando início ao ano letivo na ENSP, a aula inaugural de 2013, intitulada Saúde na agenda de desenvolvimento pós 2015, será proferida pelo coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss, no dia 3 de abril, às 14 horas, no auditório térreo da Escola. Para Buss, a saúde é importante tanto no desenvolvimento mundial como também nacional e local. "Cada vez mais conclui-se que um desenvolvimento centrado de forma exclusiva no crescimento econômico, que não tenha compromissos com a equidade e, assim, seja incapaz de gerar saúde, está sendo questionado mundialmente", afirma o ex-presidente da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 21/03/2013 14:27:32
Adesão e persistência à terapia endócrina para o câncer de mama, fatores preditores e resultados relacionados será o tema da próxima sessão científica do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP). A atividade ocorrerá no dia 26 de março, das 12 às 14 horas, na sala 718 do prédio da ENSP, e será apresentada pela pesquisadora do departamento, Claudia de Brito. A sessão será aberta ao público e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 19/03/2013 12:37:19
No próximo dia 20/3, às 11 horas, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá o seminário intitulado Impacto dos grandes empreendimentos recentes no Rio de Janeiro sobre a saúde da população: o caso da TKCSA, com o pesquisador Hermano de Castro. O evento ocorrerá na sala 32 do prédio do Cesteh. A ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) move um processo contra Hermano de Castro e Alexandre Pessoa Dias, pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), em razão do relatório “Avaliação dos impactos socioambientais e de saúde em Santa Cruz decorrentes da instalação e da operação da empresa TKCSA”. O relatório, produzido pelos dois pesquisadores, indica que os resíduos emitidos pela siderúrgica, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, contém substâncias tóxicas como silício, enxofre, manganês e outros.
Notícia
Publicado em: 18/03/2013 12:48:03
"Há uma inseparabilidade entre a produção do conhecimento e a ação. Na vida real, os modos de produzir as redes de vida geram compromisso ético-político com alguns tipos de saberes, a exemplo do que ocorreu nos anos de 1970, quando tivemos a experiência coletiva de participar de movimentos que se desdobraram na reforma sanitária. A saúde coletiva não é uma invenção da ciência". A opinião é do professor da Universidade Federal do RJ Emerson Merhy. Ele ministrou a aula inaugural da segunda turma do curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde da ENSP, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família (ESF), no dia 15 de março.
Notícia
Publicado em: 14/03/2013 15:34:39
Na abertura do curso de especialização em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social, o pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP Carlos Otávio Fiúza propôs uma reflexão acerca dos processos de formação e promoção da saúde e suas dimensões individual e coletiva. Ele, que é doutor em Educação e professor de Educação e Sociedade, promoveu, ainda, a análise sobre os efeitos das políticas públicas e o sentido das práticas por elas introduzidas. A aula inaugural da especialização em Promoção da Saúde ocorreu na quarta-feira (13/3), na sala 410 da ENSP.
Notícia
Publicado em: 14/03/2013 13:05:56
O Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp/ENSP) realizará, no dia 21 de março, sessão científica abordando as Redes de Atenção em Saúde. A palestra será proferida pela pesquisadora visitante do Laser Angela Casanova. A atividade, aberta ao público, terá início às 9 horas, na sala 524 do prédio da ENSP, e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 12/03/2013 12:17:11
A aula inaugural da segunda turma do curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde da ENSP, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família (ESF), receberá, no dia 15 de março, o professor da Universidade Federal do RJ (UFRJ), Emerson Mehry. Com o tema O cotidiano do trabalho e sua micropolítica: nossas implicações com o cuidado em foco, a aula será realizada às 13 horas, no salão internacional da ENSP. Esse curso de mestrado profissional integra o Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola – uma iniciativa acadêmica reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
Notícia
Publicado em: 06/03/2013 11:59:09
Saúde da família: a oportunidade de ser com os outros foi o tema da abertura da residência em Medicina de Família e Comunidade, ocorrida na segunda-feira (4/3), no salão internacional da ENSP. No evento de boas-vindas aos residentes, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Julio Wong Un foi o conferencista. Em sua palestra, ele alertou aos futuros especialistas em Medicina de Família e Comunidade que as experiências diárias de vida influenciarão bastante a vida profissional de cada um. “Não há como fazer medicina da família e comunidade sem envolvimento. É preciso estar no ato por inteiro, conhecer todos que estão a sua volta e que serão parte do seu dia, do seu trabalho e da sua vida”, avisou o professor, que é doutor em Saúde Pública pela ENSP.
Notícia
Publicado em: 05/03/2013 14:03:14
Nesta quarta-feira (6/3), o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana promove a sessão científica que abordará a pesquisa Avaliação da Exposição ao Cromo na População Trabalhadora e Residente no Entorno de Curtumes em Rondônia, fruto da dissertação de mestrado apresentada na ENSP, em fevereiro de 2012, por Fernanda Pereira Baptista, e orientada pela pesquisadora do Cesteh, Maria de Fátima Ramos Moreira. A atividade, aberta aos interessados, está marcada para as 11 horas, na sala 32 do Cesteh/ENSP.
Notícia
Publicado em: 01/03/2013 11:15:06
A conferência de abertura da residência em Medicina de Família e Comunidade da ENSP, na próxima segunda-feira (4/3), enfocará o tema Saúde da família: a oportunidade de ser com os outros. O evento, que iniciará as atividades de 2013, terá palestra de Julio Wong Un, doutor em Saúde Pública pela ENSP e professor adjunto do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense. Atualmente, ele coordena o grupo de trabalho de Educação Popular e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A atividade será realizada no salão internacional da Escola, a partir das 13h30.