Busca do site
menu

Notícias: Sessões Científicas

1.362 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 06/05/2013 13:28:21
"Educação é uma ferramenta emancipatória", afirmou a pesquisadora e analista em Gestão de Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Glaucia Paula Bernardes Guarani, durante a aula inaugural da segunda turma do curso Elaboração e Gestão de Projetos Comunitários, realizada na sexta-feira (3/5), no salão internacional da ENSP. Em sua palestra, a pesquisadora abordou a sustentabilidade no terceiro setor e destacou que a responsabilidade social deve ser vista como produtora de cidadania. O curso, que objetiva capacitar lideranças comunitárias na elaboração e gestão de projetos sociocomunitários, bateu recorde este ano - com mais de 170 inscritos - e pretende ajudar na elaboração de projetos que possam transformar a realidade dos alunos selecionados e de seu entorno.
Notícia
Publicado em: 06/05/2013 10:44:01
Na terça-feira (7/5), ocorrerá o segundo encontro do VIII Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, promovido pela ENSP. Na pauta, a conferência Metas e efetividade na avaliação de qualidade da ESF: e a promoção da saúde?, de Daniel Soraz, representante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. O debatedor convidado é Carlos Eduardo Aguillera, da UFRJ, e a coordenação cabe à pesquisadora da ENSP Elyne Engstrom. A atividade está marcada para 9 horas, no auditório térreo da ENSP. As inscrições devem ser feitas no dia do evento.
Notícia
Publicado em: 03/05/2013 13:41:04
Os aspectos culturais e sociais do controle da tuberculose em áreas indígenas foram discutidos no encerramento do seminário Epidemiologia, sanitarismo, povos indígenas e controle da tuberculose: a atualidade da agenda de Noel Nutels, em comemoração ao centenário do médico sanitarista. Durante as apresentações, o mediador da última mesa e pesquisador da ENSP, Carlos Coimbra, afirmou que Nutels foi uma figura incrível para a saúde brasileira, capaz de pensar, já em 1950, em um serviço de saúde antes nunca pensado. Além disso, "ele estruturava suas ações da população para a política, de baixo para cima, como hoje não somos capazes de realizar", apontou. O áudio das apresentações feitas pela pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia) Luiza Garnelo e o historiador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Carlos Henrique Paiva está disponível na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 03/05/2013 11:03:21
O primeiro tema do VIII Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família, promovido pela ENSP, é Expansão da saúde da família: impacto na relação entre ampliação do acesso e a qualidade do cuidado. Marcelo Pedra, representante do Ministério da Saúde, dará a palestra, e o debatedor convidado será Gustavo Motta, da ENSP. A coordenação desse dia ficará a cargo do diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho. A atividade está marcada para 9 horas, no auditório térreo da ENSP. As inscrições devem ser feitas no dia do evento.
Notícia
Publicado em: 02/05/2013 16:11:38
O grupo de pesquisa em Saúde Indígena e o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), ambos da ENSP, realizaram, no dia 29/4, o seminário Epidemiologia, sanitarismo, povos indígenas e controle da tuberculose: a atualidade da agenda de Noel Nutels, em comemoração ao centenário do médico sanitarista. Segundo Paulo Basta, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), existem evidências paleopatológicas da presença de tuberculose (TB) nas Américas há milênios, mas, no Brasil, a doença foi introduzida logo nos primeiros anos da colonização portuguesa pelos jesuítas. "Do século XVI ao início do XX, houve importante processo de depopulação indígena em virtude de epidemias como gripe, sarampo, varíola e tuberculose. Só na década de 1950, com a criação do Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas (Susa) por Noel Nutels, passou-se a conhecer, de forma sistematizada, a TB entre os indígenas no Brasil", relatou.
Notícia
Publicado em: 02/05/2013 14:24:39
Nesta sexta-feira (3/5), a Diretoria de Administração da Fiocruz (Dirad), junto com as Assessorias de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e da Presidência da Fiocruz promovem a aula inaugural do curso Elaboração e Gestão de Projetos Comunitários. O evento, cujo tema será Sustentabilidade no Terceiro Setor, terá como palestrante a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) Gláucia Paula Bernardes Guarany. A atividade, voltada apenas para os alunos do curso, será realizada no salão internacional da ENSP, às 9 horas.
Notícia
Publicado em: 29/04/2013 11:57:06
De 6 a 10 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública realizará a oitava edição do Ciclo de Debates - Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família. Em 2013, a atividade busca integrar os alunos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família às questões teóricas e políticas que envolvem a Estratégia Saúde da Família (ESF) no Rio de Janeiro. As palestras do Ciclo de Debates ocorrem sempre às 9 horas, no auditório térreo da ENSP, e são abertas a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas no dia do evento.
Notícia
Publicado em: 26/04/2013 13:01:04
"Atualmente, mais da metade das crianças no Brasil nascem de partos cesarianos. No SUS, cerca de 40% dos partos são cesarianos; no sistema privado, essa estatística chega a 90%. Esses números apontam para a realidade que vivenciamos hoje em dia, na qual os partos são vistos muito mais pelo viés econômico que pelo humanitário", apontou o médico do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Marcos Dias, durante a sessão científica promovida pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP, na quinta-feira (25/4). Marcos, que participa de pesquisas na área materno infantil atuando principalmente nos temas humanização da assistência, cesariana e mortalidade materna, debateu os modelos assistenciais, o problema da morbidade e mortalidade, bem como as propostas de políticas do governo e de atores da sociedade civil para a questão.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 15:41:03
A saúde global, como hoje é conhecida, passou por diferentes fases até chegar à construção de um campo político e científico na atualidade. Da saúde internacional proveniente de diferentes organismos e agências até políticas específicas da área, muitos anos se passaram. Esse panorama histórico foi traçado em um estudo realizado na ENSP, com base nas políticas de formação profissional em saúde, pelo pesquisador Gustavo Corrêa Matta, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP). Segundo ele, a transição do conceito foi provocada por novos posicionamentos derivados das relações entre globalização e saúde.
Notícia
Publicado em: 24/04/2013 11:41:40
O grupo de pesquisa em Saúde Indígena da ENSP e o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) realizarão, na segunda-feira (29/4), o seminário Epidemiologia, sanitarismo, povos indígenas e controle da tuberculose: a atualidade da agenda de Noel Nutels. Aberto ao público, o evento pretende elucidar aspectos históricos relativos ao programa de controle da doença entre os indígenas, apresentar indicadores epidemiológicos atualizados e debater aspectos operacionais. Além disso, visa abordar características sociais e culturais relacionadas à tuberculose. O seminário será realizado no salão internacional da ENSP, das 9 às 17 horas.
Notícia
Publicado em: 22/04/2013 10:50:41
Na quinta-feira (25/4), o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp/ENSP) promoverá a sessão científica Teoria do Ator Rede e a Análise de Redes. A palestra será proferida pela professora do departamento Ana Figueiró. A atividade, com início marcado para as 13 horas, ocorrerá na sala 512 do prédio da ENSP e será aberta ao público, não necessitando de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 19/04/2013 13:00:30
O convite feito pelos alunos de pós-graduação para discutir a formação docente na saúde coletiva, durante o fórum realizado na quarta-feira (17/4), na ENSP, incitou uma série de debates a respeito do processo de ensino-aprendizagem no país. Entre os aspectos de maior inquietação, reproduzido não só nas falas das pesquisadoras Adriana Aguiar (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde) e Katia Reis (ENSP), mas também de alunos e participantes, está a realidade de que a supremacia das atividades de pesquisa criaram um distanciamento entre os professores/pesquisadores e a atividade docente. A hegemonia da educação centrada no professor, evidente no ensino stricto sensu no Brasil, e a necessidade de rompimento com o modelo de ensino transmissional também foram destacados pelas palestrantes. As apresentações estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 18/04/2013 15:04:19
"Hoje em dia, o surgimento de novas drogas sintéticas mais potentes demanda o desenvolvimento de novos métodos para identificar e qualificar essas substâncias. A falta de uma política adequada a padrões de referência, no entanto, é o maior entrave ao desenvolvimento da toxicologia forense." A observação foi do chefe do Laboratório de Toxicologia do Centro de Estudo da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Sérgio Rabello Alves, que proferiu a aula Introdução e temas recorrentes em toxicologia forense, no dia 17/4. Segundo ele, o poder público não autoriza a importação de drogas certificadas em razão de sua característica controlada. "Essa é uma questão regulatória dos Ministério da Saúde e da Justiça, que precisam flexibilizar as normas em prol da aquisição dessas drogas com alto teor de pureza, para fins de pesquisa em laboratórios de referência. A alegação do governo é em relação aos aspectos de segurança pública", afirmou.
Notícia
Publicado em: 18/04/2013 12:39:08
O Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP promove, na próxima quinta-feira (25/4), sessão científica abordando a Humanização do Parto. O evento será realizado no salão internacional da ENSP, às 14 horas, e terá como palestrante o médico do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Marcos Dias. A atividade, aberta aos interessados, será coordenada pela pesquisadora do Dihs/ENSP Rita Costa.
Notícia
Publicado em: 15/04/2013 16:20:07
Na quarta-feira, 17/4, o Centro de Estudo da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá a sessão científica Introdução e temas recorrentes em toxicologia forense. A palestra será proferida pelo chefe do Laboratório de Toxicologia do Cesteh, Sérgio Rabello Alves. Aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia, a atividade será realizada na sala 32 do prédio do Cesteh, às 10h30.