Busca do site
menu

Notícias: Notícias da Fiocruz

1.403 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 04/04/2016 11:08:44
O Conselho Deliberativo da Fiocruz divulgou manifesto de preocupação diante do grave quadro político do país, com iminente ameaça às regras democráticas. Para a Fiocruz, "saúde e democracia são elementos essenciais da vida cidadã na afirmação da Nação e soberania". O texto vem ao encontro ao que a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, uma das unidades da Fundação, debateu através de sua Tribuna Livre, no dia 30 de março, quando pesquisadores, parlamentares, estudantes, moradores da periferia, militantes de movimentos sociais e entidades reafirmaram seus compromissos com a legalidade democrática e princípios que norteiam o Estado Democrático de Direito. Confira, na íntegra, o manifesto da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 13:30:09
Que futuros se anunciam para o Brasil, em meio à crise política e econômica que vem convulsionando a vida dos brasileiros? Em um cenário de esgotamento do sistema político tal qual hoje se apresenta, no qual a presidente da República sofre um processo de impeachment sem que haja crime de responsabilidade caracterizado, quem são os agentes que disputam os destinos do país, hoje? O seminário Futuros do Brasil – Crise atual e alternativas de longo prazo, que será realizado pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz) em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), nos dias 11 e 12 de abril, levará essas questões a quatro mesas de debates: Encruzilhadas da conjuntura; O movimento da política institucional; A política e o movimento da sociedade; e O horizonte do futuro.
Notícia
Publicado em: 28/03/2016 12:09:59
Os determinantes sociais de saúde estão relacionados às condições em que vive a população nos aspectos sociais, econômicos e culturais, entre outros. Dizem respeito a como as pessoas vivem, trabalham, se alimentam, estudam, ao acesso que têm a condições de saneamento e outros fatores da vida social que afetam diretamente a sua saúde. A epidemia de zika que se espalha por boa parte do país, propagada pelo mosquito Aedes aegypti, parece estar diretamente ligada a esses determinantes. Na terça-feira (29/3), o Sala de Convidados continua a série de programas sobre a zika e se debruça sobre o tema Determinantes Sociais de Saúde e Zika, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde, e discute como esses dois fatores estão ligados. Para falar sobre o assunto o programa contará com a participação da coordenadora do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP/Fiocruz), Patrícia Tavares Ribeiro.
Notícia
Publicado em: 21/03/2016 11:04:59
A principal preocupação em relação à epidemia de zika no país é relacionada às grávidas. Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, 4.268 casos suspeitos de microcefalia seguem sob investigação e 863 foram confirmados. Dos 2.212 casos investigados, 1.349 foram descartados. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade da Califórnia, publicado pelo The New England Journal of Medicine, apontou que o zika vírus pode prejudicar o feto em qualquer fase da gravidez e não apenas nas primeiras semanas da gestação, como se pensava inicialmente. Com todas as preocupações que rondam as grávidas nesse momento, o Sala de Convidados da próxima terça-feira (22/3) debate como está a zika e a assistência à gestante, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.  
Notícia
Publicado em: 14/03/2016 11:20:24
A atual epidemia de zika, cujo principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que é responsável por um alerta mundial de saúde pública emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) está intimamente ligada aos problemas de saneamento que até hoje o Brasil enfrenta. As notícias sobre a zika, que provavelmente está relacionada ao aumento de casos de microcefalia registrado no país, são a ponta de um iceberg quando se pensa na relação entre epidemias e saneamento. Por isso, na próxima terça-feira (15/3), o Sala de Convidados debate o tema, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.
Notícia
Publicado em: 11/03/2016 15:55:06
A presidenta Dilma Rousseff visitou o campus de Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro na tarde de quinta-feira (10/3), acompanhada do ministro da Saúde, Marcelo Castro. Dilma elogiou as atividades desenvolvidas na Fiocruz e reiterou que a instituição é essencial frente ao atual cenário. Em reunião, a presidente destacou que sem ciência básica e sem tecnologia não se pode avançar no enfrentamento do vírus zika.
Notícia
Publicado em: 10/03/2016 10:01:36
Em um país ameaçado pelo vírus zika, pôr um exército na rua para perseguir e matar o Aedes aegypti de nada adianta se não for atacado um grave problema de saúde pública: a falta de saneamento básico garantido a toda a população. Esse cenário, no entanto, ainda está longe de ser alcançado em curto prazo. As causas, bem como os caminhos para que se chegue lá serão abordados no quarto debate on-line da série Futuros do Brasil, do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, em 17/3/2016, das 14h às 16 horas.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 12:33:47
Faleceu, no sábado (5/3), um dos mais importantes parasitologistas do país, o médico e pesquisador emérito da Fiocruz Luís Rey. Com 97 anos, o pesquisador teve uma trajetória versátil e participou de inúmeras ações de saúde pública, e não só no Brasil.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 10:55:41
O Programa de Computação Científica (Procc), em parceria com o Programa de pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), promove no dia 9 de março, às 15 horas, o Seminário internacional Controlando Doenças: usando a ciência para informar a política pública. O evento contará com palestra da professora Christl Donnelly, do Centro de Análise e Modelagem de Surtos da  Imperial College, de Londres, que discutirá como epidemiologistas podem auxiliar os agentes da política pública a controlar doenças. A apresentação será feita em inglês.
Notícia
Publicado em: 07/03/2016 08:43:17
Na segunda edição sobre o vírus que tem atraído as atenções de todo o mundo, o Sala de Convidados discute o tema Zika e Saúde Pública. O programa vai ao ar terça-feira (8/3), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. A epidemia de zika e a provável relação do vírus com os casos de microcefalia no Brasil se transformou em um dos maiores desafios da Saúde Pública no país. A doença fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse situação de emergência internacional em saúde pública, no dia 1º de fevereiro deste ano. A declaração de situação de emergência tem o objetivo de facilitar a adoção de medidas como a maior mobilização para a arrecadação de fundos destinados ao combate ao vírus.
Notícia
Publicado em: 25/02/2016 15:41:32
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, visitou nesta quarta-feira (25/2) o campus da Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, e elogiou os esforços do governo brasileiro e da Fiocruz no enfrentamento do vírus zika. Acompanhada do ministro da Saúde, Marcelo Castro, da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, e do diretor-executivo do Departamento de Surtos e Emergências em Saúde da OMS, Bruce Aylward, Chan foi recebida pelo presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e participou de entrevista coletiva com a imprensa brasileira e internacional.
Notícia
Publicado em: 22/02/2016 15:29:06
Na interseção entre pesquisa e ação a respeito de sustentabilidade e saúde, a Fiocruz realiza, há sete anos, o projeto Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), coordenado pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) Edmundo Gallo. O Observatório é um espaço para o desenvolvimento de soluções baseadas na ecologia de saberes, que têm potencial de se tornar estratégias regionais e alternativas para a garantia dos direitos das comunidades tradicionais. Sua área de atuação é a região do litoral norte do Estado de São Paulo e litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 50 comunidades tradicionais de três etnias: caiçaras, indígenas e quilombolas. A parceria existente com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (Icict/Fiocruz) será tema do próximo Centro de Estudos da unidade, que realizará o seminário Icict e OTSS: Integrando esforços por territórios saudáveis e sustentáveis, na terça-feira, 23 de fevereiro. Para participar, é necessária inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 19/02/2016 11:38:08
Ele já foi conhecido como mosquito da dengue, mas nos dias de hoje, em que é o principal vetor também da febre chikungunya e da zika, todos já o conhecem por seu nome científico: Aedes aegypti. Um mosquito originário da África, que já se disseminou por boa parte do mundo, contra o qual o Brasil está travando uma verdadeira guerra. Por isso, o Sala de Convidados da próxima terça-feira (23/2) lança a pergunta: "Aedes aegypti: um simples mosquito?". O programa vai ao ar, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. E ele conta com a participação do público para tentar chegar às respostas para essa e muitas outras perguntas que circulam em torno do vetor da epidemia de zika, que assusta o país e o mundo, por causa de provável relação com o aumento do número de casos de microcefalia registrado no Brasil.
Notícia
Publicado em: 19/02/2016 10:57:12
Recentemente, uma síndrome rara, desconhecida da grande maioria da população, começou a entrar no vocabulário das pessoas pelo aumento da sua incidência relacionado ao zika vírus: a síndrome de Guillain Barré. A doença neurológica, cuja relação com o zika foi confirmada pelo Ministério da Saúde, acontece quando o corpo reage a uma infecção provocada por alguns tipos de bactérias ou vírus. Não apenas o vírus zika. Para esclarecer dúvidas e trazer mais informação sobre a síndrome de Guillain Barré, o Ligado em Saúde da próxima segunda-feira (22/2) debaterá o assunto. No programa, a apresentadora Marcela Morato conversa com o neurologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Mauro Bras de Lima.
Notícia
Publicado em: 17/02/2016 11:09:10
Em relação à postagem que tem circulado em redes sociais sobre convocação para consultas e coleta de amostras de pacientes com suspeita de infecção pelo vírus zika, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) esclarece que a mensagem está em desacordo com a legislação vigente referente à pesquisa clínica no Brasil. Sendo assim, a coleta de amostras anunciada na mensagem não está em andamento.