Busca do site
menu

Notícias: Notícias da Fiocruz

1.403 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 20/10/2015 12:16:53
As ações comunitárias e as perspectivas que surgem a partir dessas iniciativas foram o tema da mesa da tarde de sexta-feira (16/10) do seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber. A representante da Defesa Civil de Petrópolis, Roberta Dutra, falou sobre o Plano de Emergência criado pelo órgão logo após a tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro. Fruto de uma reunião da Defesa Civil com segmentos da comunidade da região, o plano, segundo ela, representa um processo de mobilização comunitária. A partir dele, surgiram 16 planos territoriais de emergência.
Notícia
Publicado em: 19/10/2015 16:29:19
No segundo dia (16/10) do seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber, diversos especialistas discutiram ações de prevenção e resposta aos desastres ambientais no país. Além de treinamentos com a comunidade local e de ações de vigilância e assistência, uma das preocupações destacadas foi o efeito psicológico provocado na população afetada. Para Ney Bruck, especialista em Psicologia das Emergências, da Universidade Federal de Pelotas (RS), quanto mais amplo for o problema, maior será a necessidade de dar importância ao micro, ou seja, às pessoas envolvidas nos desastres. A atividade foi mediada pela pesquisadora do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e coordenadora do evento, Simone Oliveira.
Notícia
Publicado em: 19/10/2015 11:36:29
Desde sua primeira edição, em 2003, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). E este ano não será diferente. Vencedora do prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica em 2015, a Fundação foi reconhecida por suas iniciativas que contribuíram para tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas pelo grande público. Com a conquista, não podemos deixar de participar deste, que é considerado o maior evento de popularização da ciência no Brasil.
Notícia
Publicado em: 16/10/2015 17:12:23
Repensar os desastres naturais como fenômenos sociais e políticos, construídos a partir da ação do homem, foi o desafio da mesa-redonda Formações sócio-históricas e ambientais, que abriu o primeiro dia de debates do seminário Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber, realizado no Museu da Vida, no campus da Fundação Oswaldo Cruz. Durante dois dias (15 e 16 de outubro), a Fiocruz recebeu alguns dos mais importantes pesquisadores do mundo e representantes dos movimentos sociais para debater temas prementes como os desastres causados por mudanças climáticas, enchentes e escassez de água. Entre algumas certezas, a necessidade de aliar a ciência aos movimentos para lidar com as adversidades da natureza. Confira as reportagens do primeiro dia do evento. 
Notícia
Publicado em: 14/10/2015 15:58:13
Em 2080, o Rio de Janeiro pode enfrentar uma combinação de aumento de 3,4°C na temperatura, com elevação de 82 cm no nível do mar e de até 6% no volume de chuvas. Enquanto isso, São Paulo pode ficar 3,9°C mais quente e ter até 13% mais precipitação. O levantamento faz parte do Segundo Relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas nas Cidades, elaborado por 120 cientistas da Rede Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Urbanas (Urban Climate Change Research Network – UCCRN). Com divulgação integral marcada para o final de novembro durante a 21ª Conferência das Partes (COP-21), em Paris, o documento teve dados divulgados antecipadamente nesta terça-feira, 13/10, durante o lançamento do Núcleo da UCCRN na América latina (UCCRN-AL), que tem como sede o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 14/10/2015 10:53:59
A maior tragédia natural já ocorrida no Brasil está prestes a completar cinco anos. A chuva de janeiro de 2011 na Região Serrana do Rio provocou mais de mil mortes e acendeu um alerta sobre a necessidade de estratégias para a redução de risco de desastres naturais. Ciente da importância da discussão da temática, a Fiocruz vai promover, nos dias 15 e 16 de outubro, o seminário internacional Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção do saber. O evento vai contar ainda com o lançamento do documentário 11.01.11 Experiência-limite e da publicação Qual é a contribuição das Ciências Humanas e Sociais para a compreensão, explicação e atuação em desastres?.
Notícia
Publicado em: 13/10/2015 12:11:10
O projeto A Hora É Agora, que busca a expansão da testagem rápida e gratuita anti-HIV entre as populações mais vulneráveis à infecção, foi tema de reportagem veiculada no Jornal da Saúde, exibido pelo Canal Saúde da Fiocruz. O projeto, lançado em Curitiba, faz uso de outras abordagens inovadoras junto à população-alvo, entre elas a testagem rápida móvel em trailers equipados com laboratórios. Na ENSP, o projeto é coordenado pela pesquisadora Marly Marques da Cruz, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa. Assista a reportagem.
Notícia
Publicado em: 08/10/2015 12:06:26
A 32ª edição da Revista de Manguinhos destaca como principal reportagem a conquista, pela Fiocruz, do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, na categoria Instituição ou Veículo de Comunicação. É a primeira vez que a Fundação recebe tal honraria, que reconhece e valoriza a atuação da instituição na área – o que já ocorre, praticamente, desde o seu início, em 1900. A atual edição também destaca uma série de projetos e pesquisas desenvolvidos na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, como a pesquisa Perfil da Enfermagem, um estudo inédito que traça perfil da profissão no país e destaca problemas e carências vividos pelo setor, além da atuação do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos na região do Comperj e da opinião de diversos pesquisadores a respeito do modelo atual de produção e das suas consequencias na saúde da população. 
Notícia
Publicado em: 05/10/2015 10:54:18
Qual deve ser o sistema de saúde oferecido pelo país à população brasileira em 2035? Para pensar em um projeto para daqui a 20 anos, com muitos desafios, um grupo de pesquisadores multidisciplinares se reuniram há cinco anos e formaram a Rede Brasil Saúde Amanhã.  A rede é o resultado da pareceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Saúde, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 10:15:19
O Brasil vive um momento de definição de rumos, seja para dar continuidade, com novas ênfases, aos processos em curso, seja percorrendo novos caminhos. Considerando a importância de se analisar e debater a conjuntura brasileira em suas diversas dimensões, o Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CCE) dará início, em 1º de outubro, das 14h às 16h, ao ciclo de debates on-line Futuros do Brasil.
Notícia
Publicado em: 28/09/2015 10:11:10
O Sala de Convidados debate o tema Mulheres do Campo e Saúde, na próxima terça-feira (29/9), ao vivo, às 11 horas, no Canal Saúde. O programa vai falar sobre como andam as políticas públicas de saúde voltadas para esse segmento da população e quais as principais demandas dessas mulheres, que, em agosto, se manifestaram por seus direitos na 5ª Marcha das Margaridas, em Brasília.
Notícia
Publicado em: 25/09/2015 16:25:55
O Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz vem a público se manifestar, considerando o contexto de ajustes na política econômica, bem como, as possíveis repercussões para o setor saúde da reforma administrativa em debate. Entendemos que o processo de implementação da Reforma Sanitária Brasileira e da consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) são conquistas do povo brasileiro no contexto de luta por direitos e redução das desigualdades sociais. O SUS representa uma marca distintiva de uma sociedade que se pretende justa, fraterna e igualitária. A conjuntura econômica e o contexto político desfavorável não podem justificar quaisquer recuos neste caminho. Por isso, neste momento, é fundamental reafirmarmos os princípios que orientam nossa atuação como instituição estratégica de Estado, na defesa do SUS, na garantia das políticas de ciência e tecnologia, das políticas de educação pública e das demais políticas sociais e econômicas que possibilitem os avanços garantidos pela Constituição Brasileira.
Notícia
Publicado em: 24/09/2015 12:40:39
O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis/Fiocruz Brasília) participou do XI Congresso Brasileiro de Bioética, entre 15 e 18 de setembro, em Curitiba, Paraná. O Núcleo coordenou um mini curso nas atividades pré-congresso, participou de mesas redondas e organizou, junto com a Presidência, o espaço institucional para o estande da Fiocruz no evento. O pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Fermin Roland Schramm, componente da Sociedade Brasileira de Bioética, lançou o livro "Três Ensaios de Bioética", no estande da Fiocruz, após a solenidade oficial de abertura do evento. A Editora Fiocruz, responsável por levar as obras da instituição sobre as temáticas abordadas no Congresso, participou durante toda a semana.
Notícia
Publicado em: 22/09/2015 14:05:48
Qual é o papel da comunicação e da informação para a democracia e o direito à saúde? Como garantir o direito à comunicação e à informação em saúde e nos espaços de participação social, como Conselhos e Conferências? De que maneira a intersetorialidade pode contribuir para a formulação de políticas públicas? Visando debater essas e outras questões o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) realiza o I Diálogo PenseSUS - Democracia, comunicação, informação e direito à saúde: mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, nos dias 29 e 30 de setembro de 2015, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 21/09/2015 12:18:02
Discutir os possíveis cenários para o setor Saúde a médio e longo prazo no país é o desafio do seminário Brasil Saúde Amanhã: horizontes para os próximos 20 anos, que teve início na quinta-feira (17/9), no campus da Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O evento, que terminou na sexta (18), reuniu os pesquisadores que compõem o grupo multidisciplinar de pesquisa da rede Brasil Saúde Amanhã, resultado da parceria da Fiocruz com a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), o Ministério da Saúde e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).