Notícias: Centro de Estudos
416 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 16/07/2013 10:53:26
A Atenção Básica (AB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde. Desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão, democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, deve ter alto grau de descentralização e capilaridade e ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde (RBS). Essas e outras questões serão debatidas no Centro de Estudos da ENSP, a ser realizado em 31/7, com o tema Avaliação dos três Anos de Experiência dos Novos Modelos de Gestão na Atenção Básica no Rio de Janeiro. A atividade, marcada para as 13h30, no salão internacional da Escola, será aberta a todos os interessados e transmitida pela internet.
Notícia
Publicado em: 21/06/2013 14:42:44
O Centro de Estudo da ENSP, na quarta-feira (19/6), foi marcado pela aula inaugural do Curso de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e Atuação em Comitês de Mortalidade, oferecido pela Escola. A atividade contou com a presença da professora da Universidade Federal de Pernambuco Sandra Valongueiro Alves, da coordenadora do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e do professor do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz Marcos Augusto Bastos Dias, que também está na coordenação do curso. Os palestrantes debateram sobre mortalidade materna evitável, vigilância dos óbitos infantis e as especificidades do curso. Confira, na Biblioteca Multimídia da ENSP, as apresentações e o áudio da palestra.
Notícia
Publicado em: 06/06/2013 14:58:28
No dia 19/6, ocorrerá a oitava atividade do Ceensp em 2013. Com o tema 'Vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuação em comitês de mortalidade', participarão como expositores da atividade a professora da Universidade Federal de Pernambuco, Sandra Valongueiro Alves, a coordenadora do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e o professor do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz, Marcos Augusto Bastos Dias. o evento, marcado para às 13h30, no salão internacional da Escola, é aberto a todos os interessados e será transmitido pela internet pelo endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.
Notícia
Publicado em: 24/05/2013 11:38:34
O Centro de Estudos da ENSP de 22/5 promoveu uma grande discussão acerca das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Com o tema Indústria, mercado e determinantes sociais no controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis a atividade reuniu pesquisadores para debater as diversas questões que colaboram para o aumento das DCNT na população brasileira. Realizado no âmbito do curso Fatores de Risco para DCNT, o Ceensp contou com organização do Centro de Estudo sobre Tabaco e Saúde (Cetab/ENSP) e recebeu o coordenador do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP), Alberto Pellegrini, os pesquisadores do Demqs/ENSP, Luís David Castiel e Dora Chor, e a diretora executiva da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), Paula Jonhs. Na ocasião, a coordenadora da atividade e também do Cetab/ENSP, Vera Luiza da Costa e Silva, alertou para manipulação da indústria do tabaco sobre o governo e a sociedade civil.
Notícia
Publicado em: 17/05/2013 16:30:54
Indústria, mercado e determinantes sociais no controle das doenças crônicas não transmissíveis será o tema da próxima edição do Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (22/5), às 14 horas, no salão internacional. A atividade terá como palestrantes os pesquisadores da ENSP Luis David Castiel, Alberto Pellegrini Filho, Dóra Chor e a diretora executiva da ACT e presidente do Conselho Diretor da Framework Convention Alliance (FCA), Paula Johns. A sessão, coordenada pela pesquisadora Vera Luiza da Costa e Silva, será aberta ao público e transmitida pela internet (www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/).
Notícia
Publicado em: 16/05/2013 15:13:07
Com o objetivo de compreender o planejamento e preparo do setor saúde para os grandes eventos, o Centro de Estudos da ENSP, realizado na quarta-feira (15/5), reuniu representantes das três esferas de governo - municipal, estadual e federal - para discutir a questão da vigilância sanitária em atividades que reúnem grande público. Com a proximidade de dois grandes eventos que serão realizados no Brasil, Copa do Mundo e Olimpíadas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem se reunindo com as Secretarias de Vigilância em todo país para discutir ideias que contribuam com respostas rápidas a potencias ameaças que possam vir com os grandes eventos. Confira na Biblioteca Multimídia da ENSP as apresentações do evento.
Notícia
Publicado em: 09/05/2013 15:46:17
Vigilância sanitária é um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários que têm relação com o meio ambiente; produção e transporte de mercadorias; e prestação de serviços de interesse da saúde. Nos próximos anos, o Brasil sediará uma série de grandes eventos que trará os mais variados públicos e produtos para o país. Por isso, a vigilância sanitária deve estar atenta aos desafios que possam surgir daí. Esse é o foco do próximo Centro de Estudos da ENSP, cujo tema é Vigilância sanitária nos eventos de massa: a importância do voluntariado, a ser realizado no dia 15/5, a partir das 14 horas, no salão internacional da Escola. Os palestrantes são representantes da Anvisa, SES-RJ e SMS-RJ. O Ceensp é aberto a todos os interessados e será transmitido pelo endereço www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 16:26:50
O conjunto de atividades desenvolvidas pela Fiocruz na área de influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) ultrapassou as ações de monitoramento epidemiológico - previstas no início do acordo com a Petrobras. A grande abrangência do projeto resultou em um Programa de Desenvolvimento Científico da Fundação no entorno do Comperj, com atuação nas áreas de cooperação, ensino, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde. O detalhamento das ações foi apresentado pelos coordenadores do projeto, Luciano Toledo e Paulo Sabroza, durante o Ceensp de quarta-feira (24/4). Entre as evidências apresentadas, a de que a maioria dos problemas de saúde não está relacionada às obras nesse primeiro momento, mas sim à organização ou desorganização do sistema de saúde. Acesse as apresentações na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 19/04/2013 10:13:46
"Existem muitas características que tornam o uso de medicamentos em crianças algo extremamente preocupante. Não estão sendo estudadas e levadas em consideração as especificidades com essa área da terapêutica; 50% do uso de medicamentos em crianças não é baseado em evidências satisfatórias, e, em neonatos, esse número chega a 90%. Somos totalmente carentes de formulações adequadas para essa idade", enfatizou a professora de Farmacoepidemiologia da Universidade Federal do Ceará e consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Helena Lutéscia Luna Coelho, no Ceensp realizado na quarta-feira (17/4). O evento encerrou o ciclo de atividades do seminário internacional Pesquisa em Farmacoepidemiologia na América Latina, promovido pelo Núcleo de Assistência (NAF/ENSP). O áudio e as apresentações da palestra estão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 18/04/2013 16:06:39
Monitoramento de condições de vida e saúde em áreas de implantação de grandes empreendimentos: desafios metodológicos será o tema da próxima edição do Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (24/4), às 14 horas. Participarão como palestrantes os pesquisadores Luciano Toledo, coordenador-geral do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj, e Paulo Sabroza, coordenador técnico do projeto. O debate caberá ao gerente da Área de Planejamento do Departamento de Políticas, Articulação e Sustentabilidade do BNDES, Luiz Antônio Pazos. A sessão será aberta ao público e transmitida pela internet. Durante o Ceensp, ocorrerá a abertura da exposição Santo Antônio de Sá: primeira vila do Recôncavo da Guanabara, com informações arqueológicas sobre a área do Comperj. A mostra será exibida até 30/4 no hall de entrada do prédio da ENSP.
Notícia
Publicado em: 15/04/2013 15:22:59
Farmacoepidemiologia e tomada de decisão em sistemas de saúde será o tema da próxima edição do Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (17/4), no salão internacional. O evento faz parte do seminário internacional Pesquisa em Farmacoepidemiologia na América Latina, promovido pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP). Os palestrantes do Ceensp são Helena Lutéscia Luna Coelho, professora titular de Farmacoepidemiologia da Universidade Federal do Ceará e consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS); Björn Wettermark, pesquisador do Karolinska Institutet (KI) e gestor do Stockholm County Council (SLL); e Brian Godman, pesquisador do KI e da University of Strathclyde. O evento, aberto ao público, terá tradução simultânea e será transmitido pela internet.
Notícia
Publicado em: 11/04/2013 15:08:58
O presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ (Faperj), Ruy Garcia Marques, esteve presente ao Ceensp, na quarta-feira (10/4), e foi saudado pelos pesquisadores. Todos foram unânimes em atribuir a ele a conquista, em 2007, do cumprimento da legislação que destina 2% da arrecadação da tributação líquida do Estado do RJ para a Faperj. Criada em 1975, durante a fusão dos Estados da Guanabara e do RJ, a Fundação já passou por várias crises financeiras. Atualmente, segundo Ruy, a pós-graduação tem avançado muito no Estado. De acordo com dados de avaliação de 2010, 21% dos cursos de pós-graduação estão com notas de excelência 6 e 7. "Em 2013, vamos crescer ainda mais", anunciou.
Notícia
Publicado em: 08/04/2013 11:31:31
Na quarta-feira, dia 10 de abril, o Centro de Estudos da ENSP trará o tema Financiamento em Pesquisa no Rio de Janeiro. Para debater o assunto, estará presente Ruy Garcia Marques, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ (Faperj), com a coordenação de Claude Pirmez, vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz. Marcado para as 14 horas, o evento ocorrerá no salão internacional da ENSP. A atividade, aberta ao público, não necessita de inscrição prévia e será transmitida pelo Portal da Escola pelo endereço http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/.
Notícia
Publicado em: 14/03/2013 14:51:17
Governança global do desenvolvimento, governança ambiental global, suas consequências, projeções e previsões. Esses foram os temas norteadores da palestra Desgovernança e sustentabilidade, proferida por José Eli da Veiga, professor dos programas de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). As questões foram discutidas durante a segunda sessão do Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) em 2013. O palestrante informou que, desde o seu surgimento, a governança global do desenvolvimento e a governança ambiental global caminham separadamente. E isso, alerta José Eli, gera uma desgovernança sobre o campo.
Notícia
Publicado em: 07/03/2013 15:36:26
Desgovernança da Sustentabilidade será o tema da próxima edição do Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (13/3), a partir das 14 horas. A atividade terá como palestrante o professor dos programas de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), José Eli da Veiga. Especialista em desenvolvimento sustentável, meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento e agricultura, o convidado abordará os dilemas e desafios da governança ambiental e do desenvolvimento sustentável. O Ceensp, que ocorrerá no salão internacional, será aberto ao público e transmitido pela internet na página da ENSP.