Notícias: Centro de Estudos
416 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 19/01/2016 11:56:48
Quais são os sistemas de informação utilizados para apoiar as compras públicas que estão, hoje, em uso? Quais sistemas de informação precisaríamos para ter um processo de compra pública cada vez mais eficiente? Essas foram algumas das indagações trazidas pela pesquisadora da ENSP Maria Angélica Borges na abertura do último Centro de Estudos Miguel Murat da ENSP, realizado no ano de 2015. O tema central debatido foi Compras públicas em sistemas de saúde: qualidade e preço. Além de Angélica, para tratar do tema, o encontro recebeu Laura Anne Krech, da Universidade de São Paulo (USP) e Björn Wettermark, do Conselho da Municipalidade de Estocolmo (Suécia).
Notícia
Publicado em: 19/11/2015 13:29:00
Na quarta-feira, 25 de novembro, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos debaterá o tema Compras públicas em sistemas de saúde: qualidade e preço. Serão palestrantes da atividade Fabíola Sulpino Vieira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Björn Wettermark, do Conselho da Municipalidade de Estocolmo (Suécia), Laura Anne Krech, da Universidade de São Paulo (USP), com coordenação de Rondineli Mendes da Silva, pesquisador da ENSP/Fiocruz. O Ceensp está marcado para 14 horas, no salão internacional da Escola, e será aberto a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 13/11/2015 12:55:51
Ocorreram 4,9 milhões de acidentes de trabalho no Brasil no ano de 2013. A projeção é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o IBGE. Para discutir o que esse e outros números revelam sobre as condições de trabalho em nosso país, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, da ENSP, recebeu, na quarta-feira, dia 4 de novembro, Célia Landmann Szwarcwald, pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) e Heleno Rodrigues Corrêa Filho, da Universidade de Brasila (UNB). O Centro de Estudos foi coordenado por Francisco Pedra, pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP).
Notícia
Publicado em: 09/11/2015 16:25:01
A prevenção nossa de cada dia: dilemas e desafios para a saúde será o tema da próxima sessão do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, no dia 11 de novembro, no salão internacional da Escola. A atividade será coordenada pelo pesquisador Luiz Antonio Bastos Camacho e receberá os palestrantes Arn Migowski, do Instituto Nacional de Câncer Jose Alencar Gomes da Silva (Inca), Luis David Castiel e Paulo Nadanovsky, ambos do departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da ENSP (Demqs). O Ceensp está marcado para as 14 horas. O evento é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 29/10/2015 14:42:38
O próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, marcado para 4 de novembro, às 14 horas, debaterá os acidentes de trabalho no Brasil segundo a Pesquisa Nacional de Saúde. Dados do Ministério da Previdência Social apontam o elevado número de acidentes de trabalho no Brasil, com cerca de 165 mil acidentados em 2012. Para debater o tema, a atividade contará com a participação da pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) Célia Landmann Szwarcwald e do pesquisador da Universidade Federal de Brasília (UnB) Heleno Rodrigues Corrêa Filho. O Ceensp é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. O pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Francisco Pedra coordenará a atividade.
Notícia
Publicado em: 22/10/2015 21:59:30
Pode ser acaso, mas quando se trata de palavras, nunca se sabe. O fato é que no Aurélio a primeira acepção da palavra patente é a de um adjetivo para algo aberto, franqueado, acessível. Patente como substantivo, significando o título oficial de uma concessão ou privilégio, aparece apenas em quarto lugar. No entanto, quando falamos de Lei de Patentes no tocante ao direito à saúde, o quadro se inverte. Patente passa a significar, acima de tudo, fechamento, exclusividade, privilégio ou até mesmo a morte, como mostra este cartaz em inglês, exibido num protesto na Índia. A necessidade de revisão da Lei de Patentes, um debate mais do que atual e que a cada dia ganha novos contornos, foi tema do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconvellos da ENSP, no dia 21 de outubro. Recém-chegados de uma reunião sobre o assunto no Congresso Nacional, estiveram na mesa Jorge Bermudez, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz e Felipe de Carvalho, do Grupo de Trabalho sobre propriedade intelectual da Rede Brasileira para a Integração dos Povos. Também participaram da discussão Sara Helena Pereira e Silva, das Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais e Reinaldo Guimarães, da Associação Brasileira da Indústria de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina). O Ceensp foi coordenado pela pesquisadora da Escola Gabriela Costa Chaves.
Notícia
Publicado em: 19/10/2015 16:51:54
O Centro de Estudos Migual Murat de Vasconcellos da ENSP discutirá, nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, a revisão da lei de patentes e as implicações para o acesso a medicamentos. O tema vem sendo debatido no Congresso Nacional e é considerado de extrema importância no que diz respeito às políticas de acesso a medicamentos e ao desenvolvimento da indústria nacional. O encontro está marcado para 14 horas, no Salão Internacional da Escola. Coordenado por Gabriela Costa Chaves, pesquisadora da ENSP, o Ceensp contará com as presenças de Sara Helena Pereira e Silva, das Universidades Aliadas por Medicamentos Essenciais, Felipe de Carvalho, do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rede Brasileira para a Integração dos Povos, Reinaldo Guimarães, da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades e Jorge Bermudez, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz.
Notícia
Publicado em: 06/10/2015 12:45:51
A Escola Nacional de Saúde Pública informa o cancelamento do Centro de Estudos Miguel Murat (Ceensp) marcado para esta quarta-feira (7/10), que debateria as experiências inovadoras em inquéritos de saúde em Rio das Pedras e Manguinhos. Uma nova data será agendada para a realização da atividade.
Notícia
Publicado em: 02/10/2015 14:14:01
O próximo encontro do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), debaterá as Experiências inovadoras em inquéritos de saúde: Rio das Pedras e Manguinhos. Os inquéritos de saúde permitem conhecer o perfil de saúde e a distribuição dos fatores de risco em uma população, com atualização periódica e comparações sequenciadas no tempo e entre áreas geográficas. Além disso, a realização do primeiro inquérito de saúde pode constituir uma linha de base para avaliações futuras. Marcado para o dia 7 de outubro, a partir das 13h30, no salão internacional da Escola, o Centro de Estudos contará com as exposições de Marília Sá Carvalho, pesquisadora do Programa de Computação Científica (PROCC/Fiocruz) e umas das editoras da Revista Cadernos de Saúde Pública, da chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Emilia Maria de Andrade Correia, e da professora da Columbia University Gina Lovasi. A atividade é aberta ao público, não necessita de inscrição prévia e será coordenada por Marília Sá Carvalho.
Notícia
Publicado em: 26/08/2015 13:02:54
O nome do vilão está na ponta da língua: ajuste fiscal. Quem acompanha, minimamente, os movimentos da política e da economia já deve ter esbarrado com ele algumas vezes. Quem trabalha no setor público e com saúde e educação, de um modo geral, também. Começam a se tornar sensíveis os cortes de verbas e o orçamento do ano que chega é uma nuvem negra a se avolumar no horizonte. Debater o assunto, em meio a greve que paralisa os trabalhadores da Fiocruz há mais de um mês, foi a ideia do um Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, ao promover, no dia 19 de agosto, uma sessão especial. Participaram da discussão Carlos Ocké Reis, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Maria de Fátima Andreazzi, da UFRJ. A mesa foi coordenada por Marina Noronha, pesquisadora da ENSP.
Notícia
Publicado em: 02/07/2015 15:52:28
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP de 24/6 reuniu a pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, Luciana Dias de Lima e o gestor do Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde do Hospital do Coração (Ligress/HCor), Armando de Negri, para debater a política das urgências e o papel que as Unidades de Pronto Atendimento ocupam nesse processo. Na ocasião Luciana apresentou os resultados de uma pesquisa coordenada por ela que buscou avaliar o processo de implantação das Unidades de Pronto Atendimento do estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam que a falta de integração com outras unidades da rede de serviços é um dos problemas que mais comprometem a coordenação do cuidado prestado nas UPAs. O Ceensp foi coordenado pela pesquisadora da Escola Gisele O'Dwyer de Oliveira e as apresentações estão disponíveis na íntegra no canal da ENSP no YouTube.
Notícia
Publicado em: 01/07/2015 21:49:43
A Escola Nacional de Saúde Pública, em mais uma edição do Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcelos, abordou um tema desafiante para os serviços de saúde e a sociedade civil do país como um todo: a redução da mortalidade materna, infantil e fetal. A necessidade de melhorar a informação sobre tais mortes, identificar a magnitude, as causas e os fatores que as determinam foram discutidos pelas pesquisadoras Célia Landmann Szwarcwald, do Icict/Fiocruz, Sônia Lansky, do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de BH, e Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt, da ENSP. "A mortalidade por complicações da gravidez, parto ou puerpério é considerada como uma causa de morte altamente evitável e tem sido foco de esforços nacionais e internacionais dirigidos à sua redução. Entretanto, o monitoramento dos avanços alcançados nessa redução da mortalidade materna tem sido problemático no país", avaliou a pesquisadora do Icict durante sua apresentação.
Notícia
Publicado em: 22/06/2015 17:08:46
Análise do Processo de Implantação das Unidades de Pronto Atendimento no Estado do Rio de Janeiro - desafios para a conformação da rede de atenção às urgências será o tema da próxima sessão do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, na quarta-feira (24/6). Na ocasião, os expositores Armando de Negri, gestor do Ligress - Hospital do Coração (HCor), e Luciana Dias Lima, pesquisadora do Departamento de Administração e Saúde da ENSP, destacarão os fatores que interferem na organização, funcionamento e desempenho das UPAs no Rio de Janeiro. A atividade será coordenada pela pesquisadora Gisele O’ Dwyer, e está marcada para as 14 horas, no salão internacional da ENSP. O evento é aberto aos interessados.
Notícia
Publicado em: 18/06/2015 13:34:23
Ele é jornalista e, para a Associação Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês), costumava ser um dos bons. Mas não foi por muito tempo que as reportagens de Robert Whitaker agradaram a principal entidade da psiquiatria oficial americana. Com uma produção destacada de livros que mostram contradições no modelo que centraliza o tratamento de doenças mentais no uso de medicamentos, ao mesmo tempo que se tornou persona non grata na APA, Whitaker passou a ser uma das mais ativas vozes a serem ouvidas em grupos, seminários e instituições que buscam saídas para além da narrativa psiquiátrica corrente. Foi com essas credenciais que o americano foi recebido como palestrante no Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, na ENSP, no dia 10 de junho.
Notícia
Publicado em: 12/06/2015 13:15:23
A redução da mortalidade materna, infantil e fetal no Brasil é ainda um desafio para os serviços de saúde e a sociedade civil como um todo. Uma das estratégias importantes para combater esse problema é a atuação conjunta de profissionais de saúde qualificados para desenvolver a vigilância de óbitos e de outros atores para exercer o controle social por meio dos comitês de mortalidade. Com esta premissa, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP debaterá, no dia 17 de junho, a Vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuação em Comitês de Mortalidade. O encontro, marcado para 13h30, no salão internacional da Escola, receberá como expositores Célia Landmann Szwarcwald (pesquisadora do Icict/Fiocruz), Sônia Lansky (representante do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de BH), Maria Esther Albuquerque Vilela (representante da coordenação-geral da Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde) e Sonia Duarte de Azevedo Bittencourt (pesquisadora da ENSP). A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.