Busca do site
menu

Notícias: Centro de Estudos

416 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 14/06/2016 15:43:12
Já estão disponíveis no Canal da ENSP no Youtube as apresentações do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos Cenário atual das políticas de saúde no Brasil, realizado em 20 de abril. A atividade, coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, Nilson do Rosário Costa, teve a participação de Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj. O Ceensp marcou ainda o lançamento do número especial da Revista Saúde em Debate, que debateu a conjuntura das políticas de saúde no Brasil. Com o tema Políticas, planejamento e gestão em saúde, a publicação foi editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e coordenada, na ENSP, pelas pesquisadoras Vera Lucia Luiza e Luciana Dias de Lima. 
Notícia
Publicado em: 09/06/2016 17:02:39
Para falar sobre a real situação do uso dos agrotóxicos no Brasil e o impacto do pesticida no consumo de água e dos alimentos, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, realizado em 25 de maio, teve como tema Resíduos de Agrotóxicos nos alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis. A atividade teve participação da professora do Departamento de Nutrição Social da UERJ e secretária executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), Juliana Casemiro, do produtor de alimentos orgânicos Alcimar Espírito Santo e do pesquisador da ENSP Luiz Claúdio Meirelles. Na ocasião, o diretor da Escola, Hermano Castro, coordenou a atividade e destacou que o modelo agrário e econômico atual aprofunda as desigualdades. No campo da alimentação, a aposta nas commodities agrícolas não só estimulam as desigualdades, como também geram um conjunto de danos em função do modelo de atuação química e de proteção agrícola, ou seja, uma série de substâncias químicas que acabam contaminando o alimento e causando danos à saúde.
Notícia
Publicado em: 06/06/2016 16:01:54
Na quarta-feira, dia 8 de junho, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos (Ceensp) receberá a professora da Faculdade de Medicina/UFRJ e representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) Carmem Lucia Pessoa da Silva, o gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, Diogo Penha Soares, e a pesquisadora do Instituto Oswaldo Criz (IOC/Fiocruz) Marise Dutra Asensi para debater as perspectivas e desafios da resistência microbiana. O evento está marcado para as 14 horas e terá a coordenação da pesquisadora da ENSP Lenice Gnocchi da Costa Reis. O Ceensp é aberto ao público e não necessita de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 20/05/2016 16:36:48
Nesta quarta-feira (25/5), às 14 horas, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP colocará em pauta a discussão sobre os agrotóxicos no Brasil. Com o tema Resíduos de agrotóxicos nos alimentos e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a atividade terá participação da Diretora da Secretaria Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, Patricia Chaves Gentil, do produtor de alimentos orgânicos Alcimar Espírito Santo e do pesquisador Luiz Claudio Meirelles (ENSP/Fiocruz). O diretor da ENSP, Hermano Castro, coordenará o Centro de Estudos, que é aberto ao público, e não necessita de inscrição prévia. "Pretendemos esclarecer a real situação do uso dos agrotóxicos no Brasil e informar sobre o impacto do pesticida no consumo da água e dos alimentos. É importante que todos compreendam a dimensão do problema e, a partir do debate, entendam a necessidade de mecanismos de controle mais efetivos e mudanças no modelo. Essa transformação implica na atuação conjunta do setor saúde, das organizações que atuam na defesa do consumidor, na saúde do trabalhador, agroecologia e da própria sociedade", destacou Meirelles.
Notícia
Publicado em: 04/05/2016 12:05:03
Debater as questões relacionadas à Vigilância Sanitária no Rio de Janeiro no contexto dos Jogos Olímpicos de 2016 foi o objetivo do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos realizado em 27 de abril. Durante o evento, foi lançando o jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa, desenvolvido pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/ENSP), em parceria com a Coordenação de Educação a Distância (EAD/ENSP) e a Secretária Municipal de Saúde (SMS/RJ), e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O material lúdico é destinado a todos que podem se beneficiar com a identificação do risco de ameaça na vigilância sanitária e apresenta riscos no qual a Visa tem atuação nos eventos de massa. Para refletir sobre a atuação da vigilância, o Ceensp recebeu Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Arnaldo Lassance, subsecretário de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa/RJ), e Rodolfo Nunes, representando a Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A atividade foi coordenada por Vera Pepe, responsável pelo Cecovisa.
Notícia
Publicado em: 02/05/2016 12:36:35
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, realizado em 20 de abril, marcando o lançamento do número especial da Revista Saúde em Debate, debateu a conjuntura das políticas de saúde no Brasil. Com o tema Políticas, planejamento e gestão em saúde, a publicação foi editada pelo Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e coordenada, na ENSP, pelas pesquisadoras Vera Lucia Luiza e Luciana Dias de Lima. O suplemento expressa os dilemas e conquistas do SUS no contexto político e econômico do país. Diante desse cenário, o Ceensp recebeu Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social da Uerj, para uma discussão sobre a atual conjuntura. A atividade foi coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nilson do Rosário Costa.
Notícia
Publicado em: 20/04/2016 16:07:33
Uma série de ações em saúde e vigilância sanitária já estão sendo implementadas na cidade do Rio de Janeiro visando os jogos olímpicos, que ocorrerão no mês de agosto. Todo o planejamento é realizado em conjunto com o estado e município do Rio de Janeiro, integrando atendimento e vigilância epidemiológica. O Brasil vai receber visitantes de todas as partes do mundo e cada um traz em sua bagagem também seus vírus e bactérias. Mas será que estamos preparados para fazer esse controle? Nossa Vigilância Sanitária já tomou medidas efetivamente preventivas? O que pode acontecer? Para debater essas e outras questões, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retorna para mais um encontro, no dia 27 de abril, com o tema A atuação das vigilâncias do campo da saúde nas Olimpíadas de 2016. Marcado para 13h30, no salão internacional da Escola, o Ceensp conta com as participações de Cláudio Henriques (Devit/SVS), Arnaldo Lassance (ENSP/Fiocruz) e Rodolfo Nunes (Anvisa). Na ocasião, ocorrerá o lançamento do jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa.
Notícia
Publicado em: 15/04/2016 16:24:27
O Cenário atual das políticas de saúde no Brasil estará na pauta do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP no dia 20 de abril. A atividade será coordenada pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais da ENSP (DCS) Nilson do Rosário Costa e receberá os palestrantes Ligia Bahia, do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ (Nesc), e Mario Roberto Dal Poz, do Instituto de Medicina Social, do Instituto de Medicina Social da Uerj. O Ceensp, que está marcado para as 14 horas, no salão internacional da ENSP, promoverá o lançamento do número especial (volume 39) da Revista Saúde em Debate, com o tema Políticas, planejamento e gestão em saúde.
Notícia
Publicado em: 14/04/2016 11:34:28
O coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, e a pesquisadora da Universidade de Brasília (UNB) Débora Diniz foram os expositores convidados do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, realizado em 4 de abril, com o tema Zika: a ética em pesquisas e em questões de gênero. O encontro ressaltou que a emergência provocada pela epidemia do vírus zika requer sensibilidade, diálogo e criatividade no que diz respeito à ética em pesquisa, além de uma maior agilidade na concessão de pareceres sobre as pesquisas realizadas nesse tema. Os vídeos das palestras já estão disponíveis no Canal da ENSP, no YouTube.  
Notícia
Publicado em: 13/04/2016 12:25:40
Realizada em 15 de março, a primeira edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP teve como tema O Estado da arte sobre a epidemia do zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber. A atividade reuniu, no auditório térreo da Escola, o diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha e as pesquisadoras Patricia Carvalho de Serqueira (IOC/Fiocruz) e Sheila Moura Pone (IFF/Fiocruz). As três exposições já podem ser assistidas no Canal da ENSP, no YouTube.
Notícia
Publicado em: 06/04/2016 15:04:50
A emergência provocada pela epidemia do vírus zika requer sensibilidade, diálogo e criatividade no que diz respeito à ética em pesquisa. Essas foram as principais reflexões suscitadas pela antropóloga e pesquisadora da Universidade de Brasília (UNB) Débora Diniz durante o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, na segunda-feira (4/4), na ENSP. "A epidemia não segue o ritmo normal da ciência; ela provoca diferentes exigências éticas, clama por outros princípios e demanda três aspectos: entender o que se passa, informar e prevenir." A atividade, sob a coordenação do pesquisador da ENSP Sergio Rego, também teve participação de Jorge Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que destacou a agilidade do comitê na concessão de pareceres sobre as pesquisas do tema.
Notícia
Publicado em: 31/03/2016 16:22:11
A complexidade em torno das epidemias de dengue, zika e chikungunya requer esforços do campo da ciência, além de ações do poder público, da sociedade civil e individuais a fim de aprimorar as ações de prevenção e combate. O governo brasileiro, por sua vez, trata como prioridade o investimento em novas tecnologias que contribuam para a investigação do vírus zika, mas até que ponto a eticidade dos projetos de pesquisa, especificamente em grávidas (um dos principais focos de preocupação), é discutida ou até mesmo considerada? É aceitável que se façam pesquisas sem os níveis primordiais de segurança? É a respeito desse tema que o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos se debruçará na próxima segunda-feira (4/4), ocasião em que receberá o coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio, e a pesquisadora da Universidade de Brasília Débora Diniz para o debate Zika: a ética em pesquisas e em questões de gênero. O Ceensp, coordenado pelo pesquisador da ENSP Sergio Rego, está marcado para as 14 horas, no auditório térreo da ENSP.
Notícia
Publicado em: 28/03/2016 12:33:43
“Sem novo aporte tecnológico, não há como controlar o vetor em curto prazo, ou seja, continuaremos a sofrer com epidemias no Brasil”, disse o pesquisador da Fiocruz Mato Grosso do Sul Rivaldo Venâncio da Cunha sobre o agravamento da incidência de zika congênita no país. Ele adverte, ainda, que a maioria dos problemas está fora da governabilidade do setor saúde. O debate com Rivaldo, a médica do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Sheila Moura Pone e a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Patricia Carvalho de Sequeira ocorreu durante o Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcelos da ENSP intitulado O estado da arte sobre a epidemia do zika vírus: o que sabemos e ainda precisamos saber, realizado na Escola. 
Notícia
Publicado em: 14/03/2016 16:45:56
Nesta terça-feira (15/3), a primeira edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP propõe esclarecer os principais aspectos que tangenciam a epidemia do Zika Vírus no país. O papel da Fiocruz, os desafios para compor uma rede de atenção às famílias vítimas da zika congênita e as previsões para mais dois ou três anos de intensidade razoável da epidemia serão os principais temas debatidos pelos pesquisadores Rivaldo Venâncio da Cunha, diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Maria Elizabeth Lopes Moreira, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e Patricia Carvalho de Serqueira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). "Apesar de existir há mais de meio século, por que somente agora o zika espalhou-se de forma ampla? Queremos elucidar questões contraditórias, responder às lacunas identificadas e promover o debate científico acerca da infecção pelo zika", garantiu a pesquisadora Letícia Cardoso, coordenadora do evento. O Ceensp "Estado da arte sobre a epidemia do zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber" está marcado para 14 horas, no auditório térreo da ENSP. A sessão é aberta ao público.
Notícia
Publicado em: 09/03/2016 11:39:05
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos retoma suas atividades em 2016 debatendo o Estado da arte sobre a epidemia do Zika vírus: o que já sabemos e o que ainda precisamos saber, na terça-feira, 15 de março, às 14 horas, no auditório térreo da ENSP. A atividade contará com a presença do diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha, da pesquisadora do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Maria Elizabeth Lopes Moreira, e da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Patricia Carvalho de Serqueira. O Ceensp será coordenado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, Leticia de Oliveira Cardoso. A atividade, aberta a todos os interessados, não necessita de inscrição prévia.