Busca do site
menu

Notícias: Centro de Estudos

416 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 03/06/2015 13:46:26
A psiquiatria e os temas que exercem influência sobre seu campo de atuação serão debatidos no próximo Centro de Estudos Miguel Murat Vasconcellos da ENSP, no dia 10 de junho. O americano Robert Whitaker, nome de destaque no jornalismo científico, com artigos e livros que falam, entre outros assuntos, de armadilhas do tratamento medicamentoso em doenças mentais, é um dos palestrantes, junto com o pesquisador da ENSP Fernando Ferreira Pinto de Freitas. Paulo Amarante, pesquisador da Escola, será o coordenador do debate. O Ceensp está marcado para 14 horas, no salão internacional da Escola e é aberto a todos os interessados, sem a necessidade de inscrição prévia.
Notícia
Publicado em: 28/05/2015 12:31:11
No dia 13/5, a ENSP promoveu, através do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, o debate Fatores associados ao absenteísmo e possíveis intervenções, tendo como expositoras a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Frida Marina Fischer e a coordenadora do Laboratório de Educação em  Ambiente e Saúde do IOC/Fiocruz, Lúcia Rotenberg. O encontro buscou esclarecer os fatores que levam à ausência do funcionário no ambiente de trabalho, sejam por atrasos ou faltas constantes, muitas vezes associadas a problemas de saúde. As palestras de ambas as convidadas já estão disponíveis no Canal da ENSP no YouTube.
Notícia
Publicado em: 21/05/2015 13:08:13
Todos os dias, milhões de trabalhadores faltam aos seus empregos, no mundo inteiro. O absentísmo é o nome usado para designar esse fenômeno. O assunto, que tem sido estudado por empresas preocupadas com sua produtividade, assume outras proporções quando visto pelas lentes da saúde pública. As causas psicossociais do absenteísmo, como assédio, falta de motivação ou doenças mentais, as contradições nas notificações do INSS e possíveis intervenções foram discutidos no Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, em 13 de maio. Participaram da mesa a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Frida Marina Fischer e a coordenadora do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do IOC/Fiocruz, Lúcia Rotenberg.
Notícia
Publicado em: 07/05/2015 12:46:35
Absenteísmo é a ausência do funcionário no ambiente de trabalho, sejam por atrasos ou faltas constantes, muitas vezes associadas a problemas de saúde. É com este foco que a ENSP promove a quarta atividade de 2015 do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos. Para abordar o tema Fatores associados ao absenteísmo e possíveis intervenções foram convidadas a professora da Faculdade de Saúde Pública da USP Frida Marina Fischer e a coordenadora do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do IOC/Fiocruz, Lúcia Rotenberg. O Ceensp está marcado para o dia 13 de maio, a partir das 14 horas, no salão internacional da Escola e é aberto a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 13/04/2015 17:46:04
Com um contingente populacional de 896 mil indígenas (0,4% da população total), 505 terras (12,5% do território brasileiro), 305 etnias e 274 línguas, segundo o Censo Demográfico 2010, é inegável reconhecer o aprimoramento dos instrumentos de coleta nas pesquisas que envolvem a população indígena. No entanto, conforme debateram os palestrantes do Centro de Estudos Miguel Murat, realizado na ENSP, em 8/4, que abordou os Indígenas nas estatísticas nacionais de saúde, ampliar o olhar sobre as questões indígenas também significa expor as iniquidades, os principais problemas de saúde e as vulnerabilidades que acometem essa população. "Nós, demógrafos e pesquisadores, de modo geral, ainda temos muitas perguntas a serem respondidas", admitiu a pesquisadora do IBGE Nilza Pereira, que conduziu o Ceensp na companhia dos pesquisadores da ENSP Andrey Moreira Cardoso, Ricardo Ventura e Carlos Coimbra.
Notícia
Publicado em: 06/04/2015 11:54:08
Números, equações, fórmulas: basta olhar um prédio bem construído, uma ponte, uma ferrovia, para nos darmos conta da inegável contribuição da matemática em nosso dia a dia. Mas ainda que ela dê conta de boa parte das atividades humanas, a vida se espalha por pontos cegos, buracos negros, regiões fronteiriças em que a lógica tradicional não penetra. Um desses casos é o tratamento medicamentoso para pacientes com doenças raras. Pelo fato delas atingirem, como o próprio nome sugere, um número pequeno de pessoas, os cálculos para que o fornecimento remédios seja incluído no Sistema Único de Saúde não podem seguir os mesmos modelos de outras doenças. Possíveis soluções, avanços legais e científicos, entre outras variáveis desse tema complexo, foram discutidos durante o segundo Ceensp de 2015, no dia 25 de março, que teve por título Medicamentos para doenças raras: eficiência econômica versus equidade social.
Notícia
Publicado em: 02/04/2015 11:28:06
Apesar de contar com uma população muito diversificada e com um crescimento importante nos últimos anos, segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os indígenas no Brasil ainda sofrem com desigualdades sociais que acabam afetando a saúde dessa sociedade. É com este foco que a ENSP promoverá a terceira atividade do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos, no dia 8 de abril, com o tema Indígenas nas estatísticas nacionais de saúde. Para debater a questão foram convidados os pesquisadores da Escola Andrey Moreira Cardoso e Carlos Coimbra Jr. e a pesquisadora do IBGE Nilza Pereira. O encontro está marcado para 13h30, no salão internacional da ENSP e é aberto a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 19/03/2015 12:30:22
O Centro de Estudos da ENSP de 25/3 terá como tema Medicamentos para doenças raras, eficiência econômica versus equidade social. São consideradas raras doenças crônicas sérias, degenerativas e que normalmente colocam a vida em risco; doenças incapacitantes, que comprometem a qualidade de vida devido à falta de autonomia; doenças em que o nível de dor e de sofrimento do indivíduo e da sua família é elevado; e doenças para as quais não existe uma cura efetiva, mas os sintomas podem ser tratados para melhorar a qualidade de vida e a esperança de vida. A atividade será coordenada pelo pesquisador da ENSP Claudio Cordovil que recentemente assinou artigo sobre o assunto. Marcado para 13h30, na sala 410 da Escola, o Ceensp contará com a participação dos professores da Faculdade de Medicina da Uerj Denizar Vianna e Fernando Aith e da representante do Instituto Canguru Marlene Sturm. O encontro é aberto a todos os interessados e não necessita inscrição prévia. 
Notícia
Publicado em: 18/03/2015 09:52:05
No dia 4 de março, a ENSP promoveu o seu primeiro Centro de Estudos (Ceensp) em 2015. Em debate: Ceensp: Crise no abastecimento de água: problema ambiental ou de gestão?. A atividade contou com a participação da pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP, Bianca Dieile, da professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ana Lucia Nogueira de Paula Britto e do representando do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Décio Tubbs Filho. Assista aos vídeos.
Notícia
Publicado em: 11/03/2015 15:48:54
Desde que afetou a região economicamente mais desenvolvida do país, a crise da água vem sendo tema de diversas discussões não só entre a sociedade civil em geral, como também por parte do governo. No intuito de compreender o assunto, o primeiro Centro de Estudos da ENSP de 2015 discutiu se a crise no abastecimento de água é um problema ambiental ou de gestão. Para isso, a atividade reuniu três especialistas na área, que trouxeram para o debate questões como a governança da água, a intermitência de água nos Planos Municipais de Saneamento Básico, além da origem da crise. Na ocasião, a pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP), Bianca Dieile, enfatizou que a gestão da água precisa e deve passar por controle social. "Decisões sérias precisam ser tomadas e a população deve estar inserida nelas". A atividade, realizada no salão internacional da Escola, no dia 4 de março, foi coordenada pela pesquisadora do DSSA Rosália Maria de Oliveira.
Notícia
Publicado em: 26/02/2015 15:33:58
A falta de água em algumas regiões brasileiras é um problema real e antigo, o nordeste do país, por exemplo, sofre com ela há muitos anos. Atualmente, a crise hídrica vem assombrando também a região sudeste do país. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três estados mais atingidos pela crise no abastecimento de água. Em São Paulo, a situação é ainda pior, desde que o nível do Sistema Cantareira - que abastece cerca de 6,5 milhões de pessoas na capital - começou a baixar gradativamente. Mas será que a crise no abastecimento de água é um problema ambiental ou de gestão? Para entender a questão, o primeiro Centro de Estudos da ENSP em 2015 debaterá a crise no abastecimento de água. A atividade está marcada para o dia 4 de março, a partir das 13h30, no salão Internacional da Escola e é aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 27/11/2014 16:48:26
O Centro de Estudos da ENSP de 19/11 teve a questão da poluição sonora como tema. Para isso recebeu o chefe do Laboratório de Ensaios Acústicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Laena/Inmetro), Marco Antonio Nabuco de Araújo, a coordenadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Márcia Soalheiro, e a pesquisadora da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz, Martha Ribeiro Valle Macedo. Na ocasião, o chefe do Laena explicou que existem diversos tipos de poluição sonora e que o barulho causado por ela está presente na vida de todos. Ele defendeu também que o Estado precisa se posicionar sobre a questão e realizar ações efetivas de enfrentamento.
Notícia
Publicado em: 26/11/2014 16:32:08
Foi numa terça-feira de sol ameno, talvez uma das últimas antes da chegada de um verão que promete ser quente. Sob o ainda mais fresco ar condicionado da sala de número 32 do Cesteh, um grupo de cerca de trinta pessoas, em sua maioria jovens, agitava a atmosfera com suas vozes, risos, bandeiras e chapéus. Tratava-se de um encontro de alunos do mestrado profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais, inaugurado este ano na ENSP. Enquanto o grupo, formado por pessoas das mais diversas regiões do Brasil, debatia  agroecologia, SUS e  a saúde do campo, outros ventos, em outros cantos, faziam circular o nome da senadora Kátia Abreu, uma aliada do agronegócio, como a provável ministra da agricultura do segundo mandato de Dilma Rouseff.
Notícia
Publicado em: 17/11/2014 14:09:45
Micobactérias são bactérias do gênero Mycobacterium, que inclui mais de 150 espécies, inclusive a M. tuberculosis, agente causador da tuberculose e a M. leprae, da hanseníase. E são elas o foco do próximo Centro de Estudos da ENSP. Com o tema Os surtos de micobactérias no Brasil, o Ceensp terá como expositores Suzie Marie Gomes (Anvisa), Rafael Duarte (UFRJ) e José Luis de Souza Varella (Cremerj). A atividade está marcada para 26/11, às 13h30, no Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF/ENSP) e é aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 11/11/2014 14:54:13
A poluição sonora é um efeito danoso provocado por sons, em determinado volume, que superam os níveis considerados normais e provocam desconforto aos seres humanos. Visando debater a relação entre a poluição sonora e a saúde coletiva, o próximo Centro de Estudos da ENSP terá a participação da coordenadora do Serviço de Audiologia do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Márcia Soalheiro, do chefe do Laboratório de Ensaios Acústicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Laena/Inmetro), Marco Antonio Nabuco de Araújo, além da pesquisadora da Coordenação de Saúde do Trabalhador da Fiocruz, Martha Ribeiro Valle Macedo. Com o tema Poluição sonora: desafios para a saúde coletiva, a atividade está marcada para o dia 19 de novembro, a partir das 14 horas. O Ceensp é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia.