Busca do site
menu

14º Abrascão: ENSP/Fiocruz participa de atividades pré-congresso

ícone facebook
Publicado em:28/11/2025

As atividades pré-congresso do 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva já começaram e a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) marcou presença. Ao longo dos dias 28 e 29 de novembro, pesquisadores, alunos e gestores participaram de diversas oficinas que antecedem a programação do evento. Com o tema "Democracia, Equidade e Justiça Climática: saúde e os enfrentamentos dos desafios do século 21”, o Abrascão 2025 ocorre em Brasília, entre 30 de novembro e 3 de dezembro.  

Nesta sexta-feira (28/12), a pesquisadora Letícia de Oliveira Cardoso coordenou uma oficina sobre Indicadores em Vigilância em Saúde e o pesquisador Marcelo Fornazin propôs uma reunião sobre o Plano Diretor para o Desenvolvimento da Informação e Tecnologia da Informação em Saúde (4º PLADITIS) da Abrasco para 2025-2030. Já o uso de métodos mistos em avaliação em saúde foi o tema da atividade proposta por Gisela Cardoso. A pesquisadora Maria Cristina Strausz também coordenou a reunião do GT Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Abrasco

A pesquisadora Maria Helena Machado coordenou duas oficinas: "Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde no Brasil: desafios e estratégias para a força de trabalho das e-Multi" e "Estratégias de atração e fixação de profissionais da APS em territórios com dificuldade de provimento". A Escola também esteve presente no primeiro dia de atividades pré-congresso com as pesquisadoras Laís Silveira Costa e Lígia Giovanella, que coordenaram, respectivamente, atividades sobre o enfrentamento ao capacitismo institucional na saúde e os desafios e possibilidades da APS como coordenadora do cuidado e integrada à RAS no Brasil.  

Na parte da tarde, o "Encontro de Vigilância Popular em Saneamento, Saúde e Clima" foi proposto e coordenado pela pesquisadora Adriana Sotero. Enquanto a oficina "Caminhos para a formação em preceptoria em programas de residência multiprofissional na APS" teve a participação de Lídia Oliveira, tutora de campo no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz, e da pesquisadora Ana Laura Brandão.  

Na programação deste sábado (29/12), a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) foi tema de duas atividades: "Oficina de Monitoramento e Avaliação (M&A) para a implementação da PNSIPN", com as pesquisadoras Camila Estrela e Marly Cruz, e "Apoio institucional como estratégia para enfrentamento de desafios na implementação da PNSIPN", proposta por Roberta Gondim, que também esteve em uma atividade sobre racismo institucional no SUS na sexta-feira. 

Além disso, o coordenador do Observatório do SUS, ligado à Vice Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS/ENSP), participou do lançamento do Observatório da Desprivatização da Saúde. Eduardo Melo foi um dos expositores da mesa "O programa agora tem especialistas e o desafio da desprivatização".  

A oficina "O poder das emendas parlamentares: como os recursos do Legislativo moldam a gestão do SUS nos municípios", liderada por Luciana Dias de Lima também marcou o dia, que ainda contou com uma atividade sobre desigualdades digitais em saúde, proposta por Mariana Vercesi de Albuquerque, e outra sobre equidade de gênero, com a pesquisadora Laurenice Pires e a doutora em Saúde Pública pela ENSP Laís Pimenta.  

Nos próximos dias, o 'Informe ENSP' acompanhará de perto os destaques da Escola no Abrascão 2025, trazendo cobertura especial das atividades, participações e debates realizados pela comunidade da ENSP no congresso. 
 
+ Acompanhe a ENSP nas mídias sociais e fique por dentro da cobertura especial! 

Instagram: instagram.com/ensp_fiocruz/     
YouTube: youtube.com/user/enspcci/   
X: x.com/ensp  
Facebook: facebook.com/fiocruz.ensp 

Seções Relacionadas:
Abrasco 2025

Nenhum comentário para: 14º Abrascão: ENSP/Fiocruz participa de atividades pré-congresso