Busca do site
menu

Projeto da ENSP/Fiocruz desenvolve ações de promoção à saúde em parceria com Cozinhas Solidárias

ícone facebook
Publicado em:18/12/2025
*Por Luiza Trindade


A equipe do projeto visitou Cozinhas Solidárias em Porto Alegre, marcando o início das ações em quatro estados.

Entre os dias 9 e 14 de dezembro, a equipe do projeto “Cozinhas Solidárias: Saúde pública e Segurança Alimentar e Nutricional, educação e território”, coordenado por Hermano Castro, pesquisador da ENSP/Fiocruz, e desenvolvido em parceria com as Cozinhas Solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), esteve em Porto Alegre (RS) para estruturar ações de Redução de Danos e apoio ao acesso à alimentação saudável e ao trabalho das Cozinhas Solidárias da Azenha e da Ocupação Maria da Conceição Tavares. 

As atividades na cidade marcaram o início das ações do projeto em quatro estados, com o objetivo de potencializar iniciativas locais e fortalecer comunidades por meio da promoção da saúde. Co-coordenada por Denise De Sordi, a equipe realizou atividades de reconhecimento de campo na Cozinha Solidária da Azenha, na Cozinha Solidária do Lami, na Ocupação Maria da Conceição Tavares e no território conhecido como Ilhota.

Um acompanhamento do preparo e distribuição de alimentos na Cozinha da Azenha para compreender a demanda, logística e todos os passos envolvidos na distribuição de refeições gratuitas à população foi realizado em conjunto com Caio Belolli e Fernando Campos, coordenadores das iniciativas pelo MTST. Uma visita à Cozinha Solidária do Lami foi executada também para a compreensão do funcionamento da horta e da cozinha junto aos moradores do bairro.


Na Ocupação Maria da Conceição Tavares e na Cozinha da Azenha, a equipe se reuniu com as cozinheiras e coordenadores do MTST, com o apoio de Francisco Netto, secretário-executivo do Programa Institucional de Política de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental da Fiocruz, para elaborar as ações de Redução de Danos a serem desenvolvidas no território. As iniciativas visam ampliar o apoio e acesso à saúde da população atendida pelas Cozinhas Solidárias. 

Além disso, foi realizada uma primeira reunião com Luciana Moro, coordenadora do Consultório na Rua em Porto Alegre, para discutir estratégias de Redução de Danos voltadas ao fortalecimento de práticas locais de formação e à ampliação do acesso à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


A equipe do projeto tem como desafio estruturar ações que beneficiarão centenas de pessoas em situação de rua e em condição de vulnerabilidade social, além de contribuir para o fortalecimento do Programa Cozinha Solidária, instituído pela Lei 11.628/2023 e regulamentado pelo Decreto 11.937/2024.


Leia também: Radis de novembro destaca o papel das cozinhas solidárias


Nenhum comentário para: Projeto da ENSP/Fiocruz desenvolve ações de promoção à saúde em parceria com Cozinhas Solidárias