ENSP e parceiros concluem no Espírito Santo projeto para fortalecer sistema de diagnóstico da tuberculose
Foi concluído o projeto Diagnostic Network Optimization (DNO), criado para fortalecer o sistema de diagnóstico da tuberculose, aspecto fundamental para o combate à doença. A iniciativa foi fruto de uma cooperação estratégica entre Fiocruz, FIND, Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas (Dathi/SVSA/MS) e a Secretaria de Estado de Saúde do ES. O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) foi o primeiro com sede no Brasil a receber o projeto.
Um evento realizado nesta quarta-feira (4/12) marcou o encerramento dos trabalhos. Na atividade, foram apresentados cenários detalhados de reestruturação da rede de diagnóstico, que destacaram como a infraestrutura existente pode ser maximizada para melhorar o acesso ao diagnóstico sem aumentar os custos atuais. Com base nos dados do Sistema GAL, hubs e polos foram estrategicamente mapeados para atender às demandas regionais do estado com maior eficiência.
“Este projeto inovador utilizou um software robusto de predição, que combina análises logísticas e financeiras para otimizar a rede de diagnóstico da tuberculose de maneira eficiente e sustentável”, explicou o coordenador da iniciativa e chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Paulo Victor Viana.
O encerramento contou com a presença da Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), Ethel Maciel, a Coordenadora do Programa Nacional de Tuberculose, Fernanda Dockhorn, e o Diretor do Lacen-ES, Rodrigo Rodrigues. Eles reafirmaram a importância de iniciativas como esta para fortalecer o SUS. Além dos cenários propostos, foi apresentado um plano estratégico de ação para auxiliar gestores na modernização da rede diagnóstica, garantindo equidade, eficiência e resultados sustentáveis para a população capixaba.
“Parabenizo a equipe do Espírito Santo pelo trabalho brilhante que reflete seu compromisso com a saúde pública. Agradecemos a todos os parceiros, especialmente à FIND e a CGTM, pelo suporte técnico e financeiro”, concluiu Paulo Victor Viana.
Mais detalhes sobre o DNO: ENSP coordena projeto em cooperação com FIND e Ministério da Saúde pelo combate à tuberculose
Nenhum comentário para: ENSP e parceiros concluem no Espírito Santo projeto para fortalecer sistema de diagnóstico da tuberculose
Comente essa matéria: