Busca do site
menu

ENSP coordena novo projeto em cooperação com FIND e Ministério da Saúde pelo combate à tuberculose

ícone facebook
Publicado em:15/12/2023
Por Barbara Souza, com informações da Secretaria de Estado da Saúde do ES*

O chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Paulo Victor Viana, está à frente da coordenação do projeto internacional “Diagnostic Network Optimization”, o DNO. Esta é mais uma iniciativa em parceria com a organização internacional FIND (Foundation for Innovative New Diagnostics) e com o Ministério da Saúde que visa fortalecer o sistema diagnóstico da tuberculose para combater a doença. 


O DNO é considerado uma ferramenta inovadora, que se vale de variáveis locais, ou seja, do cenário no qual é implementado, em conjunto com recursos de georreferenciamento para fornecer informações que subsidiam ações estratégicas em prol do sistema diagnóstico da tuberculose sensível ou resistente. Seu objetivo é otimizar o uso das tecnologias já existentes e avaliar a viabilidade da introdução de inovações. Isso é feito por meio do aprimoramento e expansão da rede de diagnóstico, sempre em busca da ampliação do acesso oportuno e eficaz aos testes para detecção da doença.


O pontapé inicial do novo projeto foi dado, nesta terça-feira (12/12), no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), que se tornou o primeiro com sede no Brasil a receber a iniciativa. O Lacen/ES é um laboratório de referência regional na Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública para tuberculose (TB) e Microbactérias Não Tuberculosas (MNT) e foi selecionado pelo Ministério da Saúde, Centro de Referência Professor Hélio Fraga (ENSP) e FIND como sede do projeto devido à excelência dos serviços prestados à população. “Além disso, essa decisão é reforçada pela bem-sucedida parceria com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose. Manifestamos nosso compromisso de implementar essa ferramenta no estado e adquirir a experiência necessária para sua expansão em novas localidades. Nosso objetivo visa a otimização da rede de diagnóstico como atividade essencial para alcançar a meta pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública”, afirmou Paulo Victor Viana. 

Além do chefe do CRPHF/ENSP, representantes do Ministério da Saúde e da FIND se reuniram no Lacen/ES para o lançamento oficial da nova parceria. “Queremos agradecer à FIND, Fiocruz e ao Ministério da Saúde por trazer essa oportunidade de parceria ao Espírito Santo e ao Lacen/ES. Poder receber este projeto vai ao encontro do que trabalhamos e propomos também como política da Secretaria da Saúde e do Governo do Estado, que é trabalhar com inovação e pesquisa”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, durante a reunião.

“Além do Espírito Santo, o Lacen/ES é referência regional nacional para diagnóstico de tuberculose e outras micobacterioses para seis outros estados. Temos um parque tecnológico amplo e ainda somos um dos estados que mais testa para a doença. Fomos escolhidos para ser o laboratório a iniciar esse projeto no país. Eu e toda equipe do Lacen ficamos muito felizes e honrados com a escolha”, celebrou o diretor do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues. Para Rodrigues, o processo de geolocalização que a ferramenta vai promover com o diagnóstico da tuberculose facilitará na identificação de áreas com maior incidência de casos, auxiliando na busca ativa, no tratamento e na cura. A implementação da iniciativa no Espírito Santo será importante etapa para o Brasil, com aquisição de experiência necessária para a expansão em novas localidades, assim como a otimização da rede de diagnóstico como atividade essencial para alcançar os objetivos do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública (Brasil Livre da Tuberculose), instituído pela Portaria GM/MS Nº 154, de 26 de janeiro de 2022

O encontro contou ainda com a presença do subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; da representante do Ministério da Saúde, Nicole Souza; da representante da FIND, Carmem Barra; do ponto focal da Tuberculose na Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), Karen Machado Gomes; dos profissionais da Vigilância em Saúde Juliano Mosa Mação, Fabiana Marques e Ana Paula Rodrigues Costa; do Lacen/ES Fabíola Karla Corrêa Ribeiro e Jaqueline Pegoretti; e de Manuela Tedesco, que atuará no projeto no Estado.

A escolha do Lacen/ES

Entre um dos pilares do Plano Nacional pelo fim da Tuberculose no Brasil, destaca-se a prevenção e cuidado integrado, tendo como objetivo o diagnóstico oportuno de novos casos da doença. Diante disso, por intermédio do Ministério da Saúde, a Fiocruz iniciou uma parceria com a FIND para a qualificação e a otimização do diagnóstico da tuberculose, sendo uma delas o DNO. O primeiro Laboratório Central a receber o projeto é o Lacen/ES e a escolha foi baseada em critérios como: a excelência dos serviços oferecidos à população; o status como Laboratório de Referência Regional (LRR) na Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública para tuberculose (TB) e Microbactérias Não Tuberculosas (MNT); e parceria bem-sucedida com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose.

“O Estado tem uma interlocução facilitada entre governo e laboratório, e é um espelho que fazemos no Ministério, onde trabalhamos muito próximos entre as coordenações de Tuberculose e a de Laboratórios. Além disso, o Lacen/ES é referência regional para tuberculose, e estimulamos as referências com projetos e ações para fomentar o seu desenvolvimento”, pontuou Nicole Souza, da coordenação Geral da Tuberculose, do Ministério da Saúde. O Lacen/ES é Laboratório de Referência Regional (LRR) na Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública para tuberculose (TB) e Microbactérias Não Tuberculosas (MNT) para outros seis estados brasileiros, que enviam amostras ao Espírito Santo para confirmação da doença. São eles: Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.





Seções Relacionadas:
Assistência Cooperação SUS Parcerias

Nenhum comentário para: ENSP coordena novo projeto em cooperação com FIND e Ministério da Saúde pelo combate à tuberculose