Busca do site
menu

ENSP/Fiocruz participa de projeto inovador de sequenciamento genético para combater a tuberculose

ícone facebook
Publicado em:20/11/2023
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), deu início a um projeto inovador de sequenciamento genético destinado ao combate eficaz da tuberculose. Em parceria com o Ministério da Saúde, com a organização internacional FIND (Foundation for Innovative New Diagnostics) e com a Unitaid, a iniciativa tem como objetivo acelerar o diagnóstico e o tratamento da tuberculose resistente a medicamentos (TB-DR).

A FIND é conhecida por sua dedicação à busca pelo acesso equitativo a diagnósticos confiáveis em todo o mundo, e o projeto 'Seq&Treat' é uma de suas ações de destaque. O Seq&Treat concentra-se no combate à TB-DR, uma forma particularmente desafiadora da tuberculose que é resistente aos medicamentos tradicionais. O projeto tem realizado estudos clínicos em diversos países, incluindo Geórgia, África do Sul, China e Índia, onde testes de diagnóstico de TB-DR baseados em Next-Generation Sequencing (NGS), ou Sequenciamento de Nova Geração, estão sendo realizados. Neste mês, o estudo se expandiu para o Brasil através de uma parceria com o CRPHF e o Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), em colaboração com o Ministério da Saúde e Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas (CGTM).

A principal estratégia deste projeto é a utilização da tecnologia de NGS para o diagnóstico preciso de pacientes que apresentam resistência a medicamentos. Trata-se de uma abordagem inovadora que produz benefícios práticos significativos, principalmente ao acelerar a adoção de tratamentos adequados para os pacientes com resistência, reduzindo, assim, a disseminação da doença e evitando o desenvolvimento de bactérias resistentes aos medicamentos.

Segundo o chefe do CRPHF, Paulo Victor Viana, que coordena o projeto, "a importância do NGS no diagnóstico da TB-DR reside em sua capacidade de identificar rapidamente mutações no DNA do Mycobacterium tuberculosis, o agente causador da tuberculose, que são responsáveis pela resistência aos medicamentos”. Ele explica que, tradicionalmente, o diagnóstico de TB-DR dependia de métodos de cultura que poderiam levar semanas ou até meses para fornecer resultados. “Com o NGS, é possível obter resultados em questão de 48 horas. Com resultados mais rápidos em mãos, os médicos podem iniciar imediatamente o tratamento adequado, reduzindo a propagação da doença e evitando o desenvolvimento de resistência aos medicamentos”, disse. Além disso, o NGS oferece uma compreensão mais detalhada da epidemiologia da TB-DR, o que permite o rastreamento de surtos e a identificação de padrões de transmissão. “Isto é crucial para os esforços de saúde pública voltados para a contenção da doença”, destaca Paulo Victor.

Em 2022, menos de 40% das aproximadamente 410 mil pessoas com TB-DR foram diagnosticadas, e apenas cerca de duas em cada cinco pessoas com TB-DR tiveram acesso ao tratamento no mesmo ano. Em alguns casos, uma forma ainda mais grave de TB multirresistente pode desenvolver-se com tratamento inadequado. A TB pré-extensivamente resistente aos medicamentos (TB pré-XDR) e (TB-XDR) são formas de TB que respondem a ainda menos medicamentos disponíveis. A propagação da TB-DR representa uma grande ameaça ao controle da tuberculose, e o teste de suscetibilidade a medicamentos é uma etapa crucial para determinar quais medicamentos serão eficazes no tratamento de um paciente.
Com o Seq&Treat, a esperança é que o diagnóstico mais rápido e preciso da TB-DR possa levar a tratamentos mais eficazes, melhorando assim as perspectivas de saúde para aqueles afetados pela doença e contribuindo para o controle dessa ameaça global à saúde pública.

Conheça o Seq&Treat:


Seções Relacionadas:
Assistência Ensino

Nenhum comentário para: ENSP/Fiocruz participa de projeto inovador de sequenciamento genético para combater a tuberculose