NAF fortalece assistência da atenção primária no RJ

A parceria do NAF com a SMS foi estabelecida em 2011, por meio do projeto Teias – Escola Manguinhos. Seu objetivo, além de apoiar o fortalecimento da assistência farmacêutica na APS, visa oferecer serviços humanizados, qualificados e articulados com o modelo de atenção, tendo a educação continuada como eixo estratégico de intervenção.
Uma dessas ações foi a criação do curso de atualização em Serviços Farmacêuticos na APS no Município do RJ, voltado para 150 profissionais, com supervisão dos pesquisadores da ENSP e das diferentes áreas técnicas da secretaria. “O curso teve um potencial de impacto imediato na rotina dos serviços, mas percebemos que seu desenvolvimento de forma isolada era insuficiente para o fortalecimento dos serviços farmacêuticos. Pensamos, então, em estratégias adicionais. Como o modelo propunha um projeto final de intervenção, buscamos financiamento e criamos um regulamento para selecionar os melhores projetos desenvolvidos”, explicou a coordenadora do NAF/ENSP, Vera Lúcia Luiza.
A iniciativa recebeu o nome de Interfaps, e selecionou cinco projetos de intervenção operacional, com foco nos usuários, indivíduos, família e comunidade. Um deles busca apoiar os moradores da Área Programática 5.1 a destinar corretamente os medicamentos inservíveis, ou seja, com prazo de validade vencido ou estragados. “Em geral, esse tipo de medicamento é colocado no lixo comum. O objetivo é criar alternativas para destinar esses produtos corretamente. Temos a perspectiva de envolver a comunidade, a igreja e as escolas em relação ao tratamento do resíduo e a coleta adequada”, explicou o pesquisador do NAF Rondineli Mendes da Silva.
Outro projeto envolve o uso de medicamentos e a queda de idosos por tontura. Também foram selecionados trabalhos de intervenção no apoio às redes de saúde mental, diabetes e asma. “Nossa ideia é acompanhar os projetos de perto, visitando unidades e oferecendo suporte técnico. A expectativa é que cada um deles desenvolva materiais educativos e funcione como projeto piloto para as demais regiões da cidade”, afirmou Vera.

A reunião com os autores dos trabalhos selecionados aconteceu em 3 de maio. A partir dessa data, eles terão oito meses para desenvolver as ações e apresentar os resultados iniciais. Luiz Villarinho Mendes, também membro do NAF e participante do projeto, lembra que será criada uma comunidade virtual que permitirá a troca e o compartilhamento de materiais para o resto da rede. “A ideia é tornar a iniciativa um multiplicador das ações desenvolvidas, tendo a educação continuada como eixo estratégico de intervenção”.
Seções Relacionadas:
Assistência
Assistência
Nenhum comentário para: NAF fortalece assistência da atenção primária no RJ
Comente essa matéria: