Busca do site
menu

Uso racional de medicamentos: NAF apresenta cinco trabalhos em evento

ícone facebook
Publicado em:05/09/2012

Uso racional de medicamentos: NAF apresenta cinco trabalhos em eventoPesquisadores do Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF/ENSP) apresentaram cinco trabalhos no IV Congresso Brasileiro de Uso Racional de Medicamentos, que ocorreu em Salvador, de 12 a 15 de agosto. Com o tema central Incorporando o uso racional de medicamentos no contexto da atenção à saúde, o evento debateu as intervenções necessárias à promoção do uso racional de medicamentos no país, com abordagens sobre prescrição, dispensação e administração racional de medicamentos, saúde baseada em evidências, qualidade e segurança na atenção à saúde, ensino e pesquisa com foco na utilização de medicamentos, avaliação de tecnologias em saúde e acesso a medicamentos.

 

Os trabalhos apresentados foram: Desenvolvimento de ferramentas para a instrumentalização da revisão da prescrição, de €‹Luisa Arueira, pesquisadora do núcleo que desenvolve atividades no PDTSP-Teias; Brincando de saúde no Tinguazinho: uma cartilha, uma história, de Carmelinda Afonso, aluna de doutorado por meio do Programa Faperj Nota 10; Uso racional de medicamentos por pacientes hipertensos e diabéticos no município do Rio de Janeiro, por Luiz Villarinho Mendes, aluno do mestrado em Saúde Pública; Acesso e uso de medicamentos em doenças crônicas: inquérito domiciliar no Espírito Santo - Brasil, de Isabel Emmerick, pesquisadora do NAF; e O farmacêutico e o uso racional de medicamentos na atenção primária de saúde: a educação continuada como estratégia de transformação, por Vera Lucia Luiza, coordenadora do Núcleo.

 

O primeiro trabalho, de Luisa Arueira e Selma Castilho, recebeu o Prêmio Nacional de Incentivo ao Uso Racional de Medicamentos, na categoria Monografia de Especialização. Trata-se de um sistema informatizado que permite o acesso às informações de medicamentos para subsidiar a revisão da prescrição pelo farmacêutico, com vistas à segurança do paciente. O segundo, que recebeu menção honrosa no evento, foi totalmente realizado pela ENSP, por meio da ação programática de Projetos Sociais, em uma escola municipal no distrito de Tinguazinho, em Nova Iguaçu.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Prêmios

Uso racional de medicamentos: NAF apresenta cinco trabalhos em evento

1 comentários
MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES GOMES
05/09/2012 17:33
Parabenizo aos premiados e faço a sugestão de oferta do produto sistema informatizado que permite o acesso às informações de medicamentos para subsidiar a revisão da prescrição pelo farmacêutico ao DAF/SCTIE. Tal instrumento irá agregar enorme valor à assistência farmacêutica qualificando-a, creio eu. Att