Notícias do Informe
14.773 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 26/04/2013 13:09:46
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), estabelecidos no ano 2000 para implementação em até 15 anos, foram um método efetivo para mobilização global sobre um conjunto de prioridades sociais. No dia 5/4, foi iniciada a contagem regressiva dos mil dias, com preocupação do que foi chamado de “unfinished business” (tarefas inacabadas). Nesse contexto, os próximos anos, segundo a Opas, deverão ser dedicados à construção de uma nova participativa Agenda Pós-2015. O assunto foi tema da aula inaugural da ENSP em 2013, na palestra do diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss.
Notícia
Publicado em: 26/04/2013 13:01:04
"Atualmente, mais da metade das crianças no Brasil nascem de partos cesarianos. No SUS, cerca de 40% dos partos são cesarianos; no sistema privado, essa estatística chega a 90%. Esses números apontam para a realidade que vivenciamos hoje em dia, na qual os partos são vistos muito mais pelo viés econômico que pelo humanitário", apontou o médico do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Marcos Dias, durante a sessão científica promovida pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP, na quinta-feira (25/4). Marcos, que participa de pesquisas na área materno infantil atuando principalmente nos temas humanização da assistência, cesariana e mortalidade materna, debateu os modelos assistenciais, o problema da morbidade e mortalidade, bem como as propostas de políticas do governo e de atores da sociedade civil para a questão.
Notícia
Publicado em: 26/04/2013 12:43:06
"Os pesquisadores atuam como um dos elementos da rede e, também, como mediadores, interligando diferentes interesses e pontos de vista dos envolvidos nos programas de pesquisa e na intervenção, interessados na avaliação, por meio da disseminação e facilitação da apreensão e utilização dos produtos e resultados dos estudos." A análise da pesquisadora Ana Cláudia Figueiró, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP), advém da discussão sobre redes de saúde, um dos temas estudados por diversos grupos de pesquisa e departamentos da Escola.
Notícia
Publicado em: 26/04/2013 11:53:46
Walter Mendes, pesquisador da ENSP, assume, pela Fiocruz, comitê consultivo do Programa Nacional de Segurança do Paciente e fala sobre ações previstas.
Notícia
Publicado em: 26/04/2013 11:16:09
Já está em vigor a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que altera a faixa de iodação do sal no Brasil. A determinação foi publicada na última quinta-feira (25/4) no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a nova regra, a adição do iodo no sal de cozinha deverá ficar entre 15 e 45 miligramas por quilo de sal; atualmente, a adição pode variar entre 20 a 60 miligramas por quilo. O sal com menos iodo deve começar a ser produzido no Brasil em até 90 dias.
Notícia
Publicado em: 26/04/2013 10:57:24
No dia 6 de maio, apresentação da dissertação de mestrado em Saúde Pública As representações de jovens moradores do Complexo do Alemão no Rio de Janeiro sobre a implantação das Unidades de Polícia Pacificadora - UPP, por Juliana Silva Corrêa, na sala 524 da ENSP, a partir das 10 horas.
Notícia
Publicado em: 26/04/2013 10:51:01
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ (Faperj) reeditou, em 25/4, mais dois editais. Agora em sua segunda edição, o edital Apoio à Realização de Ensaios Clínicos em Instituições Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2013 busca incentivar a realização de testes de segurança e/ou eficácia de procedimentos e tratamentos previamente estabelecidos em ensaios pré-clínicos. Já a versão 2013 do Programa de Treinamento e Capacitação Técnica mantém o foco na valorização da formação educacional, de modo a contribuir para a inserção de técnicos no mercado de trabalho. O prazo para submissão de projetos segue até 17/6. A divulgação dos resultados está prevista para ser realizada a partir de 4/7.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 16:26:50
O conjunto de atividades desenvolvidas pela Fiocruz na área de influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) ultrapassou as ações de monitoramento epidemiológico - previstas no início do acordo com a Petrobras. A grande abrangência do projeto resultou em um Programa de Desenvolvimento Científico da Fundação no entorno do Comperj, com atuação nas áreas de cooperação, ensino, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde. O detalhamento das ações foi apresentado pelos coordenadores do projeto, Luciano Toledo e Paulo Sabroza, durante o Ceensp de quarta-feira (24/4). Entre as evidências apresentadas, a de que a maioria dos problemas de saúde não está relacionada às obras nesse primeiro momento, mas sim à organização ou desorganização do sistema de saúde. Acesse as apresentações na Biblioteca Multimídia da ENSP.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 15:41:03
A saúde global, como hoje é conhecida, passou por diferentes fases até chegar à construção de um campo político e científico na atualidade. Da saúde internacional proveniente de diferentes organismos e agências até políticas específicas da área, muitos anos se passaram. Esse panorama histórico foi traçado em um estudo realizado na ENSP, com base nas políticas de formação profissional em saúde, pelo pesquisador Gustavo Corrêa Matta, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps/ENSP). Segundo ele, a transição do conceito foi provocada por novos posicionamentos derivados das relações entre globalização e saúde.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 12:56:19
O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) lançou oficialmente sua fan page no Facebook. A página tem o objetivo de divulgar informações e novidades sobre a pesquisa, além de criar um canal de comunicação com os mais de 15 mil participantes, comunidade acadêmica, parceiros e apoiadores. O ELSA é conduzido em seis instituições públicas federais, com 15 mil voluntários entre 35 e 74 anos, devendo ter duração de pelo menos 10 anos. Na Fiocruz, 2 mil servidores fazem parte do estudo. A coordenação da pesquisa, no Rio de Janeiro, é da pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, Dora Chor.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 12:46:24
O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 10/5. Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 12:31:54
O novo programa do Canal Saúde, Em Família, estreia no dia 29 de abril. Em Família inova a programação da emissora em relação ao formato, perfil e dinâmicas. É o único programa da grade sobre comportamento e um dos primeiros a ser produzido em série. Inicialmente, serão 40 programas com temas variados.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 12:15:24
A Fiocruz examinará a saúde de moradores de um condomínio em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O objetivo é avaliar se os habitantes foram afetados por resíduos químicos descartados pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A notícia foi destaque na edição de 22/4, do jornal O Globo. Segundo o pesquisador da ENSP Francisco José Paumgartten, as substâncias encontradas no local (chumbo, cádmio e ascarel) podem causar problemas de saúde.
Notícia
Publicado em: 25/04/2013 10:11:25
No dia 30 de abril, defesa de tese de doutorado em Saúde Pública Análise da inclusão do tema violência na Rede de Atenção à Saúde Mental no município do Rio de Janeiro, por Fabiana Castelo Valadares, na sala 32 do Cesteh/ENSP, a partir das 9 horas.
Notícia
Publicado em: 24/04/2013 12:58:49
"A telessaúde tem ajudado a estruturar a rede de atenção e as ferramentas de monitoramento e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS). A regulamentação dos serviços de telessaúde, teleconsultoria, segunda opinião formativa, tele-educação e telediagnóstico, tem sido o grande impulso de informatização do setor saúde no território brasileiro". A opinião é de Angélica Baptista Silva, que apresentou sua tese de doutorado no Programa de Saúde Pública da ENSP em 22 de março. Intitulada Política pública, educação, tecnologia e saúde articuladas: como a telessaúde pode contribuir para fortalecer o SUS?, a tese de Angélica aborda a necessidade de inclusão digital e de aproximação da rede de atenção com a pesquisa em saúde.