ENSP aplica princípios e práticas de sustentabilidade em suas atividades
A Comissão de Gestão Sustentável da ENSP, criada na gestão do ex-diretor, Antônio Ivo de Carvalho, tem como objetivo elaborar as diretrizes que norteiam a política interna de sustentabilidade da Escola e coordenar a implementação de suas ações. Formada por uma equipe multidisciplinar, a comissão pretende ainda elaborar um plano de ações sustentáveis e pôr em prática na Escola cada vez mais ações que visam à sustentabilidade.
Coordenada pela chefe do Serviço de Gestão de Compras da Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão (VDDIG/ENSP), Rejane Tavares, a Comissão vem trabalhando para incluir totalmente a ENSP nos critérios socioambientais a partir de campanhas como “Largue o copinho de mão. Beba na caneca”, um marco inicial das ações de sensibilização e disseminação dos valores socioambientais. Sua finalidade é reduzir a geração dos resíduos sólidos, o gasto com a compra de copos descartáveis e, assim, provocar a mudança no padrão de consumo.
Para falar mais dos objetivos da Comissão, a importância das compras sustentáveis e das campanhas desenvolvidas na Escola, o Informe ENSP conversou com Rejane Tavares. Confira, abaixo, a íntegra da entrevista.
Informe ENSP: Qual é o principal objetivo da Comissão de Gestão Sustentável?
Rejane Tavares: A Comissão de Gestão Sustentável, mediante seu caráter consultivo e indutor, objetiva a incorporação de valores sustentáveis na elaboração de políticas da Escola e disseminação desses conceitos pelos colaboradores e usuários dos diversos serviços oferecidos. Em termos operacionais, tem a finalidade de elaborar o plano de ações tomando por base o atendimento à legislação ambiental vigente e os conceitos de sustentabilidade.
Informe ENSP: De que maneira as ações da comissão podem beneficiar a comunidade do entorno da ENSP?
Rejane Tavares: As ações de sensibilização visam atingir também os usuários dos serviços da Escola. Tendo em vista que muitos usuários são membros das comunidades do entorno, a assimilação e interiorização dos conceitos sustentáveis ultrapassariam nossos muros, sendo levados para o cotidiano de cada um. Essas ações conduziriam ao “repensar” e seriam de grande importância no que tange à geração de resíduo, padrão de consumo e qualidade de vida da população. Podemos destacar o incentivo a uma alimentação saudável como uma das ações de qualidade de vida propostas pela Agenda Ambiental.
Informe ENSP: Quais são as iniciativas mais relevantes?
Rejane Tavares: Foi elaborado um documento contendo a base teórica-conceitual da gestão sustentável e delimitando seus eixos estratégicos, oferecendo a base para a construção de uma política de sustentabilidade. A comissão recomendou a inclusão de critérios sustentáveis na construção do novo prédio de laboratórios da ENSP, ampliando o valor do trabalho realizado anteriormente e dos benefícios para nossos colaboradores. E, como marco inicial de nossas ações de sensibilização, comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente e primeiro aniversário da comissão, lançamos a campanha “Largue o copinho de mão – Beba na Caneca”.
Informe ENSP: Qual é o objetivo da campanha “Beba na caneca”?
Rejane Tavares: Essa campanha tem como objetivo a redução da geração de resíduos e de gasto com a compra de copos descartáveis. Apesar de ser uma campanha com foco definido, ela visa atingir mais amplamente os colaboradores de forma que a interiorização desses valores conduzam a uma mudança cultural e alteração do padrão de consumo.
Informe ENSP: De que maneira a comissão vai envolver e ganhar a confiança dos trabalhadores e alunos da Escola?
Rejane Tavares: A comissão quer se tornar cada vez mais próxima dos colaboradores da Escola. Por esse motivo, a entrega da caneca será individualizada, em um momento de reconhecimento da importância de cada um dentro da instituição. É importante perceber a realidade que nos encontramos, para pensarmos e repensarmos o caminho mais saudável e sustentável para ser seguido.
Nosso contato, gestaosustentavel@ensp.fiocruz.br, está em cada caneca e aguardamos críticas, elogios, ideias e considerações. Todos são bem-vindos!
Revista Negócios Públicos aborda gestão sustentável
Em junho de 2013, Rejane Tavares também concedeu entrevista para a revista Negócios Públicos abordando a prática de licitação sustentável. Ela recomenda a reflexão sobre algumas questões no momento de buscar, no mercado, especificações que adotem critérios de sustentabilidade socioambiental. Confira aqui matéria publicada pelo Informe ENSP e a íntegra da entrevista.
Entrevistas



