Notícias do Informe
14.771 resultados
-
Ordem
Notícia
Publicado em: 27/10/2016 16:46:24
Os resultados da pesquisa Crack e Exclusão Social apontam para o fato de que o uso de crack é consequência, e não causa da exclusão social. A pesquisa foi encomendada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Cidadania (Senad/MJ) devido ao contexto de consumo da droga no país, evidenciado pelos resultados da Pesquisa Nacional sobre Crack, desenvolvida pela Fiocruz. De acordo Leon Garcia, psiquiatra e diretor de Articulação e Projetos da Senad à época em que a pesquisa foi solicitada, percebeu-se a necessidade de entender a relação sociológica do tema. Após a realização de duas centenas de entrevistas com usuários e profissionais de saúde mental, a pesquisa mostrou que o uso do crack piora a situação de pessoas que não têm laços familiares, moradia, trabalho e estudo, mas que esses problemas chegaram antes da dependência na substância. “Em 2009, o país começou a discutir a questão do crack; porém, essa discussão se deu muito mais em relação ao tema da segurança pública. Isso trouxe respostas de forças repressivas e a consequente repressão de direitos dos usuários da droga. As cenas de uso - apresentadas na Pesquisa Nacional - mostravam a profunda relação de miséria em que essas pessoas vivem. Existe uma associação enorme entre miséria e abuso de drogas lícitas e ilícitas, que estimula ainda mais a desigualdade social no Brasil”, afirmou Leon.
Notícia
Publicado em: 27/10/2016 14:14:18
O psiquiatra Leon Gracia, os sociólogos Roberto Dutra e Ricardo Visser e o psicólogo Francisco Netto falam sobre a relação entre o abuso de drogas e a exclusão social.
Notícia
Publicado em: 27/10/2016 12:18:06
A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram o tema do terceiro Seminário Virtual, organizado pelas redes estruturantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul): a Rede de Escolas Técnicas de Saúde (Rets), a Rede de Escolas de Saúde Pública (Resp) e a Rede de Institutos e Instituições Nacionais de Câncer (Rins). Para debater o tema, foram convidados o ex-presidente da Fiocruz e atual coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz, Paulo Buss, e o secretário executivo da RINS, Felix Rosenberg.
Notícia
Publicado em: 27/10/2016 11:40:56
O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, entregaram uma carta nas mãos do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no último dia 11 de outubro, na presença de diversas autoridades, manifestando que não concordam com a mudança da estrutura organizacional do Ministério, que acaba de ser aprovada por meio do decreto Nº 8.877, de 18 de outubro 2016 (publicado no Diário Oficial da União no dia 19/10). Na ocasião, foi acordado que toda a reestruturação será revista em janeiro de 2017. Segundo a SBPC e a ABC, a reestruturação representa um "inconcebível retrocesso na gestão da ciência, da tecnologia e da inovação em nosso país", uma vez que distancia as agências federais de fomento à pesquisa do gabinete do ministro.
Notícia
Publicado em: 26/10/2016 14:30:40
O Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), em parceria com a Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/ENSP), realizou, nos dias 18 e 19 de outubro, o seminário Cooperação e construção de conhecimento em territórios marcados pela violência. O encontro contou com a participação da professora da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luciana Boiteux, que ressaltou, em sua fala, ser a segurança pública a garantia de acesso a direitos; porém, atualmente, é vista como exclusão de direitos. Durante o evento, também foi lançado o livro ‘Saúde e Segurança Pública: desafios em territórios marcados pela violência’, organizado por Leonardo Brasil Bueno, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e membros da Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz. A publicação é uma contribuição para o aprofundamento de reflexões que orientem o debate a respeito de saúde e segurança pública na instituição, em diálogo com o Estado e a sociedade civil.
Notícia
Publicado em: 26/10/2016 12:12:32
Na segunda-feira (24/10) foi realizado o seminário O Golpe no SUS, organizado pela revista Le Monde Diplomatique Brasil e pela Plataforma Política Social em parceria com a Associação de Ongs Brasileiras (Abong), Instituto Polis, Fórum 21 e Revista Vaidapé. O evento foi o sétimo seminário construído pelas organizações sob o manifesto #GovernoSemVoto, que visa analisar os potenciais retrocessos nos direitos humanos durante o governo não eleito de Michel Temer. Transmitido ao vivo pela TV PUC-SP, o seminário reuniu cerca de 70 pessoas, além dos internautas on-line, e contou com a presença de Gastão Wagner, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), de Jairnilson Paim, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e de Ligia Bahia, médica sanitarista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Notícia
Publicado em: 26/10/2016 11:18:09
Os resultados da pesquisa Crack e Exclusão Social foram apresentados na sexta-feira, 21 de outubro, durante seminário na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). A pesquisa se debruçou na exclusão social para entender o consumo de crack no país. Encomendada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e coordenada pelo sociólogo Jessé de Souza, a pesquisa é resultado de mais de 200 entrevistas em profundidade com usuários de crack e agentes institucionais de regiões metropolitanas do Sul, Sudeste e Nordeste, analisadas por uma equipe de 17 pesquisadores, em sua maioria das Ciências Sociais. O estudo, que aprofunda qualitativamente os dados revelados, em 2013, na Pesquisa Nacional sobre Crack e, conforme indica o título, tem a exclusão social como ponto chave para entender e lidar com a dependência da droga, foi destaque no jornal O Globo e também na edição on-line do jornal Extra.
Notícia
Publicado em: 26/10/2016 10:48:50
Dando continuidade ao evento Paleoparasitologia e Paleopatologia: contribuições para o conhecimento sobre as doenças, na quinta-feira (27/10), será realizada uma homenagem ao pesquisador Adauto José Gonçalves de Araújo. As atividades terão início às 8h30, na sala 410 da ENSP, com as palestras Paleoparasitologia e Paleopatologia: diferentes contribuições para a pesquisa, o ensino e conhecimento sobre saúde e Acervos biológicos e sua importância estratégica para pesquisa em paleopatologia e saúde atual. No período da tarde, a partir das 13h30, no salão internacional da Escola, haverá a homenagem à Adauto, seguida do lançamento do livro digital Protocolos para estudos de doenças infecto-parasitárias em amostras de acervos e coleções. Posteriomente será realizada também visita às coleções e laboratórios de paleoparasitologia. A atividade é aberta a todos os interessados.
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 18:34:28
O livro Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado está entre os finalistas do 58º Prêmio Jabuti, na categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento. O anúncio foi feito pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em outubro de 2016. A publicação aborda o consumo da droga por crianças e adolescentes e as consequências que sofrem devido ao uso da substância por pais ou responsáveis. As pesquisas em que a obra se baseia buscam identificar quantos e quem são esses jovens, traçar seu perfil, além de refletir sobre as formas de atenção existentes em algumas cidades brasileiras. A coletânea foi organizada pela pesquisadora do Departamento de Estudo sobre Violência e Saúde (Claves) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. "Estamos muito felizes! O livro é fruto de financiamento do CNPq na pesquisa, e contamos com apoio do Ministério da Saúde, que nos abriu as portas das redes de saúde e assistência social de várias cidades brasileiras", reconheceu Simone.
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 17:34:56
Termina nesta segunda-feira, 7 de novembro, o prazo das inscrições para o curso de mestrado profissional em Gestão e Regulação de Serviços Públicos de Saneamento Básico. O edital e as inscrições devem ser feitas na Plataforma Sigass. A formação tem como objetivo qualificar profissionais para atuar na gestão e regulação de serviços públicos de saneamento básico e/ou atividades de pesquisa, avaliação e controle de políticas públicas. O curso qualificará seus alunos no domínio e reflexão crítica sobre a legislação brasileira mais recente a respeito do tema, habilitando-os a implantar, acompanhar e avaliar políticas públicas e exercer atividades de gestão e regulação. O mestrado profissional é coordenado pela pesquisadora da ENSP Debora Cynamon Kligerman e tem Clarice Melamed na coordenação adjunta.
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 17:12:52
Nesta quarta-feira (26/10), às 9h30, o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP) promoverá a primeira edição internacional do ciclo de palestras do DSSA Debate. A atividade, intitulada Doenças Negligenciadas: impacto das protozoonoses na Saúde Pública, receberá a palestrante Maria do Céu Rodrigues de Sousa, licenciada em Ciências Farmacêuticas e doutora em Farmácia, na especialidade Microbiologia e Parasitologia, pela Universidade de Coimbra, em Portugal. O debate é coordenado pelo pesquisador Marcelo Bessa de Freitas, do DSSA/ENSP, e está marcado para o salão internacional da ENSP. O DSSA Debate internacional é aberto ao público e concederá certificado de participação.
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 16:01:59
Com o tema Paleoparasitologia e Paleopatologia: contribuições para o conhecimento sobre as doenças, o Departamento de Endemias da ENSP vai homenagear a trajetória acadêmica do pesquisador Adauto José Gonçalves de Araújo, nos dias 26 e 27 de outubro. Falecido em 2015, Adauto escreveu sua trajetória na pesquisa e ensino sobre a origem e evolução das infecções parasitárias, denominada paleoparasitologia, foi pesquisador titular e ocupou diferentes cargos, entre os quais a direção da Escola, de 1994 a 1997, e a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, de 2003 a 2005. Adauto ainda foi coordenador geral de Pós-Graduação da Fundação Oswaldo Cruz, de 2005 a 2006. O evento terá mesas temáticas, homenagem com slide show e depoimentos, com a participação de alunos e parceiros de trabalho da paleopatologia, da arqueologia e colegas da Fiocruz, além de ser lançado o livro digital Protocolos para estudo de doenças infecto-parasitárias em amostras de acervos e coleções. Confira a programação do evento.
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 15:00:52
Nesta quinta-feira, 27 de outubro, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) promoverá sessão científica com a apresentação do filme "Nise: O Coração da Loucura", sucedida por um debate com os pesquisadores Gina Ferreira, Ademir Pacelli e Edmar Souza, mediado pelo pesquisador André Pereira. O evento será às 13h30, no auditório térreo da ENSP.
Notícia
Publicado em: 25/10/2016 14:02:51
"O estresse no trabalho representa importante fator de risco psicossocial associado à morbidade e mortalidade cardiovascular. A elevação da pressão arterial tem sido apontada como um possível mecanismo pelo qual o estresse no trabalho aumenta o risco cardiovascular. Mas existem grandes inconsistências na literatura a respeito dessa relação, determinadas, em grande parte, por questões metodológicas." A afirmação é da aluna do doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Leidjaira Juvanhol Lopes. Sua tese, desenvolvida sob orientação da pesquisadora Rosane Härter Griep, adotou diferentes estratégias analíticas que forneceram evidências de que a relação entre o estresse no trabalho e a pressão arterial varia ao longo da distribuição de pressão arterial, sendo mais evidente entre os participantes com mais de 50 anos, e não sendo observadas diferenças segundo sexo. Ela explica: "O estresse no trabalho vai aumentar a pressão arterial dependendo dos níveis de pressão arterial do indivíduo, ou seja, de acordo com o valor da pressão arterial, o estresse no trabalho vai agir de forma mais ou menos acentuada." Segundo Leidjaira, esse achado tem importantes implicações, pois, como a quase totalidade dos estudos foca em partes específicas da distribuição de pressão arterial, as conclusões em relação a seus principais determinantes, dentre os quais o estresse no trabalho, são baseadas em efeitos sobre a média ou no extremo populacional, esse último representado pelos casos de hipertensão arterial. "Conclui-se, no estudo de problemas complexos de pesquisa, como o abordado nessa tese, que a combinação de diferentes estratégias analíticas pode contribuir de forma significativa para o preenchimento das lacunas existentes."
Notícia
Publicado em: 24/10/2016 16:52:03
Nesta terça-feira, 25 de outubro, o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) promoverá a sessão científica Discussão de nexos na saúde do trabalhador. A atividade, a ser realizada via webconferência, está marcada para 13h30, e contará com a participação do pesquisador do Cesteh/ENSP, Francisco Pedra e do professor da Universidade de Campinas (Unicamp) Heleno Correa.