Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.771 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 14/03/2024 10:39:37
A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz) promove no dia 19 de março, às 9 horas, a roda de conversa Mulheres negras por uma sociedade antirracista, que integra a programação da campanha 21 Dias de Ativismo contra o Racismo. Realizado na sala 410 da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), no campus Manguinhos, com transmissão on-line pelo canal da Fiocruz no YouTube, o encontro visa debater o espaço das mulheres negras no diálogo sobre a pauta antirracista na sociedade. A atividade contará com a participação das pesquisadoras da ENSP, Marly Cruz e Jaqueline Gomes de Jesus. Participe!
Notícia
Publicado em: 14/03/2024 09:51:53
Os caminhos, perspectivas e desafios da atuação profissional no SUS foram amplamente discutidos no seminário Carreiras no SUS: Obstáculos e Alternativas, uma iniciativa da Abrasco e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), que ocorreu nesta segunda-feira (11), no auditório Térreo da ENSP. Ao longo do dia, o evento reuniu professores, pesquisadores, gestores, estudantes e profissionais. O encontro encerrou a série de três seminários, pensada em parceria com o Observatório do SUS, que debateu nas edições anteriores o financiamento do SUS e a regionalização da rede.
Notícia
Publicado em: 14/03/2024 09:47:41
As discussões iniciadas na manhã da última segunda-feira (11) com as mesas “Carreiras no SUS: viabilidade e desafios” e “Alcances e Limites de alternativas e experiências de constituição de carreiras no SUS”, durante o  seminário Carreiras no SUS: Obstáculos e Alternativas foram aprofundadas nas oficinas com grupos de trabalho no período da tarde do mesmo dia, para auxiliar na redação final do relatório técnico do Seminário. O evento é  uma iniciativa da Abrasco e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 14/03/2024 09:43:03
Os mecanismos e as possibilidades para aprimorar a gestão de carreiras e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) foram os temas centrais da segunda mesa “Carreiras no SUS: Obstáculos e Alternativas”. Intitulada “Alcances e Limites de alternativas e experiências de constituição de carreiras no SUS”, o encontro aconteceu na última segunda-feira (11) e é fruto de uma parceria da Abrasco com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz).
Notícia
Publicado em: 14/03/2024 09:39:29
No Brasil, há mais de 3 milhões (3.033.298) de trabalhadores da Saúde em exercício, mas quase 4,7 milhões (4.639.708) de vínculos, o que mostra a necessidade de boa parte dos profissionais buscarem um segundo ou terceiro emprego para compor a renda. Além disso, apenas 28,75% dos vínculos no setor público são do tipo estatutário. Esses dados, apresentados na última segunda-feira (11) pelo Ministério da Saúde na primeira mesa do seminário Carreiras no SUS: Obstáculos e Alternativas, demonstram o processo de precarização do trabalho na Saúde nos últimos anos e a necessidade de consolidar as carreiras no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro é uma parceria da Abrasco com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e encerrou a série de três seminários para debater temáticas para o fortalecimento do SUS.
Notícia
Publicado em: 13/03/2024 16:23:48
Em 2022 havia no mundo 110 milhões de pessoas deslocadas de seus lares, o maior número desde a 2a Guerra Mundial. Mais de 70% dessas pessoas foram forçadas a se deslocar em função de conflitos armados e outras situações de violência, que provocam intenso impacto na saúde mental das populações afetadas. Conforme apontaram os participantes do debate Saúde Mental Global: conflitos armados e intervenções, realizado na ENSP durante a Semana de Abertura do Ano Letivo, as crises humanitárias causadas por conflitos no mundo estão “em ascensão”, algumas se prolongando por anos, como a situação da Síria, que dura 13 anos, e da Ucrânia, que completou dois anos recentemente. Entre as pessoas que viveram guerras ou outros conflitos violentos nos últimos 10 anos, uma em cada cinco (22%) terá depressão, ansiedade, transtorno do stress pós-traumático, perturbação bipolar ou esquizofrenia. 
Notícia
Publicado em: 13/03/2024 15:47:23
Na última sexta-feira, 8 de março, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizaram mais uma oficina preparatória para estruturação do Mestrado Profissional em Participação e Controle Social em Saúde. A parceria entre as instituições teve início em julho de 2023 e visa promover a qualificação do quadro de conselheiras e conselheiros de saúde das três esferas e de profissionais afins ao tema, com capacidade para produção de conhecimento científico aplicado e tecnologias sociais no âmbito da participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).
Notícia
Publicado em: 12/03/2024 16:57:11
Prestes a completar 70 anos, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) recebeu sete propostas de selo comemorativo do aniversário e vai divulgar a vencedora nesta quinta-feira (14/3). O resultado será publicado no site da ENSP.
Notícia
Publicado em: 12/03/2024 15:04:23
Racismo institucional, violações à saúde da população negra, ausência de integração de políticas públicas e de inclusão em espaços de pesquisa e ensino. Ainda há um longo caminho a se percorrer para a garantia do direito à saúde da população negra. É a conclusão de especialistas que participaram do seminário Perspectivas e Desafios para Garantia do Acesso e da Equidade à Saúde da População Negra do Estado do Rio de Janeiro, realizado, nesta terça-feira (12/03), na ENSP. Confira!
Notícia
Publicado em: 12/03/2024 13:37:43
As faltas às consultas e a interrupção do tratamento contra a tuberculose são dois dos principais desafios a serem contornados no enfrentamento à doença, principalmente na sua forma resistente aos medicamentos. A fim de encurtar a distância com os pacientes e, como consequência, aumentar a taxa de sucesso terapêutico, nasceu o projeto ‘Ambulatório Itinerante: Melhoria da Adesão ao Tratamento da Tuberculose Drogarresistente em um Município da Baixada Fluminense, RJ’. Coordenada pelo chefe do Centro de Referência Professor Helio Fraga (CRPHF), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a iniciativa promete fortalecer o combate à tuberculose na região. Na última quarta-feira (6/3), Paulo Victor Viana apresentou o projeto à sociedade civil no Fórum de Tuberculose do Estado do Rio de Janeiro.
Notícia
Publicado em: 12/03/2024 11:28:30
Na última terça-feira, dia 4 de dezembro, a equipe da Rede Trabalhadores & Covid-19 foi convidada para participar de uma formação sindical no Sindicato de Trabalhadores Das Indústrias de Frios (Sintrafrio) no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro. O objetivo passar para os trabalhadores informações sobre a exposição a substâncias químicas a saúde do trabalhador.
Notícia
Publicado em: 11/03/2024 12:02:43
O Centro de Referência Professor Hélio Fraga (ENSP/Fiocruz) vai celebrar seus 40 anos de atuação. Para comemorar, no dia 21 de março, acontecerá o 3° Simpósio Dia Mundial da Tuberculose & Celebração dos 40 anos do CRPHF. Será um dia com muita troca de conhecimento, além de homenagens, marcando a luta incansável contra à tuberculose no Sistema Único de Saúde (SUS) e celebrando as quatro décadas de luta contra a doença.
Notícia
Publicado em: 08/03/2024 17:22:18
A celebração da luta feminina, os avanços necessários em prol da igualdade de gênero e o enfrentamento à violência  e outros efeitos do patriarcado foram os marcos da palestra Lutas Feministas, conduzida pela antropóloga referência em igualdade de gênero e saúde pública no Brasil, Debora Diniz, nesta sexta-feira (8/03), na ENSP. Na ocasião, ela apresentou uma espécie de ‘manifesto’ em defesa de uma transformação feminista, em diálogo com a leitura do livro de sua autoria intitulado Esperança Feminista. Realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a atividade encerrou a Semana de Abertura do Ano Letivo da Escola. Confira!
Notícia
Publicado em: 08/03/2024 16:31:22
Dados do IBGE de 2023 atestam que 18,6 milhões de brasileiros (8,9% da população) são pessoas com deficiência. A deficiência é um produto social, que resulta de inúmeros fatores, inclusive do patriarcado. Assim, enquanto 10% das mulheres brasileiras apresentam ao menos um tipo de deficiência, a prevalência entre os homens é de 7,7%.
Notícia
Publicado em: 08/03/2024 12:24:58
A saúde mental dos estudantes foi o tema da palestra dessa quinta-feira, 7/3, que integrou a Semana de Abertura do Ano Letivo da ENSP. A discussão sobre saúde mental e educação trouxe diferentes perspectivas sobre o assunto. Compuseram a mesa o pesquisador da ENSP/Fiocruz, Paulo Amarante; a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sabrina Ferigato; e a coordenadora do Centro de Apoio ao Discente (CAD/Fiocruz), Etinete Nascimento. Os palestrantes discutiram como o ambiente e o cotidiano acadêmico podem impactar o bem-estar do corpo discente.