Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador (Cesteh/ENSP) abre inscrições
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) abriu as inscrições para a Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador, ano 2025/2027. Os interessados podem se candidatar até o dia 4 de outubro. A modalidade é presencial (ensino em serviço), conforme as exigências da Lei n° 11.129 de 2005 e do Regimento da ENSP. O objetivo da Residência é formar profissionais, em nível de pós-graduação Lato Sensu, por meio de curso com ênfase na Atenção Integral, Vigilância e Educação em Saúde do Trabalhador para atuar na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e no Sistema Integral de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS).
Ao todo, há sete vagas: uma para graduados em enfermagem, uma para fisioterapia, uma para fonoaudiologia, uma para nutrição, uma para psicologia (ação afirmativa para negro, preto e pardo; e indígenas), uma para saúde coletiva e uma para serviço social (ação afirmativa para Pessoa com Deficiência). Os candidatos devem ter concluído, no ato da matrícula, o curso de graduação com colação de grau e estar inscritos no Conselho Profissional correspondente.
INSCREVA-SE: Acesse o edital clicando aqui. Para realizar a inscrição, acesse o portal SIGA LS, aqui. Todas as informações referentes ao processo seletivo poderão ser obtidas na Plataforma SIGA LS, basta acessar na seguinte ordem: link 'Inscrição' > Modalidade 'Presencial' > Categoria 'Residência' > Unidade 'Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca' > Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador.
As atividades da Residência serão realizadas de 6 de março de 2025 a 28 de fevereiro de 2027. O curso terá dois anos de duração, em tempo integral, com atividades teóricas (20%) e atividades práticas e teórico-práticas de formação em serviço (80%), cuja supervisão será feita por preceptores e desenvolvida junto às equipes das secretarias parceiras, além da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Fiocruz), do Fórum Intersindical Saúde – Trabalho - Direito (atividade do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da ENSP), e do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP). As atividades teóricas e teórico-práticas serão desenvolvidas nas dependências da Escola pelo seu corpo de professores e tutores.
O programa é uma parceria da ENSP com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias (SMS/DC) e a Coordenação Geral de Pessoas da Fiocruz (Cogepe), com financiamento do Ministério da Saúde.
Nenhum comentário para: Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador (Cesteh/ENSP) abre inscrições
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.