Busca do site
menu

Notícias do Informe

14.800 resultados
    Ordem
Notícia
Publicado em: 05/09/2014 12:06:47
A violência contra as crianças é universal, tão presente e profundamente integrada nas sociedades que muitas vezes passa desapercebida e é aceita como norma, conclui um relatório apresentado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Intitulado Ocultos à plena luz: Uma  estatística da violência contra as crianças, baseia-se em dados de 190 países para iluminar um assunto pouco documentado. O relatório revela que cerca de dois terços das crianças em todo o mundo com idades entre dois e 14 anos – quase 1 bilhão – são submetidas a punições físicas por seus cuidadores de forma regular. E no entanto, apenas um terço dos adultos acredita que a punição física seja necessária para criar ou educar propriamente uma criança
Notícia
Publicado em: 05/09/2014 11:10:41
A Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), aprovou no mês de agosto, o mérito do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara). Reunida em Brasília, a Cnapo apreciou e aprovou o documento elaborado pelo seu Grupo de Trabalho – GT Agrotóxicos, composto por membros da sociedade civil e do governo federal. O Programa segue para avaliação nos ministérios envolvidos na temática e deverá ser lançado em novembro.
Notícia
Publicado em: 04/09/2014 18:44:23
A Fiocruz aprovou a Carta Política, documento que reafirma o compromisso institucional com os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), com a saúde como direito humano e fator decisivo para a inclusão social e para o desenvolvimento. O texto foi deliberado na plenária de encerramento da sétima edição do Congresso Interno - instância máxima de decisão dos trabalhadores da instituição, que se reúne a cada quatro anos para decidir sobre assuntos estratégicos da Fundação.
Notícia
Publicado em: 04/09/2014 18:37:09
Prossegue, em todo o Brasil, a campanha do Ministério da Saúde Hanseníase, verminoses e tracoma têm cura. Faça essa lição de casa e proteja-se. Seus principais objetivos são o diagnóstico precoce e o tratamento de hanseníase, verminoses e tracoma em crianças e jovens em idade escolar. Mais de nove milhões de estudantes do ensino fundamental da rede pública serão beneficiados com a ação, feita em parceria com estados e municípios. A ideia é aumentar o diagnóstico precoce e, com isso, diminuir a ocorrência destas doenças no país. Até o momento, 24 estados já iniciaram a campanha, o que significa 89% das 27 unidades federativas.
Notícia
Publicado em: 04/09/2014 17:21:44
"O projeto da década de 50 do governo Vargas marcou uma arrancada desenvolvimentista não só no aspecto econômico, mas também na dimensão social. A ENSP, portanto, tem essa simbologia: nasce no cerne do desenvolvimento brasileiro como um projeto de nação". O contexto vivido pelo país no bojo da criação da Escola Nacional de Saúde Pública, em 1954, e marcado pela criação do BNDE, CNPq, Petrobras e também do Ministério da Saúde, citados na fala do ex-professor da Eduardo Costa, norteou a abertura das comemorações dos 60 anos da instituição, na quarta-feira (3/9). A solenidade homenageou todos aqueles que contribuíram para a consolidação da ENSP como principal Escola de Saúde Pública da América do Sul, além de relembrar sua jornada nos primeiros anos de criação.
Notícia
Publicado em: 04/09/2014 15:53:30
O pesquisador Francisco Paumgartten foi a única voz dissonante em reportagem do Correio Braziliense, publicada em 4/9, sobre possível volta dos inimidores de apetite. O Senado Federal derrubou resolução da Anvisa que em 2011 vetou os inibidores de apetite. Além de criticar a competência técnica do senadores para fazer esse tipo de julgamento, Paumgarttem citou dados que mostram que os indices de obesidade estão estáveis desde a proibição deste tipo de medicamento.  
Notícia
Publicado em: 04/09/2014 14:39:34
Quatro eventos marcam o último dia das comemorações de aniversário dos 60 anos da ENSP. A sexta-feira (5/9) começa com uma roda de conversa com alunos e ex-diretores da instituição, às 9h30, no salão internacional. Na parte da tarde, sempre às 14 horas, haverá os debates Desafios da gestão pública numa instituição de ensino, pesquisa e inovação em saúde pública e Conflitos ambientais e populações atingidas pela mineração e siderurgia: os casos de Açailândia (MA) e Santa Cruz (RJ), no salão internacional e na sala 410, respectivamente. E fechando as atividades, a tradicional formatura dos alunos de mestrado e doutorado da ENSP, no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Ao longo do dia, dois vídeos serão exibidos. Pela manhã o documentário ENSP: uma história de cidadania e, a tarde, A peleja do povo contra o dragão de ferro: Carajás 30 anos. As atividades dos 60 anos da Escola são abertas ao público e transmitidas pela internet.
Notícia
Publicado em: 04/09/2014 12:48:07
Se as emissões de gases de efeito estufa continuarem aumentado, a temperatura média da atmosfera da Terra pode subir mais de 4° C até o final do século 21. Mas o que realmente significa um aumento da temperatura média global? Como isto vai nos afetar no dia a dia? Para descobrir o que poderá acontecer, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) convidou diversos apresentadores da previsão do tempo de TVs de todo o mundo a imaginarem um boletim meteorológico do ano 2050.
Notícia
Publicado em: 04/09/2014 12:32:05
O Sala de Convidados de terça-feira (9/9) debate, ao vivo, às 11h, os 'Objetivos de Desenvolvimento do Milênio', no Canal Saúde. O programa vai discutir como os governos responderam a estes desafios e como o Brasil está se saindo diante deles. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), também chamados de Metas do Milênio, foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000, após analisar os maiores problemas mundiais. A entidade estabeleceu como prazo para que os ODM fossem alcançados o ano de 2015. 
Notícia
Publicado em: 03/09/2014 16:07:56
Pedro Leal David   Jorge Luís Borges imaginava o paraíso como uma espécie de biblioteca. A imagem, já clássica, é de uma beleza inegável, mas tem muito pouco a ver com a trajetória daquela que se tornou a maior biblioteca de saúde pública do Brasil. Na semana em que festejou seus 60 anos, a biblioteca da ENSP recebeu ex-diretores e funcionários para contar a história de um acervo que floresceu em tempos nada paradisíacos e se tornou uma referência internacional.
Notícia
Publicado em: 03/09/2014 15:15:32
Metodologias quantitativa e qualitativa, seus usos, desafios e contribuições foram o foco do Centro de Estudos da ENSP Miguel Murat realizado na Escola. O encontro, intitulado Metodologias qualitativas e abordagens participativas em Saúde, reuniu pesquisadores da ENSP e uma convidada internacional: a diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade de Nova Lisboa, em Portugal, Sónia Diaz. Durante o evento, a pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais (DCS/ENSP) e coordenadora da mesa, Regina Bodstein contou que a vinda de Sónia à ENSP pontua o início de uma articulação de cooperação que visa construir e desenvolver uma proposta de ensino de metodologia qualitativa em diversas modalidades e estratégias. 
Notícia
Publicado em: 03/09/2014 14:14:51
O segundo dia (4/9) de celebração do aniversário de 60 anos da Escola segue com o 'Seminário Nascer e crescer em tempos difíceis: a jornada da ENSP de 1954 a 1979'. Na ocasião, às 9h30, ocorrerá o painel Período 1970-1979 (De Médici à anistia) - Do esvaziamento à retomada, que será apresentado pelo professor Eduardo Costa e terá coordenação do ex-diretor da instituição, Arlindo Fábio Gómez de Sousa. A exposição será dividida em quatro blocos. São eles: 'Da ENSP à Fiocruz'; 'Os cursos descentralizados de saúde pública'; 'O Peppe/Peses e seus desdobramentos'; e 'O grupo de Campinas'. Na parte da tarde, às 14 horas, acontecerá a mesa redonda A crise do capitalismo atual sobre a saúde e o SUS. As atividades dos 60 anos da Escola são abertas ao público e transmitidas pela internet.
Notícia
Publicado em: 03/09/2014 10:20:26
Articulada por um conjunto de instituições e pesquisadores de Portugal, Espanha, Bolívia, Brasil, Chile e Colômbia, a Rede Ibero-Americana de Territórios Sustentáveis, Desenvolvimento e Saúde (RIA-TSDS) realiza, de 8 a 13 de setembro, no Rio de Janeiro, Brasil, uma série de atividades interdisciplinares nos campos da saúde e da sustentabilidade. O evento, organizado pela Fiocruz (Brasil) com apoio da Universidade Aberta e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra (Portugal), tem como objetivo estipular um plano de ação para 2015 e consolidar a implementação de uma rede para o intercâmbio de experiências que utilizem abordagens de planejamento territorializado e participativo, metodologias integradoras do desenvolvimento sustentável e da promoção da equidade e da saúde e epistemologias locais na produção de soluções para a sustentabilidade socioambiental.
Notícia
Publicado em: 02/09/2014 17:02:56
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) informa que está prorrogado o prazo para preenchimento e homologação dos dados referentes a todas as atividades dos programas de pós-graduação (PPGs) relativos ao ano de 2013, por meio do Módulo Coleta na Plataforma Sucupira. 
Notícia
Publicado em: 02/09/2014 16:47:56
Está disponível para envio de sugestões, críticas e comentários a Consulta Pública (CP) Nº67/2014, que trata sobre a proposta de regulamentação para produtos de higiene pessoal descartáveis que compreendem as escovas dentais, fios e fitas dentais, absorventes higiênicos descartáveis destinados ao asseio corporal e hastes flexíveis. Os interessados em participar da consulta terão o prazo de 60 dias para contribuir, ou seja, até o dia 30 de outubro. As legislações atualmente vigentes sobre produtos descartáveis necessitam ser revistas, pois os requisitos técnicos e legais devem ser atualizados.